Putin adia referendo sobre a Constituição. E dá semana de férias à população

Konstantin Zavrajin / Kremlin / Sputnik / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O Presidente russo anunciou, esta quarta-feira, uma semana de férias para toda a população e adiou o referendo sobre as reformas constitucionais que lhe permitiriam ficar no poder até 2036.

De acordo com o jornal The Guardian, Vladimir Putin anunciou, numa mensagem ao país, uma semana de férias para toda a população, entre 28 de março e 5 de abril, tendo garantido que ninguém vai perder o salário desses dias.

Porém, setores essenciais como hospitais, farmácias, lojas, bancos, transportes e instituições do Governo continuam a trabalhar, acrescenta a revista Newsweek.

O Presidente russo prometeu ainda aliviar a dívida de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, apoio a desempregados, benefícios adicionais para famílias com crianças pequenas, isenção de impostos para pequenas empresas e moratória de algumas falências.

“Não pensem: ‘Isto não pode acontecer-me’. Pode acontecer a toda a gente“, afirmou Putin na declaração transmitida na televisão russa.

“Todas as recomendações devem ser seguidas. É necessário protegerem-se a vocês mesmos e aos vossos entes queridos, para mostrar disciplina e responsabilidade. E acreditem: A melhor coisa que podem fazer agora é ficar em casa”.

O chefe de Estado também informou que o referendo sobre a reforma da Constituição, que lhe permitiria ficar no poder até 2036, vai ser adiado. A nova data será marcada mais tarde.

Hoje, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, também anunciou uma série de medidas, nomeadamente inspeções militares destinadas a preparar as Forças Armadas para combater a propagação da pandemia.

Até agora, adianta o jornal britânico, as estatísticas oficiais revelam uma aceleração significativa da Covid-19 no país. Esta quarta-feira, registaram-se mais 163 casos, o que eleva o número total de infetados para 658. Há ainda uma morte confirmada.

Há, no entanto, quem comece a questionar estes números, uma vez que a Rússia tem cerca de 145 milhões de habitantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.