Putin adia referendo sobre a Constituição. E dá semana de férias à população

Konstantin Zavrajin / Kremlin / Sputnik / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O Presidente russo anunciou, esta quarta-feira, uma semana de férias para toda a população e adiou o referendo sobre as reformas constitucionais que lhe permitiriam ficar no poder até 2036.

De acordo com o jornal The Guardian, Vladimir Putin anunciou, numa mensagem ao país, uma semana de férias para toda a população, entre 28 de março e 5 de abril, tendo garantido que ninguém vai perder o salário desses dias.

Porém, setores essenciais como hospitais, farmácias, lojas, bancos, transportes e instituições do Governo continuam a trabalhar, acrescenta a revista Newsweek.

O Presidente russo prometeu ainda aliviar a dívida de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, apoio a desempregados, benefícios adicionais para famílias com crianças pequenas, isenção de impostos para pequenas empresas e moratória de algumas falências.

“Não pensem: ‘Isto não pode acontecer-me’. Pode acontecer a toda a gente“, afirmou Putin na declaração transmitida na televisão russa.

“Todas as recomendações devem ser seguidas. É necessário protegerem-se a vocês mesmos e aos vossos entes queridos, para mostrar disciplina e responsabilidade. E acreditem: A melhor coisa que podem fazer agora é ficar em casa”.

O chefe de Estado também informou que o referendo sobre a reforma da Constituição, que lhe permitiria ficar no poder até 2036, vai ser adiado. A nova data será marcada mais tarde.

Hoje, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, também anunciou uma série de medidas, nomeadamente inspeções militares destinadas a preparar as Forças Armadas para combater a propagação da pandemia.

Até agora, adianta o jornal britânico, as estatísticas oficiais revelam uma aceleração significativa da Covid-19 no país. Esta quarta-feira, registaram-se mais 163 casos, o que eleva o número total de infetados para 658. Há ainda uma morte confirmada.

Há, no entanto, quem comece a questionar estes números, uma vez que a Rússia tem cerca de 145 milhões de habitantes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …