Entre críticas de Kiev e da UE, Putin inaugurou ponte com ligação à Crimeia

Alexander Nemenov / POOL / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, inaugura a nova ponte com ligação à Crimeia

O Presidente russo inaugurou, esta terça-feira, a ponte que liga a Rússia à península da Crimeia, anexada pelo país à Ucrânia em 2014, com as autoridades de Kiev a acusarem-no de “desrespeito” ao direito internacional.

Segundo as imagens da televisão russa, que transmitiu a cerimónia em direto, ao volante de um camião pesado cor-de-laranja, Vladimir Putin atravessou, às buzinadelas, os 19 quilómetros da nova “Ponte da Crimeia”, que liga a península de Taman, no sul da Rússia, à homónima ucraniana de Kertch.

Atrás do camião conduzido pelo chefe de Estado, viatura utilizada nos trabalhos de construção da ponte, e acompanhado por vários trabalhadores, seguiu cerca de uma dezena de outros camiões e automóveis ligados às obras, às autoridades e à segurança.

“Em vários momentos da história, mesmo nos tempos do czar, as pessoas sonhavam com a construção desta ponte. Tentaram nos anos 30, 40 e 50 e finalmente, graças ao vosso trabalho e ao vosso talento, este projeto, este milagre aconteceu“, disse Putin aos trabalhadores, citado pelo Diário de Notícias.

“Dez mil pessoas trabalharam nesta construção, 15 mil nos momentos de maior trabalho. Quase 220 empresas estiveram envolvidas. De facto, todo o país trabalhou nisto. O resultado é magnífico. Torna a Crimeia e a lendária Sebastopol mais fortes e aproxima-nos a todos”, referiu ainda o Presidente russo.

Em Kiev, o primeiro-ministro ucraniano, Volodymyr Groisman, reagiu de imediato e acusou a Rússia de “desrespeito ao Direito Internacional” pela construção e inauguração da nova ponte. “O ocupante russo continua a desrespeitar o Direito Internacional. A Rússia vai pagar bem caro”, ameaçou ainda.

Vestido informalmente, Putin chegou a Kertch procedente de Sochi, também nas margens do mar Negro. A construção da ponte começou em fevereiro de 2016 e custou 228 mil milhões de rublos, cerca de três mil milhões de euros.

A ponte inclui quatro faixas para automóveis (duas em cada direção), abertas ao tráfego a partir da meia-noite desta quarta-feira, e duas vias férreas, uma em cada sentido, cujas obras deverão estar concluídas em finais de 2019.

A construção da ponte para ligar a Crimeia à Rússia continental sem passar por território ucraniano foi uma das promessas de Putin após a anexação da península.

A União Europeia classificou esta ponte como “uma nova violação da soberania”. A Rússia construiu aquela infraestrutura “sem o consentimento da Ucrânia”, frisou uma porta-voz do serviço de ação externa da UE. “Isso constitui uma nova violação da soberania e da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia”, afirmou.

A anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014, ainda hoje não é reconhecida pela comunidade internacional. “A construção de uma ponte visa prosseguir a integração forçada da península anexada ilegalmente na Rússia e o seu isolamento da Ucrânia, de que continua a fazer parte”, disse a porta-voz europeia.

A ponte, sublinhou, limita “a passagem dos navios pelo estreito de Kertch até aos portos ucranianos no Mar de Azov”. A UE “continua a condenar a anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol pela Rússia e não vai reconhecer esta violação do direito internacional”.

Segundo o DN, esta nova infraestrutura de 19 quilómetros retira à ponte Vasco da Gama, em Lisboa, o título de maior ponte da Europa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Acabaram as teorias: franceses revelam como Hitler morreu em 1945

O ditador nazi Adolf Hitler definitivamente morreu em 1945, em Berlim, ao tomar cianeto e ser atingido por uma bala, de acordo com investigadores franceses que tiveram acesso a fragmentos dos dentes do ditador em …

Cientistas alertam para epidemia incurável que pode alastrar na Terra em breve

Um fungo resistente aos medicamentos pode em breve vir a provocar uma epidemia devastadora para os humanos, animais e plantas. A informação é de um estudo realizado pelos cientistas do Imperial College London e da Universidade …

Objeto descoberto no sistema solar indica existência do Planeta Nove

Os astrónomos especulam há alguns anos que um nono planeta pode orbitar o nosso astro-rei a uma grande distância, na fronteira do sistema solar. Embora não tenhamos encontrado evidências diretas desse planeta ainda, mais uma …

Cão-robô que inspirou episódio de Black Mirror chega ao mercado em 2019

Algumas das tecnologias que acompanhamos na série Black Mirror podem estar muito perto de se tornar realidade. É o exemplo do cão-robô, que chega ao mercado já no próximo ano. De todas as tecnologias que surgem …

Onde está o centro do universo?

Se olharmos para o céu noturno, vemos estrelas em todas as direções. Parece que somos o centro do cosmos, mas será que somos mesmo? E se não formos, onde é o centro universo? Na realidade, o …

Sobrevivente de Holocausto regressou ao campo de concentração de onde foi libertada

Pouco depois da libertação do campo de concentração de Bergen-Belsen, em abril de 1945, Hetty Verolme, de 15 anos, deu uma entrevista à BBC. 70 anos depois voltou a fazê-lo. Hoje, 70 anos depois, Hetty voltou …

Provável causa de ovário policístico finalmente é descoberta e a cura está a caminho

A causa mais comum da infertilidade feminina é a síndrome do ovário policístico, que pode ser causada por um desequilíbrio hormonal que acontece enquanto os fetos femininos se desenvolvem na barriga das mães, mas a …

Jesus quer Jamor verde, 30 notáveis pedem pacto de sangue

O técnico Jorge Jesus pediu hoje aos adeptos do Sporting que no domingo "pintem de verde" o Jamor e que se "foquem na paixão" pelo clube. "A força do Sporting é a massa associativa. Gostava que …

O exercício físico não trava o avanço da demência

Exercícios físicos para pessoas com sintomas de demência leve ou moderada "não funcionam", de acordo com estudo publicado na revista académica British Medical Journal. Os cientistas queriam testar sugestões, feitas por estudos anteriores, de que exercícios …

Afinal, comer pão ao pequeno-almoço pode ajudar a emagrecer

Um pequeno-almoço rico em energia, com uma boa e apetitosa torrada, traz benefícios para a saúde e engorda menos do que consumir uma fatia idêntica à noite. É a conclusão de um estudo científico feito …