Putin garantiu que não vai matar Zelenskyy

2

Konstantin Zhavrazhin/EPA

Vladimir Putin

Presidente da Rússia assegurou que o presidente da Ucrânia não é alvo, em conversa com Naftali Bennett.

Mal a guerra na Ucrânia começou há quase um ano, um assunto recorrente foi o risco de morte que Volodymyr Zelenskyy corria.

O presidente da Ucrânia terá escapado a diversas tentativas de assassinato, logo nos primeiros dias, quando a Rússia tentou controlar a capital Kiev e terá estado perto de chegar ao edifício do Governo.

No entanto, Zelenskyy nunca foi alvo das forças armadas russas, assegurou Vladimir Putin.

A revelação foi dada neste sábado por Naftali Bennett, que era primeiro-ministro de Israel e que se tornou um intermediário entre Rússia e Ucrânia nas primeiras semanas do conflito – mas pouco depois deixou de liderar o Governo israelita e também deixou essa função.

Em entrevista à Associated Press, Bennett contou que, quando esteve com Putin em Março do ano passado, perguntou ao líder da Rússia: “O que é isto? Planeias matar o Zelenskyy? Mas ele respondeu: ‘Não vou matar o Zelenskyy’. E aí eu disse-lhe: ‘Tens de perceber que estás a dar-me a tua palavra que não vais matar o Zelenskyy’. Ele repetiu: ‘Não vou matar o Zelenskyy'”.

Bennett contou ao presidente da Ucrânia que teve esta garantia por parte do presidente da Rússia. “Tens a certeza?”, perguntou Volodymyr Zelenskyy. E o ex-governante israelita respondeu: “Certeza a 100%, ele não te vai matar”.

Numa entrevista que durou cinco horas, o israelita acrescentou que Putin também lhe disse que abandonou a ideia de retirar todas as armas da Ucrânia e que Zelenskyy revelou que a Ucrânia não iria juntar-se à NATO.

Naftali Bennett, um desconhecido para a maioria dos Governos, tornou-se primeiro-ministro de Israel em Junho de 2021. Deixou o cargo em Junho de 2022.

ZAP //

2 Comments

  1. Não seria o Putin a matar o Zelenskyy, mas um mercenário do Wagner ou um checheno do grupo de Kadyrov fá-lo-iam de bom grado, tendo uma boa oportunidade. Só por que ainda não o conseguiram é que Zelenskyy se mantém vivo – não porque Putin se tenha comprometido a poupá-lo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.