Putin: contraofensiva já começou. Tanques de Alemanha e EUA no terreno

14

EPA/Ramil Sitdikov / Sputnik

Vladimir Putin

Primeiros veículos do Ocidente foram vistos na guerra. Mas Ucrânia não conseguiu o que queria, segundo o presidente da Rússia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que a grande contraofensiva que a Ucrânia prepara desde há meses “começou” na frente, mas garantiu que as forças de Kiev “não atingiram os objetivos” traçados.

“Podemos afirmar plenamente que esta ofensiva começou, pela prova da utilização das suas reservas estratégicas”, declarou Putin num vídeo difundido na plataforma Telegram por um jornalista da televisão publica russa.

Putin referiu que os combates se prolongam há cinco dias, garantindo no entanto que as tropas ucranianas “não atingiram os objetivos em qualquer dos campos de batalha”.

“Todas as tentativas de contraofensiva efetuadas até ao momento fracassaram até agora, mas o regime de Kiev ainda dispõe de um potencial ofensivo”, acrescentou Putin, assegurando que a resposta russa “será baseada nessa constatação”.

O Exército russo relatou nos últimos dias intensos combates no sul da Ucrânia, afirmando ter repelido diversos ataques ucranianos que seriam o prenúncio da vasta contraofensiva que está a ser preparada há vários meses pelo Estado-maior ucraniano.

As autoridades ucranianas, que possui modernos equipamentos ocidentais, parecem ter minimizado os combates, e a manter a reserva sobre a sua estratégia.

Segundo a vice-ministra ucraniana da Defesa, as forças de Kiev conduzem “operações de combate ativas” perto da devastada cidade de Bakhmut (leste) e “batalhas de posição” no sul, onde as tropas russas promovem “operações defensivas”.

Na terça-feira, o Exército russo reconheceu a morte de 71 dos seus soldados nas operações destinadas a repelir os ataques ucranianos em toda a frente.

Hoje, Putin assegurou que as perdas ucranianas são “na ordem de três para um” em favor da Rússia.

Em paralelo, o Presidente russo anunciou o envio de armas nucleares para território da Bielorrússia a partir de 07 de julho.

“Tudo prossegue como previsto. Nos dias 07 e 08 de julho vão ser preparadas as instalações para este envio. Depois poderemos iniciar medidas para a obtenção de diversos tipos de armamento. Tudo está planeado”, assegurou o líder do Kremlin.

Em 25 de março passado, Putin anunciou que, após um pedido da Bielorrússia, iria deslocar armas nucleares táticas para o país vizinho “seguindo o exemplo do Estados Unidos e seus aliados”.

Indicou ainda que em 01 de julho estaria disponível uma instalação de armazenamento para armas nucleares em solo bielorrusso.

Moscovo já enviou para a Bielorrússia mísseis “Iskander”, que podem transportar ogivas nucleares, para além de outro equipamento, em particular munições especiais.

Combates intensos

No dia em que o presidente da Rússia admitiu o início da contraofensiva ucraniana, houve relatos de combates intensos, pesados, por parte de russos e ucranianos.

A agência Reuters cita relatos de fortes disputas entre os dois países e de presença de tanques de Alemanha e Estados Unidos da América no terreno – serão os primeiros veículos do Ocidente no terreno, caso se confirmem (e mais um sinal do início do contra-ataque da Ucrânia).

Zaporizhzhia é um dos pontos de batalhas mais intensas. O ministério da Defesa da Rússia assegura que travou duas ofensivas da Ucrânia na região e mais quatro em Velyka Novosilka.

Prevê-se que os soldados ucranianos se centrem na zona Sul do país, na contraofensiva, em direcção à costa. No Este, haverá avanços ucranianos rumo a Bakhmut.

ZAP // Lusa

14 Comments

  1. Os americanos não descansam enquanto não desencadearem a terceira guerra mundial. Invadiram e destruíram o Iraque matando Sadam mas também milhares de inocentes a pretexto de armas nucleares que nunca existiram. Fizeram o mesmo na Síria, no Afeganistão, na Líbia… são várias dezenas de países que foram invadidos e destruídos pelos americanos que lideram a Nato e a quem a Europa presta total vassalagem. Estão a intrometer-se cada vez mais no assunto Ucrânia que também não lhes diz respeito nenhum. Durante os últimos 8 anos é do conhecimento da Europa e dos EUA que os ucranianos na região do Donbass perseguiam e matavam todos os falantes de língua russa fosse eles russos ou não. Face a isto ninguém protegeu esses milhares de inocentes mortos e chacinados durante 8 anos. Repito durante 8 anos. A Rússia foi obrigada a agir e não teve outra alternativa. É um assunto que lhe diz respeito. Mas não diz respeito nenhum aos EUA nem à Europa.
    O terrorismo islâmico na Europa é também consequência das políticas europeias e americanas pelo mundo fora.

    • Está calado, seu acéfalo. Vai morrer com os russos, se fizeres favor. É melhor isso do que ler tais disparates de um comunista defensor de um monstro assassino.

    • Este Miguel não deve ter sido mais nada na vida do que ser capacho de alguém. Deve ser dos gajos mais recalcados de Portugal. Procura ajuda!

    • Haja alguém esclarecido do porque esta guerra começou, além de que a Nato não respeitou nem fazia questão de respeitar o Tratado de Minsk, bem haja Miguel, deixe falar quem fala, nem argumentos têm.

      • Isso também deve justificar a anexação da Crimeia em 2014… Vocês comem toda a palha que vos dão…

      • Fez-se um referendo na Crimeia, a maioria são Russófonos que eram constantemente massacrados pelo UA.

      • Então porque motivo tiveram de lá ir os homenzinhos verdes?! Bem sei que vocês se dão mal com a vontade do povo. Afinal nenhum dos países que defendes é democrático. Vens agora defender a vontade do povo?! Olha…tem juízo.

    • Todas as opiniões são livres ! .. contra isso , nada . Menos tolerância se tem , quando un Individuo como , Você sofre visivelmente , de un Fanatismo exacerbado por , Ditadores Imperialistas e Psicopatas . Putin , não só destruiu a Ucrânia como condena o Povo Russo a um Futuro de má fama , tal como o Povo Alemão que ainda hoje tem que viver com o estigma que o Nazismo causou !………… Isso voçê não entende ……claro !

      • Quem destruiu a Líbia? (País sem governo onde reinam grupos armados extremistas) , quem destruiu o Iraque?, (1milhão de mortos civis), o Afeganistão? quem bombardeou a Sérvia quando os estatutos da Nato afirmam que se trata de um força defensiva? qual foi o único país que lançou duas bombas atómicas provocando milhares e milhares de mortos, quando o Japão já estava capitulando?, as bombas eram desnecessárias foram para mostrar à Rússia: olhem o que nós temos, senão fazem o que queremos acontece-vos o mesmo); o que fizeram os Americanos não justifica que os outros façam o mesmo, mas temos de pelo menos ser coerentes.

        https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_conflitos_envolvendo_os_Estados_Unidos

      • Vem para aqui falar da Líbia e do Iraque?!??! Belas democracias. O povo era feliz nessas belas democracias!!! O seu problema é que acha que o povo não deve ter vontade própria. Talvez por isso o teu partido por cá, o PCP, esteja com as duas pernas já bem dentro da cova. E se não fossem as bombas atómicas nunca os japoneses teriam capitulado. Mas o amigo já deu provas que de história nada sabe. Basta ver as tonterias que escreve por aqui.

      • Nunca mais ouviu falar da Líbia e do Iraque, sabe porquê?, porque agora são países prósperos e a crescer, só dizes disparates, lê um bocadinho e investiga, ou então cala-te.

  2. Óh Miguel, pega nas malas e vai viver na Rússia, pega em armas e ajuda o Putin a combater o Mundo e a lançar uma guerra nuclear…..ou esqueceste tomar a medicação???

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.