Putin considera ato terrorista a explosão ocorrida num supermercado de São Petersburgo

Anatoly Maltsev / EPA

Esta quarta-feira, várias pessoas ficaram feridas numa explosão num supermercado em São Petersburgo. O Presidente russo, Vladimir Putin, considerou a explosão como um “ato de terrorismo”. 

“Uma explosão ocorreu por volta das 18h30 (15h30 hora de Lisboa) num supermercado na avenida Kondratiev, em São Petersburgo. Segundo as primeiras informações, existem vários feridos“, indicou ontem a polícia local, num breve comunicado, citado pela agência de notícias francesa France Presse.

Desde o princípio do ano, esta foi a segunda explosão na segunda cidade russa, sendo que as autoridades relacionam os atentados como o envolvimento de Moscovo no combate contra o Estado Islâmico na Síria.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse antes de uma cerimónia de condecoração de militares russos que participam na guerra da Síria que “um ato terrorista foi cometido em São Petersburgo”.

Este mês, Putin ordenou a retirada parcial das tropas depois dos serviços de informações e segurança terem concluído que os extremistas perderam quase a totalidade do território que controlavam na Síria e no Iraque.

Em dezembro, os serviços de segurança russos anunciaram que uma célula do grupo terrorista foi desmantelada em São Petersburgo, numa altura em que os supostos terroristas preparavam um atentado na Catedral de Nossa Senhora de Kazam, um dos pontos de grande atração turística da cidade.

Na origem da explosão desta quarta-feira está um dispositivo artesanal com 200 gramas de explosivos. O “ato terrorista”, como classifica Putin, fez pelo menos dez feridos, segundo fontes oficiais, nove dos quais receberam assistência médica.

A explosão obrigou a retirar dezenas de pessoas do edifício onde se situa o supermercado, entre empregados e clientes, segundo os media locais. Até ao momento, ninguém reivindicou a autoria deste ataque.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …

Trump confirma: Diretor da CIA reuniu-se com Kim Jong-un

O Presidente dos Estados Unidos confirmou, esta quarta-feira, que o diretor da CIA fez uma visita secreta à Coreia do Norte na semana passada para se reunir com Kim Jong-un. Através da sua conta no Twitter, …