Putin e Biden planeiam cimeira para junho

David Lienemann / White House / Wikimedia

O presidente dos EUA, Joe Biden, com o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin

Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Joe Biden, planeiam realizar uma cimeira em junho, revelou este domingo o assessor do Kremlin para os Assuntos Internacionais, Yuri Ushakov.

“Falaram do mês de junho e até há datas especificas”, disse Ushakov em declarações a um programa da televisão russa. Perante a insistência do jornalista em revelar as datas, o assessor vincou: “junho é junho”.

De acordo com Ushakov, os preparativos para a cimeira ainda não começaram, uma vez que a decisão final sobre a sua realização ainda não foi tomada e “depende de muitos fatores”.

A esse respeito, o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, enfatizou que a proposta feita por Biden durante a conversa telefónica que manteve com Putin há duas semanas foi recebida “positivamente” e “está as ser estudada”.

Lavrov aproveitou para referir que o Governo de Moscovo pode tomar novas medidas contra Washington se “a escalada de medidas hostis” continuar.

Em causa está a expulsão de 10 diplomatas e a lista negra elaborada pelos Estados Unidos que contém altos funcionários russos registados por interferência eleitoral e pelo papel da Rússia na Ucrânia, medidas às qual o Kremlin respondeu com iniciativas semelhantes.

Se a cimeira de junho vier a ocorrer, será a primeira reunião de alto nível entre os líderes destes dois países desde que Putin e o ex-presidente americano Donald Trump se encontraram em Helsínquia, em julho de 2018.

As tensões entre o Kremlin e a Casa Branca dispararam depois de Biden ter chamado Putin de “assassino”, o que fez o Governo russo chamar o embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, que ainda não regressou ao cargo.

Posteriormente, foi a vez do embaixador dos Estados Unidos em Moscovo, John Sullivan, ser convocado, tendo-lhe sido recomendado que deixasse o país para consultas junto dos seus superiores, o que veio a acontecer esta semana.

Somam-se as tensões em torno de Donbass, região do leste da Ucrânia, onde estão concentradas tropas russas, o que aumenta o receio de um novo conflito militar, ainda que a retirada tenha começado na sexta-feira.

Também o alegado envenenamento e a condenação do líder da oposição, Alexei Navalny, cujo estado de saúde piorou desde que foi preso para cumprir dois anos e meio de prisão, tem gerado tensão entre americanos e russos.

Paralelamente, Putin acusou os Estados Unidos de organizar uma conspiração contra o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, embora este tenha aceitado o convite de Biden para participar na cimeira sobre o clima na quinta-feira.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …