Mike Pompeo: Putin é uma ameaça para as democracias do mundo inteiro

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou nesta terça-feira que o Presidente russo, Vladimir Putin, representa uma ameaça para as democracias de todo o mundo.

Pompeo emitiu estas declarações ao chegar à Eslováquia, no âmbito da sua digressão pela Europa central para combater a crescente influência da Rússia e da China.

“Vladimir Putin está determinado a sabotar as democracias de todo o mundo, não tenham dúvidas. Deveríamos ser muito frontais sobre este assunto”, disse o chefe da diplomacia norte-americana a estudantes de Jornalismo em Bratislava. Em seguida, alertou os eslovacos para “a necessidade de se precaverem contra os meios económicos e outros utilizados pela China para criar dependência e manipular [o seu] sistema político”.

Procurando destacar o papel dos Estados Unidos na queda do comunismo, numa altura em que a Rússia tem cada vez mais apoiantes no antigo bloco de Leste, Pompeo declarou ao Presidente eslovaco, Andrej Kiska, que já há “demasiado tempo que a América não estava profundamente envolvida aqui”, uma referência ao facto de a sua visita ser a primeira de um chefe da diplomacia norte-americano à Eslováquia em 14 anos.

Pompeo encontrou-se também com cinco antigos prisioneiros políticos do regime comunista em frente a um memorial chamado Porta da Liberdade, na fronteira com a Áustria, onde 400 pessoas foram mortas entre 1945 e 1989, durante tentativas de passar para o outro lado da Cortina de Ferro.

“Onde antes havia arame farpado e guardas armados, as pessoas, os bens e as informações circulam livremente agora”, congratulou-se Pompeo. “Os Estados Unidos mantiveram-se ao lado do povo eslovaco enquanto amigos e parceiros nos últimos 30 anos e continuaremos a apoiá-lo durante as próximas décadas”, prometeu. Por sua vez, o Presidente eslovaco sublinhou que os EUA são “um parceiro e aliado importante”.

Washington está preocupada com a dependência energética dos países europeus em relação à Rússia. Na segunda-feira, na Hungria, um dos países mais pró-russos da União Europeia (UE), o secretário de Estado norte-americano comunicou ao primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, as suas preocupações com o rápido desenvolvimento das relações políticas e económicas do seu país com Moscovo e Pequim.

Pompeo falou, nomeadamente, do recente acordo com a gigante chinesa das telecomunicações Huawei para a rede 5G na Hungria. A Huawei está a provocar crescente preocupação no Ocidente por causa da possibilidade de espionagem em favor da China.

De acordo com um alto responsável norte-americano, Pompeo transmitirá uma mensagem similar à Eslováquia, muito dependente da Rússia para as suas importações de energia.

“O objetivo geral que podem ver na Europa Central é análogo ao da nossa estratégia na Ásia-Pacífico: trata-se de sublinhar, em setores vulneráveis em que os nossos adversários, os chineses ou os russos, estão a ganhar terreno, que nós queremos aumentar o nosso envolvimento diplomático, militar e cultural”, explicou esse responsável. Os EUA estão também a tentar apoiar mais órgãos de comunicação social independentes na região.

O chefe da diplomacia húngaro, Peter Szijjarto, acolheu bem a proposta de estreitar relações com Washington, embora protestando contra as críticas norte-americanas às relações do seu país com a Rússia e a China, que classificou como “uma enorme hipocrisia”, já que o Ocidente mantém relações comerciais com Moscovo, nomeadamente no setor energético.

Pompeo seguirá nesta terça-feira para a Polónia onde decorre, na quarta e na quinta-feira, uma conferência dedicada à influência do Irão no Médio Oriente.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. mas ainda alguém acredita no que estes aldrabões dizem?

    quem são os srs que apoiam os criminosos da Arábia Saudita, EAU na destruição do Yemen, Syria, Líbia entre tantos outros?

    quem são os srs que têm mais de 700 bases militares por todo o mundo e que estão às portas da Rússia?

    quem é que leva a democracia à bomba?

    quem é que faz cair centenas de governos por todo o mundo?
    https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_involvement_in_regime_change

    mas a Rússia e o sr Putin é que são o problema.

    qd é que o MSM ocidentais deixam de ser papagaios destes criminosos?

    • Acreditar é para as religiões!..
      Toda a gente minimamente informada sabe o que o Putin tem feito na Rússia (e onde pode!) e o poder/dinheiro que tem; tentar desculpar isso desviando a atenção para os americanos é só desonesto e até indecente!

      • cego é aquele que se recusa a ver!

        ninguém desculpou ninguém, estou farto é da propaganda da NATO e das guerras que passam a vida a arranjar e não contentes continuam a picar a Rússia.

        • Ver o quê?!
          Mas qual NATO?
          Este cromo, quando muito, fala pelos EUA e é “apenas” o braço direito do Trampa (que por acaso até foi eleitio com a ajuda dos russos/Putin)…
          E, por falar em bases militares americanas, o Bolsonabo (durante a tomada de posse), até lhe ofereceu uma base no Brasil!…
          .
          Mas, neste aspecto, só não concorda com a opinião do Pompeo, quem ignorar completamente quem é o Putin!

RESPONDER

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …