Mike Pompeo: Putin é uma ameaça para as democracias do mundo inteiro

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou nesta terça-feira que o Presidente russo, Vladimir Putin, representa uma ameaça para as democracias de todo o mundo.

Pompeo emitiu estas declarações ao chegar à Eslováquia, no âmbito da sua digressão pela Europa central para combater a crescente influência da Rússia e da China.

“Vladimir Putin está determinado a sabotar as democracias de todo o mundo, não tenham dúvidas. Deveríamos ser muito frontais sobre este assunto”, disse o chefe da diplomacia norte-americana a estudantes de Jornalismo em Bratislava. Em seguida, alertou os eslovacos para “a necessidade de se precaverem contra os meios económicos e outros utilizados pela China para criar dependência e manipular [o seu] sistema político”.

Procurando destacar o papel dos Estados Unidos na queda do comunismo, numa altura em que a Rússia tem cada vez mais apoiantes no antigo bloco de Leste, Pompeo declarou ao Presidente eslovaco, Andrej Kiska, que já há “demasiado tempo que a América não estava profundamente envolvida aqui”, uma referência ao facto de a sua visita ser a primeira de um chefe da diplomacia norte-americano à Eslováquia em 14 anos.

Pompeo encontrou-se também com cinco antigos prisioneiros políticos do regime comunista em frente a um memorial chamado Porta da Liberdade, na fronteira com a Áustria, onde 400 pessoas foram mortas entre 1945 e 1989, durante tentativas de passar para o outro lado da Cortina de Ferro.

“Onde antes havia arame farpado e guardas armados, as pessoas, os bens e as informações circulam livremente agora”, congratulou-se Pompeo. “Os Estados Unidos mantiveram-se ao lado do povo eslovaco enquanto amigos e parceiros nos últimos 30 anos e continuaremos a apoiá-lo durante as próximas décadas”, prometeu. Por sua vez, o Presidente eslovaco sublinhou que os EUA são “um parceiro e aliado importante”.

Washington está preocupada com a dependência energética dos países europeus em relação à Rússia. Na segunda-feira, na Hungria, um dos países mais pró-russos da União Europeia (UE), o secretário de Estado norte-americano comunicou ao primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, as suas preocupações com o rápido desenvolvimento das relações políticas e económicas do seu país com Moscovo e Pequim.

Pompeo falou, nomeadamente, do recente acordo com a gigante chinesa das telecomunicações Huawei para a rede 5G na Hungria. A Huawei está a provocar crescente preocupação no Ocidente por causa da possibilidade de espionagem em favor da China.

De acordo com um alto responsável norte-americano, Pompeo transmitirá uma mensagem similar à Eslováquia, muito dependente da Rússia para as suas importações de energia.

“O objetivo geral que podem ver na Europa Central é análogo ao da nossa estratégia na Ásia-Pacífico: trata-se de sublinhar, em setores vulneráveis em que os nossos adversários, os chineses ou os russos, estão a ganhar terreno, que nós queremos aumentar o nosso envolvimento diplomático, militar e cultural”, explicou esse responsável. Os EUA estão também a tentar apoiar mais órgãos de comunicação social independentes na região.

O chefe da diplomacia húngaro, Peter Szijjarto, acolheu bem a proposta de estreitar relações com Washington, embora protestando contra as críticas norte-americanas às relações do seu país com a Rússia e a China, que classificou como “uma enorme hipocrisia”, já que o Ocidente mantém relações comerciais com Moscovo, nomeadamente no setor energético.

Pompeo seguirá nesta terça-feira para a Polónia onde decorre, na quarta e na quinta-feira, uma conferência dedicada à influência do Irão no Médio Oriente.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. mas ainda alguém acredita no que estes aldrabões dizem?

    quem são os srs que apoiam os criminosos da Arábia Saudita, EAU na destruição do Yemen, Syria, Líbia entre tantos outros?

    quem são os srs que têm mais de 700 bases militares por todo o mundo e que estão às portas da Rússia?

    quem é que leva a democracia à bomba?

    quem é que faz cair centenas de governos por todo o mundo?
    https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_involvement_in_regime_change

    mas a Rússia e o sr Putin é que são o problema.

    qd é que o MSM ocidentais deixam de ser papagaios destes criminosos?

    • Acreditar é para as religiões!..
      Toda a gente minimamente informada sabe o que o Putin tem feito na Rússia (e onde pode!) e o poder/dinheiro que tem; tentar desculpar isso desviando a atenção para os americanos é só desonesto e até indecente!

      • cego é aquele que se recusa a ver!

        ninguém desculpou ninguém, estou farto é da propaganda da NATO e das guerras que passam a vida a arranjar e não contentes continuam a picar a Rússia.

        • Ver o quê?!
          Mas qual NATO?
          Este cromo, quando muito, fala pelos EUA e é “apenas” o braço direito do Trampa (que por acaso até foi eleitio com a ajuda dos russos/Putin)…
          E, por falar em bases militares americanas, o Bolsonabo (durante a tomada de posse), até lhe ofereceu uma base no Brasil!…
          .
          Mas, neste aspecto, só não concorda com a opinião do Pompeo, quem ignorar completamente quem é o Putin!

RESPONDER

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …

Benfica e Aves têm acordos secretos "à margem da lei" para transferência de jogadores

SL Benfica e Desportivo das Aves mantêm acordos "secretos" e "à margem da lei" para a transferência de jogadores, segundo a manchete do jornal Público deste sábado. A Vila das Aves é um destino frequente para …

Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará …

Suspeito de rapto de Maddie investigado por desaparecimento de criança no Algarve

O novo suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann está a ser investigado pelo desaparecimento de uma criança alemã no Algarve, em 1996. Christian B., está detido na Alemanha por abuso sexual de menores, entre …

Trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020

Feitas as contas com base nas linhas gerais do Programa de Estabilização Económica e Social, os trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020. O lay-off simplificado veio trazer uma solução rápida para …

Misterioso líquido descoberto dentro de pote em forma de cisne num túmulo chinês

Uma equipa de arqueólogos encontrou um misterioso líquido dentro de um pote de bronze em forma de cisne. O artefacto foi descoberto dentro de um túmulo chinês com mais de 2 mil anos. Um antigo túmulo …

Trump criticado após dizer que queda no desemprego é um "ótimo dia" para George Floyd

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse esta sexta-feira que a queda inesperada do desemprego marca “um ótimo dia” para George Floyd, o afro-americano cuja morte às mãos da polícia desencadeou protestos em …

Depois de Trump, Bolsonaro ameaça retirar Brasil da OMS

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ameaçou na sexta-feira retirar o país da Organização Mundial da Saúde (OMS), após acusar a entidade de atuar de forma "política", "partidária" e "ideológica" num momento de pandemia de covid-19. “Eu …