Putin ameaça atacar novos alvos se Ocidente fornecer mísseis de longo alcance

5

Alexei Danichev / Kremlin / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu hoje que Moscovo atacará novos alvos se o Ocidente fornecer mísseis de longo alcance à Ucrânia, dizendo que as atuais entregas de armas têm por objetivo “prolongar o conflito”.

“Tiraremos as conclusões apropriadas e utilizaremos as nossas armas (…) para atacar locais que até agora não visámos”, afirmou o líder russo, citado por agências noticiosas do país, sem especificar quais os alvos que poderiam estar em causa.

Esta mensagem surge no dia em que voltaram a verificar-se ataques em Kiev, com o presidente da câmara da capital ucraniana a afirmar que várias explosões abalaram a cidade esta manhã.

“Várias explosões nos bairros de Darnytsky e Dniprovsky da cidade. Os bombeiros estão a extinguir as chamas”, escreveu Vitali Klitschko numa mensagem difundida na plataforma Telegram.

Já o Estado-maior das forças armadas ucranianas salientou através da rede social Facebook que “o agressor continua a lançar mísseis e a realizar ataques aéreos contra as infraestruturas militares e civis do país, sobretudo em Kiev”.

Há vários alertas de ataques aéreos em muitas outras cidades ucranianas, de acordo com as autoridades ucranianas, enquanto em Severodonetsk, no leste do país, prosseguem os “combates de rua“.

A cidade permanece no centro da ofensiva russa na bacia mineira do Donbass, no leste da Ucrânia, zona sob controlo parcial dos separatistas pró-russos desde 2014 e que Moscovo espera conquistar na totalidade.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

// Lusa

5 Comments

  1. Hão-de explicar qual a lógica de a Rússia atacar solo Ucraniano, mas a Ucrânia não poder ripostar com ataques em solo Russo e apenas poder atacar as forças Russas presentes na Ucrânia. Se fosse um combate de boxe, o pugilista Russo estaria a combater com as regras normais do pugilismo, mas ao Ucraniano apenas seria permitido atingir o punho do Russo!

    • Acho que é mesmo receio que o Putin depois tenha argumentos para fazer ainda pior, tipo recrutamento obrigatório (guerra total) e lançar uns nukes. A tática é tipo prolongar isto até o Putin morrer (consta que não falta muito) ou que o matem, e ver se o próximo gajo é menos psicopata. Mas claro, isto é apenas uma posta de pescada.

  2. Não se contenta de desgraçar uma População , ameaçar tudo e todos , apontar o dedo ao outros Estados Democráticos……..mas enfim !….morte Natural ou que lhe limpem o cebo o que virá a seguir nessa Nação não passará do mais do mesmo !…..certo é que a Rússia ficará na Historia , tão bem vista como a Alemanha que ainda nos tempos presentes tenta limpar a sua “triste imagem ” de um passado não muito longínquo e pouco glorioso . Lamento mas o Povo Russo é que vai ter que empunhar a esfregona e limpar a trampa !

  3. Pois de longo alcance! ele tem é medo que caia algum no centro de Moscovo… o povo russo tratava-lhe da saúde , o que de uma maneira ou outra vai ter de acontecer, quando perceberem a porcaria que estão a fazer com os “irmãos” ucranianos. Olha se não fossem irmãos!?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.