PT quer receber os 50 milhões do e-escolas de José Sócrates

As operadoras de telecomunicações que se envolveram nos programas de Internet para estudantes lançados no governo de José Sócrates continuam sem receber os pagamentos acordados. A PT estará a reclamar 50 milhões de euros alusivos ao e-escolinhas.

O jornal Público salienta que as “dívidas do Estado às operadoras móveis com os programas e-escolas e e-escolinhas continuam por regularizar”. O diário frisa que estão em causa “pelo menos 56 milhões de euros, dos quais 50 milhões cabem à MEO (antiga TMN), da PT Portugal”.

O presidente executivo da PT, Armando Almeida, terá manifestado o seu “descontentamento numa carta enviada este mês ao Ministério da Economia”, frisa o Público, atestando que a empresa se queixa de ter recebido o último pagamento referente aos programas criados no tempo de José Sócrates em 2009.

A PT lamenta um atraso “crescentemente inaceitável”, sustenta o mesmo jornal, notando que a operadora sublinha que a FCM – Fundação para as Comunicações Móveis, que tratava da gestão dos programas e-escolas e e-escolinhas, custa ao Estado um milhão de euros por ano.

A reunião entre elementos da PT e do Ministério da Economia terá sido realizada na semana passada, de acordo com a mesma fonte.

Contactado pelo Público, o ministério garantiu “que estão já a ser redigidos os acordos finais” para o pagamento das dívidas em causa e que este pagamento deve acontecer “muito brevemente”. Depois disso, a FCM deverá ser “definitivamente extinta”, terá realçado a mesma fonte do Ministério da Economia ao jornal.

Além da PT, as outras operadoras de telecomunicações terão igualmente manifestado o seu desconforto com o atraso no pagamento. Mas, nem por parte da Vodafone, nem do lado da NOS, houve interesse em comentar o assunto, quando confrontados pelo Público.

A FCM foi criada em Setembro de 2008, durante o governo de José Sócrates, e teve como principal função a distribuição do famigerado computador Magalhães. Só até 2010, recebeu mais de 450 milhões de euros de fundos públicos, conforme notícias que vieram a público, e esteve sempre envolva em muita polémica. Chegou a ser apelidada de “Fundação Fantasma” pelos partidos da oposição.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caricato é não haver nenhuma infra-estrutura legalizada que salvaguarde os interesses do ESTADO e dos Contribuintes. Que tenha rédeas neste NEGÓCIO DA CHINA. Eu como Professor comprei um e-Escola e obrigatoriamente tive aderir/adquirir internet tendo internet em casa e fora de casa (ficando o computador e Wifi com o contrato imperativo na ordem dos € 810. Tendo um seguro de recheio da casa o portátil estava ligado quando um pico de corrente (excesso) queimou tudo o que estava ligado incluindo disjuntor. Valor que a seguradora atribuiu € 130 Caricato. Alegou q era o valor do bem. Software Windows e o Office não estavam cobertos. O valor suposto incluía o serviço tinha sido usufruído (contactei o estado para aferir valor real do portátil) e recebi como resposta. Estamos na republica das BANANAS uns são carne par acanham e outros predadores. O que esperam a PT não deu no charco nas negociatas que realizou há bem pouco tempo. Há que procurar onde e como facturar milhões, porque foram milhões que perderam. Se estiver enganado peço antecipadamente desculpas. Tudo o que implique seguradoras, Empresas, Banca em acórdãos em que o ESTADO saia a perder, Em bem da NAÇÃO o ESTADO de DIREITO devia INVESTIGAR a fundo e abrir processo CRIME fosse a quem fosse retirando de imediato as imunidades politicas. Na Prole da NAÇÃO só assim se pode crescer com mente sã.

  2. Tudo bem.. Então se é para agirmos como as crianças – Na altura, todos amiguinhos, esqueceram, perdoaram.. Agora 5,6 anos depois vêm fazer birrinha para terem o dinheiro de volta.. – Então faremos: Os contribuintes que perderam dinheiro no BES pediram primeiro!

  3. Desconfio que o mercado português não “pagaria” o molde de injecção de plástico da carcaça do tal notebook! Alguém de cima sabia antecipadamente como fazer depois de premir o botão da fabricação… Venezuela com eles.

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …