Eleições no Brasil: PT aclama Lula, Marina anuncia terceira tentativa

Paulo Pinto / Fotos Públicas

Convenção Nacional do PT, na casa de Portugal, em São Paulo, escolheu Lula da Silva para candidato

A formalização da candidatura de Lula para um terceiro mandato presidencial é uma forma de “lidar com um sistema podre”, disse o presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann.

O ex-presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, detido desde abril por corrupção, foi este sábado designado candidato do Partido dos Trabalhadores às eleições presidenciais. A designação foi feita por aclamação, com Lula da Silva ausente mas omnipresente, numa Convenção Nacional do partido que teve lugar na casa de Portugal, em São Paulo.

A formalização da candidatura de Lula para um terceiro mandato é uma forma de “lidar com um sistema podre”, disse o presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ao anunciar a nomeação de Lula, à frente de quase 2 mil ativistas.

Lula da Silva, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, está a cumprir uma sentença de 12 anos de prisão em Curitiba, no Estado do Paraná, por corrupção e branqueamento de capital no âmbito do caso do apartamento no Guarujá, em São Paulo, que o ex-Presidente recebeu de uma construtora em troca de favores nas adjudicações públicas de obras.

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Lula da Silva, Marina Silva

Marina Silva anuncia terceira tentativa

A ambientalista Mariana Silva defendeu hoje em Brasília o realinhamento político no Brasil, país polarizado ideologicamente entre direita e esquerda, no anúncio da sua terceira tentativa de chegar à Presidência da República.

“Desde 2010 tenho dito que nós vamos fazer um realinhamento político, acabar com a oposição cega que só vê defeitos mesmo quando há acertos evidentes”, disse Marina Silva, que intervinha na convenção do partido Rede Sustentabilidade.

“Se houver virtudes vamos reconhecer mesmo quando existem erros inaceitáveis. Não queremos abolir a inteligência e o ato de pensar na política. O ato de ter um pensamento firme e independente quando necessário”, acrescentou.

Em defesa do seu passado, Marina Silva disse que trilhou o caminho da política, mas nunca deixou de percorrer o caminho dos estudos de psicanalise e psicopedagogia, e exaltou a sua espiritualidade, frisando que se move pela fé e pela determinação.

“Tenho a fé para remover as montanhas que eu não tenho como escalar”, afirmou.

O partido Rede Sustentabilidade confirmou por aclamação o nome de Marina Silva, que terá ao seu lado para o cargo de vice-presidente o ex-deputado Eduardo Jorge, do PV, numa candidatura batizada de “Unidos para Transformar o Brasil”.

Aos 60 anos, Marina ficou conhecida no Brasil por defender a agenda ambiental. Foi deputada estadual no Acre (1991-1994) e senadora pelo mesmo Estado brasileiro em duas ocasiões (1995 a 2010).

A sua passagem mais marcante na política foi no cargo de ministra do Meio Ambiente, entre 2003 e 2008, no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disputou a Presidência do Brasil em duas eleições, em 2010 e 2014, não tendo chegado na segunda volta em nenhuma das ocasiões.

As eleições presidenciais brasileiras realizam-se em outubro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

IVA da luz a 6%. Ministro sugere que famílias mudem para potência mais baixa

O ministro do Ambiente e Transição Energética não afastou a extensão a redução do IVA da luz a mais contratos, mas sugeriu que as famílias mudassem para a potência mais baixa para poderem beneficiar da …

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …