PT e GES pagaram mais de meio milhão a ex-ministro de Lula condenado por corrupção

Elza Fiúza / ABr

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil de Lula da Silva e Dilma Rousseff

Uma empresa do Grupo Espírito Santo e uma sociedade do universo Portugal Telecom terão pago “pelo menos 632 mil euros” entre 2007 e 2014 ao ex-ministro brasileiro José Dirceu.

Segundo revela este sábado o jornal Público, uma empresa do grupo BES e uma sociedade do grupo PT terão pago “pelo menos 632 mil euros” a José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil do ex-presidente brasileiro Lula da Silva.

O Ministério Público acredita que os pagamentos a José Dirceu tinham como objectivo comprar a influência do ex-ministro no favorecimento da PT e dos interesses do Grupo Espírito Santo  em negócios que envolviam empresas públicas do Brasil.

Advogado e ex-deputado estadual, Dirceu foi acusado de tráfico de influência, enriquecimento ilícito e vários crimes praticados durante os governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff, tendo sido condenado em 2012 pelos crimes relativos ao chamado Escândalo do Mensalão, esquema do qual é considerado o principal mentor.

O ex-ministro foi preso em novembro de 2013 e libertado um anos mais tarde liberado para cumprir o resto da pena em prisão domiciliária, mas voltou a ser preso em agosto de 2015, agora pela participação no esquema de corrupção conhecido como “Petrolão”.

Em março de 2017, José Dirceu voltou a ser condenado, no âmbito da Operação Lava Jato, a 11 anos e três meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As suas penas somadas chegam aos 31 anos de prisão.

Segundo o despacho final da Operação Marquês, a maior parte dos pagamentos das duas empresas portuguesas a José Dirceu terão sido ordenados por Ricardo Salgado, tendo tido como intermediário, segundo o MP, o advogado português João Abrantes Serra, que foi constituído arguido mas acabou por escapar à acusação.

O arquivamento ocorreu, segundo o próprio MP porque “não foram reunidos indícios suficientes dos crimes de tráfico de influência, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada”, suspeitas que estiveram na base da constituição do advogado de 76 anos como arguido.

Entre os negócios para os quais a influência de José Dirceu terá sido paga está, diz o Público, a decisão da Portugal Telecom investir na Oi, negócio que terminou com a fusão das duas empresas e, mais tarde, venda da antiga operadora portuguesa à Altice.

Segundo sustenta o procurador Rosário Teixeira, “a entrada da PT no capital da Oi era do interesse de alguns quadros da administração não executiva da PT, caso de Henrique Granadeiro, e de alguns accionistas da mesma PT, caso do BES”.

“De forma a aproveitar tal conjunto de interesses”, explica o procurador, “o referido José Dirceu, usando os seus conhecimentos junto dos políticos brasileiros, dispôs-se a contactar as entidades portuguesas no sentido de, através da promessa de condições favoráveis ao investimento da PT na Oi e da promessa de serem gerados ganhos com o negócio, conseguir uma decisão favorável para tal investimento“.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. tudo a mesma quadrilha.( socrates-salgado- bava- granadeiro- vara -azevedo soares. lula chavez) o resto eram peoes muito uteis, sera preciso dizer mais nomes?????

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …