PT e GES pagaram mais de meio milhão a ex-ministro de Lula condenado por corrupção

Elza Fiúza / ABr

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil de Lula da Silva e Dilma Rousseff

Uma empresa do Grupo Espírito Santo e uma sociedade do universo Portugal Telecom terão pago “pelo menos 632 mil euros” entre 2007 e 2014 ao ex-ministro brasileiro José Dirceu.

Segundo revela este sábado o jornal Público, uma empresa do grupo BES e uma sociedade do grupo PT terão pago “pelo menos 632 mil euros” a José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil do ex-presidente brasileiro Lula da Silva.

O Ministério Público acredita que os pagamentos a José Dirceu tinham como objectivo comprar a influência do ex-ministro no favorecimento da PT e dos interesses do Grupo Espírito Santo  em negócios que envolviam empresas públicas do Brasil.

Advogado e ex-deputado estadual, Dirceu foi acusado de tráfico de influência, enriquecimento ilícito e vários crimes praticados durante os governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff, tendo sido condenado em 2012 pelos crimes relativos ao chamado Escândalo do Mensalão, esquema do qual é considerado o principal mentor.

O ex-ministro foi preso em novembro de 2013 e libertado um anos mais tarde liberado para cumprir o resto da pena em prisão domiciliária, mas voltou a ser preso em agosto de 2015, agora pela participação no esquema de corrupção conhecido como “Petrolão”.

Em março de 2017, José Dirceu voltou a ser condenado, no âmbito da Operação Lava Jato, a 11 anos e três meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As suas penas somadas chegam aos 31 anos de prisão.

Segundo o despacho final da Operação Marquês, a maior parte dos pagamentos das duas empresas portuguesas a José Dirceu terão sido ordenados por Ricardo Salgado, tendo tido como intermediário, segundo o MP, o advogado português João Abrantes Serra, que foi constituído arguido mas acabou por escapar à acusação.

O arquivamento ocorreu, segundo o próprio MP porque “não foram reunidos indícios suficientes dos crimes de tráfico de influência, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada”, suspeitas que estiveram na base da constituição do advogado de 76 anos como arguido.

Entre os negócios para os quais a influência de José Dirceu terá sido paga está, diz o Público, a decisão da Portugal Telecom investir na Oi, negócio que terminou com a fusão das duas empresas e, mais tarde, venda da antiga operadora portuguesa à Altice.

Segundo sustenta o procurador Rosário Teixeira, “a entrada da PT no capital da Oi era do interesse de alguns quadros da administração não executiva da PT, caso de Henrique Granadeiro, e de alguns accionistas da mesma PT, caso do BES”.

“De forma a aproveitar tal conjunto de interesses”, explica o procurador, “o referido José Dirceu, usando os seus conhecimentos junto dos políticos brasileiros, dispôs-se a contactar as entidades portuguesas no sentido de, através da promessa de condições favoráveis ao investimento da PT na Oi e da promessa de serem gerados ganhos com o negócio, conseguir uma decisão favorável para tal investimento“.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. tudo a mesma quadrilha.( socrates-salgado- bava- granadeiro- vara -azevedo soares. lula chavez) o resto eram peoes muito uteis, sera preciso dizer mais nomes?????

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …