PT e GES pagaram mais de meio milhão a ex-ministro de Lula condenado por corrupção

Elza Fiúza / ABr

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil de Lula da Silva e Dilma Rousseff

Uma empresa do Grupo Espírito Santo e uma sociedade do universo Portugal Telecom terão pago “pelo menos 632 mil euros” entre 2007 e 2014 ao ex-ministro brasileiro José Dirceu.

Segundo revela este sábado o jornal Público, uma empresa do grupo BES e uma sociedade do grupo PT terão pago “pelo menos 632 mil euros” a José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil do ex-presidente brasileiro Lula da Silva.

O Ministério Público acredita que os pagamentos a José Dirceu tinham como objectivo comprar a influência do ex-ministro no favorecimento da PT e dos interesses do Grupo Espírito Santo  em negócios que envolviam empresas públicas do Brasil.

Advogado e ex-deputado estadual, Dirceu foi acusado de tráfico de influência, enriquecimento ilícito e vários crimes praticados durante os governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff, tendo sido condenado em 2012 pelos crimes relativos ao chamado Escândalo do Mensalão, esquema do qual é considerado o principal mentor.

O ex-ministro foi preso em novembro de 2013 e libertado um anos mais tarde liberado para cumprir o resto da pena em prisão domiciliária, mas voltou a ser preso em agosto de 2015, agora pela participação no esquema de corrupção conhecido como “Petrolão”.

Em março de 2017, José Dirceu voltou a ser condenado, no âmbito da Operação Lava Jato, a 11 anos e três meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As suas penas somadas chegam aos 31 anos de prisão.

Segundo o despacho final da Operação Marquês, a maior parte dos pagamentos das duas empresas portuguesas a José Dirceu terão sido ordenados por Ricardo Salgado, tendo tido como intermediário, segundo o MP, o advogado português João Abrantes Serra, que foi constituído arguido mas acabou por escapar à acusação.

O arquivamento ocorreu, segundo o próprio MP porque “não foram reunidos indícios suficientes dos crimes de tráfico de influência, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada”, suspeitas que estiveram na base da constituição do advogado de 76 anos como arguido.

Entre os negócios para os quais a influência de José Dirceu terá sido paga está, diz o Público, a decisão da Portugal Telecom investir na Oi, negócio que terminou com a fusão das duas empresas e, mais tarde, venda da antiga operadora portuguesa à Altice.

Segundo sustenta o procurador Rosário Teixeira, “a entrada da PT no capital da Oi era do interesse de alguns quadros da administração não executiva da PT, caso de Henrique Granadeiro, e de alguns accionistas da mesma PT, caso do BES”.

“De forma a aproveitar tal conjunto de interesses”, explica o procurador, “o referido José Dirceu, usando os seus conhecimentos junto dos políticos brasileiros, dispôs-se a contactar as entidades portuguesas no sentido de, através da promessa de condições favoráveis ao investimento da PT na Oi e da promessa de serem gerados ganhos com o negócio, conseguir uma decisão favorável para tal investimento“.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. tudo a mesma quadrilha.( socrates-salgado- bava- granadeiro- vara -azevedo soares. lula chavez) o resto eram peoes muito uteis, sera preciso dizer mais nomes?????

RESPONDER

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …