O asteroide Psyche pode não ser tão metálico como se pensava

Maxar/ASU/P. Rubin/NASA/JPL-Caltech

Asteroide Psyche

Há muito que se pensa que o asteroide metálico 16 Psyche é o núcleo de ferro remanescente de um planeta que não se formou. Mas, agora, um novo estudo sugere que, afinal, pode não ser tão metálico ou denso como se pensava.

Tal como conta a agência Europa Press, os cientistas estão muitos interessados no asteroide 16 Psyche porque, se as suas supostas origens são verdadeiras, isso significaria uma excelente oportunidade de estudar de perto um núcleo planetário exposto. A NASA planeia lançar uma missão até lá em 2022 e alcançar o asteróide em 2026.

Agora, o estudante David Cantillo, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, propõe numa nova investigação que este asteroide é composto por 82,5% de metal, 7% de um piroxénio com baixo teor de ferro e 10,5% de um condrito carbonoso que provavelmente foi libertado por impactos de outros asteroides.

Cantillo e o resto da equipa, cujo estudo foi publicado em maio na revista científica The Planetary Science Journal, estimam que a densidade aparente do 16 Psyche, também conhecida como porosidade, referente à quantidade de espaço vazio que se encontra dentro do seu corpo, ronda os 35%.

Estas estimativas diferem das análises anteriores da sua composição, que levaram os investigadores a pensar que este asteroide poderia conter até 95% de metal e ser muito mais denso.

“Esta queda no seu conteúdo metálico e na densidade aparente é interessante porque mostra que o 16 Psyche está mais modificado do que se pensava“, disse Cantillo, num comunicado da universidade norte-americana.

Em vez de ser um núcleo exposto intacto de um planeta que não se chegou a formar, o 16 Psyche poderia estar, na verdade, mais próximo da teoria de ser antes uma pilha de destroços, como o já visitado Bennu, adianta a agência espanhola.

“O Psyche como uma pilha de destroços seria muito inesperado, mas os nossos dados continuam a mostrar estimativas de baixa densidade, apesar do seu alto conteúdo metálico”, acrescentou o investigador.

Recorde-se que este asteróide tem 210 quilómetros de comprimento e os cientistas estimam que contenha cerca de 1% de todo o material do cinturão de asteróides. Foi descoberto em 1852 por um astrónomo italiano e trata-se do 16.º asteróide descoberto.

“Ter um conteúdo metálico mais baixo do que se pensava significa que o asteróide poderia ter sido exposto a colisões com asteroides que contêm condritos carbonosos mais comuns, que depositaram a camada superficial que estamos a observar”, disse Cantillo.

Estima-se que os materiais que compõem este asteroide possam valer muitos triliões de euros. Porém, estas novas conclusões podem desvalorizar bastante esta suposta quantia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …