PSP reforça armas para responder a ameaça terrorista

As unidades de elite da PSP vão receber novas espingardas para dar resposta à ameaça terrorista. Vão ser compradas cerca de 200 espingardas de um calibre nunca antes usado pela PSP.

A notícia é avançada, esta quarta-feira, pelo Jornal de Notícias que adianta que as forças de elite da PSP vão receber cerca de 200 espingardas de calibre 5,56 mm, reforçando assim o armamento de forma a fazer face à ameaça terrorista.

França e Espanha receberam este reforço há dois anos, depois dos ataques de Paris de novembro de 2015, e, atualmente, operam com o modelo HK G36, uma espingarda de assalto. Esta medida tem o intuito de substituir gradualmente armas que já são usadas pela PSP há mais de 30 anos.

Estas espingardas dão a garantia de que um atentado terrorista possa ser neutralizado numa fase inicial, explica o JN. A PSP pretende um reforço com armas de maior alcance e perfuração, que garantam a destruição do alvo em situação de terrorismo – como é o caso dos ataques levados a cabo pelos “lobo solitários”.

As espingardas têm uma capacidade de disparar 750 tiros por minuto a uma velocidade de 850 metros por segundo. Pesam 2,82 quilos e custam mil euros. A verba para este investimento vem da Lei de Programação e Infraestruturas e Equipamentos das Força e Serviços de Segurança, avança o mesmo jornal.

O fornecimento do armamento deverá ser sujeito a concurso. As armas deverão ser distribuídas à Unidade Especial de Polícia, sobretudo ao Corpo de Intervenção e ao Grupo de Operações Especiais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois guardas que deveriam estar a vigiar Jeffrey Epstein foram presos

Os dois guardas prisionais que estavam encarregues de vigiar Jeffrey Epstein na noite em que este se suicidou foram presos esta terça-feira em Nova Iorque, nos Estados Unidos. De acordo com o jornal norte-americano The New …

Dois membros do "La Manada" condenados a mais três anos de prisão

A Justiça espanhola condenou, esta quarta-feira, dois dos cinco membros do grupo "La Manada" a três anos e três meses de prisão e a uma multa de 5.670 euros por terem gravado a violação. Os cinco …

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …