PSP reforça armas para responder a ameaça terrorista

As unidades de elite da PSP vão receber novas espingardas para dar resposta à ameaça terrorista. Vão ser compradas cerca de 200 espingardas de um calibre nunca antes usado pela PSP.

A notícia é avançada, esta quarta-feira, pelo Jornal de Notícias que adianta que as forças de elite da PSP vão receber cerca de 200 espingardas de calibre 5,56 mm, reforçando assim o armamento de forma a fazer face à ameaça terrorista.

França e Espanha receberam este reforço há dois anos, depois dos ataques de Paris de novembro de 2015, e, atualmente, operam com o modelo HK G36, uma espingarda de assalto. Esta medida tem o intuito de substituir gradualmente armas que já são usadas pela PSP há mais de 30 anos.

Estas espingardas dão a garantia de que um atentado terrorista possa ser neutralizado numa fase inicial, explica o JN. A PSP pretende um reforço com armas de maior alcance e perfuração, que garantam a destruição do alvo em situação de terrorismo – como é o caso dos ataques levados a cabo pelos “lobo solitários”.

As espingardas têm uma capacidade de disparar 750 tiros por minuto a uma velocidade de 850 metros por segundo. Pesam 2,82 quilos e custam mil euros. A verba para este investimento vem da Lei de Programação e Infraestruturas e Equipamentos das Força e Serviços de Segurança, avança o mesmo jornal.

O fornecimento do armamento deverá ser sujeito a concurso. As armas deverão ser distribuídas à Unidade Especial de Polícia, sobretudo ao Corpo de Intervenção e ao Grupo de Operações Especiais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.