PSP recupera três pistolas Glock furtadas à Polícia

Há mais de um ano, 37 pistolas Glock foram roubadas da sede da PSP e só quatro foram recuperadas. Agora, as autoridades conseguiram recuperar mais três.

A mesma fonte adiantou que durante esta operação, realizada no domingo em vários locais do distrito de Lisboa, foram apreendidos mais de 700 quilos de droga, 14 armas de fogo, incluindo metralhadoras e pistolas Glock.

Segundo a PSP, as três armas faziam parte das 57 pistolas Glock que foram furtadas em janeiro do ano passado da direção nacional da Polícia de Segurança Pública, em Lisboa. Outras três armas furtadas já tinham sido detetadas, no ano passado, pelas autoridades espanholas em Ceuta.

No início do mês, o Diário de Notícias dava conta de que, passado um ano desde o desaparecimento das armas, ainda não tinham sido constituídos arguidos.

A investigação está a ser conduzida pela própria PSP, por determinação do Ministério Público. Segundo o DN, as armas roubadas terão sido vendidas através de redes de traficantes em Marrocos.

Fonte da investigação criminal da PSP revelou ao jornal que “há pessoas sob suspeita”, mas “tem havido dificuldade na obtenção de prova”. No meio da PSP, acredita-se que as armas possam ser devolvidas devido à dificuldade na sua venda, já que têm gravadas a inscrição “Força de Segurança”.

O inquérito interno da PSP, instaurado por ordem da então ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, identificou “falhas de supervisão e controlo” no Departamento de Apoio Geral (DAG).

A ministra prometeu consequências e anunciou “processos disciplinares à cadeia hierárquica”, mas os resultados dos mesmos ainda não foram publicados.

O único alvo de sanções diretas – a exoneração – foi Paulo Sampaio, que à data era diretor da DAG. No entanto, o superintendente foi nomeado oficial de ligação em Bissau dois dias antes da descoberta do roubo. O oficial interpôs uma providência cautelar, aceite pelo tribunal e, segundo o jornal, continua a exercer funções na capital guineense.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …