/

PSP recupera três pistolas Glock furtadas à Polícia

1

Há mais de um ano, 37 pistolas Glock foram roubadas da sede da PSP e só quatro foram recuperadas. Agora, as autoridades conseguiram recuperar mais três.

A mesma fonte adiantou que durante esta operação, realizada no domingo em vários locais do distrito de Lisboa, foram apreendidos mais de 700 quilos de droga, 14 armas de fogo, incluindo metralhadoras e pistolas Glock.

Segundo a PSP, as três armas faziam parte das 57 pistolas Glock que foram furtadas em janeiro do ano passado da direção nacional da Polícia de Segurança Pública, em Lisboa. Outras três armas furtadas já tinham sido detetadas, no ano passado, pelas autoridades espanholas em Ceuta.

No início do mês, o Diário de Notícias dava conta de que, passado um ano desde o desaparecimento das armas, ainda não tinham sido constituídos arguidos.

A investigação está a ser conduzida pela própria PSP, por determinação do Ministério Público. Segundo o DN, as armas roubadas terão sido vendidas através de redes de traficantes em Marrocos.

Fonte da investigação criminal da PSP revelou ao jornal que “há pessoas sob suspeita”, mas “tem havido dificuldade na obtenção de prova”. No meio da PSP, acredita-se que as armas possam ser devolvidas devido à dificuldade na sua venda, já que têm gravadas a inscrição “Força de Segurança”.

O inquérito interno da PSP, instaurado por ordem da então ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, identificou “falhas de supervisão e controlo” no Departamento de Apoio Geral (DAG).

A ministra prometeu consequências e anunciou “processos disciplinares à cadeia hierárquica”, mas os resultados dos mesmos ainda não foram publicados.

O único alvo de sanções diretas – a exoneração – foi Paulo Sampaio, que à data era diretor da DAG. No entanto, o superintendente foi nomeado oficial de ligação em Bissau dois dias antes da descoberta do roubo. O oficial interpôs uma providência cautelar, aceite pelo tribunal e, segundo o jornal, continua a exercer funções na capital guineense.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.