A PSP do Porto integra a partir desta segunda-feira uma estratégia de segurança pública nacional tendo operacionais 22 homens que auxiliados por motos de alta cilindrada vão combater a criminalidade violenta e grave na área metropolitana do Porto.
As novas Equipas de Prevenção e Reação Imediata (EPRI) do Porto vão trabalhar em toda a área de jurisdição da PSP do Porto, que envolve os concelhos do Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar, Valongo, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Santo Tirso e abarca cerca de um milhão de pessoas, anunciou hoje o comissário Marco Almeida, em conferência de imprensa no Comando Metropolitano do Porto da PSP.
As EPRI da PSP do Porto contam com 22 elementos policiais que terminaram a formação com sucesso e que vão ter como prioridade “combater a criminalidade violenta e grave” através de uma “resposta ágil” e “rápida” através de motociclos de alta cilindrada, explicou o comissário Marco Almeida.
“As equipas vão trabalhar por “turnos, todos os dias da semana e durante 24 horas por dia”, adiantou Marco Almeida, referindo que o intuito da reorganização do dispositivo foi adaptar os recursos humanos e materiais na senda de uma estratégia de segurança pública nacional.
Os roubos por esticão ou os assaltos na via pública são alguns dos crimes a que as novas equipas de polícias motard vão estar mais atentas, por implicar uma maior rapidez de atuação, explicou a mesma fonte policial.
As EPRI são “mais uma valência operacional” e vão atuar de “modo preventivo, complementar e em reforço da intervenção dos restantes meios e valências policiais”, como por exemplo no “patrulhamento apeado e auto“.
Segundo a PSP, as EPRI contribuirão de “forma significativa para garantir a segurança, ordem e tranquilidade públicas e de reforço de sentimento de segurança dos cidadãos”.
/Lusa
policias motard li bem mas como motard que tipo de seguranca tem um policia numa mota qualquer seja cilindrada a fazer como o extreminador implacavel vao ganhar juizo os bandidos vao vos mandar para a valeta
“MOTARD” é um MOTOCICLISTA em França !
Se temos palavra em Português para quê inventar com estrangeirismos ?