PSP está a investigar vídeo de agressões a jovem na Figueira da Foz

CV YouTube

Jovem a ser agredido na Figueira da Foz

A PSP de Coimbra já identificou os intervenientes do vídeo que mostra um grupo de jovens a agredirem um colega e que terá sido gravado na Figueira da Foz. As autoridades estão a investigar o caso, que terá ocorrido há um ano, mas que só agora estalou nas redes sociais, onde tem sido efusivamente partilhado e criticado.

O Observador apurou que a PSP de Coimbra “já conseguiu identificar a maior parte dos intervenientes e o local onde terão ocorrido as agressões: uma escola na Figueira da Foz“. A força policial estará agora a “fazer diligências” e “em breve será emitido um comunicado”, salienta a mesma fonte.

Entretanto, o Diário As Beiras adianta que o jovem agredido foi apresentar queixa na esquadra da PSP, nesta quarta-feira de manhã, identificando as autoras das agressões. Estas “vão ser ainda hoje ouvidas na PSP”, acrescenta o mesmo jornal regional.

O Diário As Beiras acrescenta que “a PSP está em “alerta máximo” nas três instituições de ensino” frequentadas pelos jovens envolvidos no vídeo, devido às ameaças que foram feitas contra as agressoras nas redes sociais.

Este mesmo diário salienta que “uma das jovens envolvidas é filha de um funcionário quadro superior da Câmara Municipal da Figueira da Foz“.

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Figueira da Foz também vai “averiguar o que aconteceu”, destaca a presidente Sandra Lopes em declarações à Lusa.

O vídeo de cerca de 13 minutos mostra um grupo de jovens a agredirem um colega. Envolve pelo menos cinco raparigas e um rapaz, para além da vítima, outro rapaz de 17 anos.

Divulgado ao final da tarde de terça-feira no Facebook, o vídeo tornou-se viral na Internet, com mais de meio milhão de visualizações e cerca de 20 mil partilhas em poucas horas, suscitando centenas de insultos e comentários de repúdio. Muitas outras pessoas reclamam a intervenção das autoridades judiciais, PSP e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Apesar de ter sido divulgado esta semana, com a informação de que as agressões aconteceram num estabelecimento de ensino da Figueira da Foz, o vídeo terá sido filmado há cerca de um ano, não numa escola mas na via pública, junto a um complexo residencial do chamado Bairro Novo, zona turística da cidade, adianta a Lusa.

No filme, o agredido começa por levar dois estalos dados por uma rapariga, actualmente com 15 anos e a principal agressora. Outra rapariga aproxima-se e, incentivada pelas amigas, dá três estalos ao jovem, mas depois recusa continuar e afasta-se, a rir.

O jovem, que ao longo do vídeo quase nunca esboça reacção, aparece junto a uma parede, com os braços caídos, mãos atrás das costas.

Em alguns momentos, as agressões cessam, quando passa alguém na rua. Mas, a dada altura, a principal agressora reaparece e dá 10 estaladas seguidas à vítima enquanto as amigas continuam a rir. Depois, agride-o com oito murros, altura em que o rapaz se agarra à cara a queixar-se de um dente.

A vítima tem desde a noite de terça-feira uma comunidade de suporte no Facebook, com mais de 1.300 apoiantes.

Os envolvidos nas agressões, alunos de vários estabelecimentos de ensino da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, foram, na sequência da divulgação do vídeo, quase de imediato identificados no Facebook e alvo de insultos. Parte deles apagou as suas páginas na rede social.

CV YouTube

ZAP / Lusa

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Situação ultrajante e inadmissível !!!
    Mesmo que tenha acontecido há um ano e o pobre jovem já não possa exercer o seu direito de queixa, o MP, que agora tomou conhecimento, pode e deve (113º, nº 5 CP) ! Se pior não for, pelo menos é Ofensa à Integridade Física Qualificada (145º CP).
    … Revoltante!!

  2. Uma vergonha estes jovens. Principalmente os rapazes que estavam a obrigar o rapaz a ficar ali e as raparigas que lhe bateram armadas em valentes. Os paizinhos delas onde andam? Que educação lhes deram? Esses sim também deveriam responder criminalmente. A rapariga de top preto que nem corpo tem para levar umas boas lambadas naquela cara, armada em valente. Também se lhe dessem acabavam com o resto daquela tromba escarafunchosa. Quando Deus lhe deu a beleza ela devia estar no wc e chegou atrasada depois tem de fazer estas figuras de sou a maior a bater num rapaz que está obrigado a ficar quieto senão deveriam ser os rapazes presentes que lhe batiam. Uma vergonha é repugnante esta juventude sem valores e xungosa.

  3. É revoltante este vídeo e todos os seus intervenientes. Estes “meninos” estariam bem numa casa de correcção, todos sem excepção, mas o mais revoltante, é terem filmado o acto. São delinquentes sim, e não queremos gente desta nas nossas escolas.

  4. O video já foi removido mas por acaso sou de opinião que não devia de ser pois serve para demonstrar o que se passa na realidade destes jovens,uma coisa garanto se fosse uma das minhas filhas levava uma boa tareia e ainda filmava para eu próprio meter nas redes sociais a tareia que levaria,até para se perceber que por vezes não é falta de educação e para ter vergonha vários anos.
    E para quem venha com conversas pois olhe nunca dei sequer uma palmada na minha filha que já vai com 23 anos mas num caso destes levava e bem .
    Sei que depois vinham as associações acusar de bater na filha e publicar mas que mereciam bem mereciam .
    Como estes jovens estão fora dela e cada vez mais ,eu próprio sinto muita vergonha as vezes quando vejo os jovens portarem-se de certas maneiras nos transportes públicos e por ai fora ,logo ai se vê certa educação que lhes é dada e por vezes os chamados filhos dos papás que para Português calão quer dizer filhos dos Srs de dinheiro são muitas das vezes os mais mal educados que tenho encontrado pensando que podem dizer tudo e fazer tudo.

  5. Onde andam os pais desta gentinha? Demitiram-se da educação dos filhos? Só lhes servem para o recebimento do Abono de Família!!

  6. n há palavras para ver esse acto mostruoso que estavam a fazer ao aluno. Como mãe eu talvez perdiria a cabeça se fizessem tal a um filho meu!!!!

  7. Esta gente, concluído ensino obrigatório, deveria ser impedida de ter acesso a ensino superior. Olhem gente deste calibre a dirigir e ter poder de decisão seja no estado ou em empresas.
    Escumalha desta já temos de sobra onde não deviam

  8. Senti revolta e repugnância ver estas raparigas “monstros” a baterem no jovem e o colega que lá estava também é como elas, um “monstro”! Deviam ser todos sovados, na praça pública para ver se gostavam!! Se não sabem o k fazer, deviam limpar florestas e latrinas, talvez aprendessem a comportar-se com cidadania e seriam mais úteis à sociedade!!

  9. Os nomes e fotos dos agressores deviam ser publicados para passarem pela vergonha do que fizeram…pouca esperança existe na justiça dos tribunais…

  10. Pelo que refere a noticia, ainda por cima são uns cobardes.
    Depois de conhecerem a opinião sobre os actos odiosos e imbecis escondem-se apagando as suas paginas.
    O que mais me preocupa é que muito provavelmente nada vai acontecer ou acontecendo ninguém vai saber se houve punição que deixe marcas e sirva de exemplo.

  11. ISTO É MAIS QUE REVOLTANTE ISTO É UM HORROR SE A POLICIA NÃO FIZER NADA ENTÃO QUE SE FAÇA JUSTIÇA PÚBLICA ASSIM DÁ-SE UM EXEMPLO, EU SEI QUE VIOLÊNCIA CRIA MAIS VIOLÊNCIA MAS ISTO NÃO PODE FICAR ASSIM.
    ESSAS CABRAS TEM DE PAGAR POR TAL COISA .DISSE

  12. De facto a nossa sociedade não vai para melhor!! Estes “meninos” deverão ser daqueles que até batem nos pais e os mal tratam para obterem o que querem.
    Estes actos só provocam fúria. Penso que fosse a minha filha a passar por isto era capaz de lhes partir os braços. Andamos a criar os filhos para virem estas bestas armarem-se em valentes mas só quando estão juntos que sozinhos parecem cordeirinhos. Que lhes seja condenado praticarem boas acções na via pública por um longo período.

  13. Se houver justiço neste pobre pais, espero que toda esta gentinha vulgar assista à mão pesada da justiça portuguesa…
    E sabia o que lhes havia de fazer…. para exemplo de outros casos a virem a suceder….
    Em qualquer idade se dá educação, que é o que falta a esta gente de muito baixo nível…..Não passam de cobardes …….

  14. Chocante o comportamento destes adolescentes que são pela apresentação do video delinquentes sociopatas frios vulneráveis a atrocidades ,funcionam habitualmente em grupo. o jovem foi francamente inteligente contido em grande sofrimento pois habitualmente a reacção da vitima dispulta na mente destes delinquentes outras atrocidades . devem ser punidos já têm idade para ser responsabilizados. Não têm lugar em escolas onde habitualmente são lideres e promovem o medo.

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …