/

PSP quer polícias com câmaras de vídeo nas patrulhas

2

Tiago Petinga / Lusa

A PSP enviou um pedido ao ministério da Administração Interna para colocar câmaras de vídeo nas fardas dos agentes.

De acordo com uma fonte da Direção Nacional da PSP, citada pelo Diário de Notícias, a PSP enviou um pedido ao ministério da Administração Interna para poder utilizar câmaras de vídeo nos patrulhamentos de rua. O pedido do projeto-piloto aguarda decisão e a divisão da PSP da Amadora pode ser a primeira a utilizar este dispositivo.

Se este projeto for aprovado, os agentes terão de colocar uma micro-câmara de vídeo nas suas fardas durante os patrulhamentos, principalmente em zonas mais sensíveis como a Cova da Moura, Estrela D’África e 6 de Maio.

As body-cams são uma forma de prova não só de “uma má atuação do polícia, como dos cidadãos”. A fonte consultada pelo jornal salienta também “o inegável efeito dissuasor para tentativas de manipulação dos factos”.

Jorge Resende, o novo comandante da Amadora, tem insistido não só na aquisição das body-cams, como também para alargar a videovigilância a outras zonas do concelho.

Os casos de violência policial receberam mais atenção depois da acusação do Ministério Público, em julho do ano passado, de denúncia caluniosa, injúria e ofensa à integridade física contra seis jovens, por parte de 18 agentes da PSP de Alfragide.

Segundo o Observador, só no último ano, o Ministério Público da Amadora abriu 15 inquéritos que envolvem violência policial. A maioria das acusações consiste em crimes como ofensa à integridade física qualificada e abuso de poder, sobretudo contra cidadãos de raça negra.

ZAP //

2 Comments

  1. querem fazer como nos EUA?
    ja vão tarde
    ha muito que essas câmaras deviam fazer parte do fardamento das autoridades.
    nao so na farda como nos carros
    assim podia-se ver que sao os “anjinhos” que so sabem culpar as autoridade de mau ambiente e maus tratos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.