/

PSP apagou post polémico onde aparecia o neonazi Mário Machado

PSP

Manifestação anti-imigração, a 3 de fevereiro, em Lisboa, convocada pelo grupo de extrema-dieira 1143, liderado por Mário Machado (de costas à direita, na imagem)

A Polícia de Segurança Pública (PSP) partilhou, esta terça-feira, nas suas redes sociais, uma fotografia de uma manifestação anti-imigração, convocada pelo grupo de extrema-direita 1143, para exemplificar trabalho de segurança.

Não é de estranhar que a Polícia de Segurança Pública utilize as redes sociais para  fazer apelos sobre segurança; mas houve quem estranhasse um post “sobre segurança” em que a PSP usou uma fotografia de uma manifestação anti-imigração, organizada pelo grupo de extrema-direita 1143, no início de fevereiro, em Lisboa.

A publicação foi feita na terça-feira, com a descrição “A nossa missão é garantir a sua segurança”.

Prontamente, surgiram queixas e comentários negativos, àquela foto onde aparecia o neonazi Mário Machado, líder do 1143. Vários utilizadores queixaram que a PSP estaria a proteger grupos que fomentam o ódio e a violência.

“A sério que a PSP, uma força de segurança pública, escolheu uma foto da manifestação fascista, xenófoba, racista e anticonstitucional para publicar no dia a seguir a termos um partido de extrema-direita eleito como terceira maior força no parlamento? Isto não dá direito a um inquérito interno? O que é isto? O que é que estão a tentar dizer à população?!”, questionou um utilizador.

Mais de um dia depois, a PSP acabou por retirar o post, a mando da direção nacional, mas não sem antes fazer um comentário a defendê-lo: “A PSP tem por missão assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos de todos os cidadãos”.

“A PSP zelará e protegerá todos os cidadãos, mantendo a normal ordem e tranquilidade públicas e procurará proporcionar aos cidadãos uma sensação de segurança, encontrando o ponto de equilíbrio entre Liberdade vs Segurança e Ordem pública vs Direitos, liberdades e garantias”, acrescentou ainda.

PSP

À CNN Portugal, a PSP garantiu que o objetivo era “apenas dar mais um exemplo dos inúmeros policiamentos, que implicam a manutenção da ordem pública e a segurança de todos os cidadãos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.