PSP alerta para o aumento do número de burlas com o MB WAY

A PSP alertou, esta segunda-feira, para o facto de as burlas relacionadas com a aplicação de pagamentos MB WAY estarem a aumentar.

De acordo com a publicação feita na sua página oficial do Facebook, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informa que, só nos primeiros cinco meses de 2019, foram registados 135 casos de burla com a aplicação.

“A PSP informa que tem vindo a detetar um aumento de ocorrências relacionadas com burlas através do MB WAY, especialmente em 2019. Existem 99 registos referentes a burlas deste género em 2018, no nosso Sistema Estratégico de Informação. Em 2019, até dia 31 de maio, já existiam 135 registos”.

Graças à investigação e análise do Departamento de Investigação Criminal da PSP, foi possível identificar um modus operandi, “ainda que haja algumas variações”.

De acordo com a polícia, os burlões costumam aproveitar “anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos em sites dedicados a este tipo de comércio (OLX, CustoJusto, entre outros)”.

As vítimas são contactadas “telefonicamente pelos supostos compradores que, na sequência desse contacto, as convencem a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB WAY”, lê-se no comunicado da PSP.

“Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que esta possui sobre a aplicação MB WAY e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima“.

Desta forma, “a vítima é levada a introduzir no ATM o número de telemóvel do suspeito e o fornecimento do respetivo código, associando-o ao seu cartão de Multibanco, convencida de que são os procedimentos próprios para receber o pagamento através do MB WAY, acabando por cair na armadilha”.

“Convencida de que está a ajudar o potencial comprador a pagar o objeto está, efetivamente, a dar-lhe a capacidade de acesso à conta que está associada ao seu cartão de Multibanco, permitindo assim os levantamentos indevidos da sua conta bancária”, explica a polícia na rede social.

A PSP recomenda aos cidadãos para recusarem o pagamento por esta via, caso não compreendam bem o funcionamento da aplicação, ou então para que solicitem informações ao seu banco antes de a começarem a utilizar.

A polícia sugere ainda os utilizadores que tentem sempre receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária e, além disso, para nunca seguir instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.