Os psicopatas gostam do café forte – e sem açúcar

Um estudo de 2016 aponta para uma relação entre a forma como bebe o seu café e a possibilidade de ser (ou não) um psicopata. Por isso, se gosta, ou conhece quem goste, do café forte, é melhor estar atento aos sinais.

De acordo com um estudo publicado em 2016 na revista Appetite, os cientistas encontraram uma correlação entre o gosto por cafés fortes e tendências psicopatas.

A pesquisa investigou mais de 1000 pessoas, a quem os cientistas perguntaram as suas preferências em termos de comida e sabores. Os participantes fizeram depois uma série de testes de personalidade que avaliavam traços antissociais, como sadismo, narcisismo e psicopatia.

O estudo, conduzido por investigadores da Universidade de Innsbruck, na Áustria, descobriu que a preferência por sabores amargos estava ligada a comportamentos psicopatas.

A associação mais próxima foi entre comida amarga e “sadismo diário”, que é como quem diz tirar prazer ao infligir níveis moderados de dor a outros.

E não é só o café forte que deve fazer soar os alarmes: o estudo também descobriu que participantes que relataram gostar de rabanetes, aipo e água tónica também eram mais propensos a ter ou desenvolver traços antissociais.

Esta não é a primeira vez que um estudo científico encontra uma ligação entre os gostos e a personalidade. Estudos anteriores mostraram que experiências de sabor doce aumentam a “afabilidade” e a vontade de ajudar, enquanto que experiências de gosto amargo aumentam a hostilidade e provocam julgamentos morais mais duros.

Os investigadores Christina Sagioglou e Tobias Greitemeyer acreditam que esta associação pode-se “tornar crónica” em pessoas que têm um gosto forte por sabores amargos, e levá-las a ter personalidades mais hostis.

Por isso, talvez seja boa ideia começar a tomar atenção à maneira como as pessoas que o rodeiam pedem o café.

ZAP // Indy100

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Diz que os psicopatas também costumam ter duas mãos (é raro os que não têm) e que quando têm sede gostam de beber água… cada vez se sabe mais sobre este grupo, ainda bem, viva a ciência.

  2. Devo ser um psicopata valente. Adoro bicas italianas sem açucar e sinceramente gosto de mastigar o grão do café torrado. Acreditem, é verdade,.. sempre foi assim ! Mas tudo nem é mau,.. odeio rabanetes, detesto aipo e água tónica nem pensar. ( Gin,… só na caipiroska, quando não há Vodka, está claro). Positivamente, isto deve fazer-me melhor. Mas oportunamente,… adoro o chocolate de leite da Nestlé,
    Bolo de ovos de Aveiro, Kindin do Brasil,… e agora ? O que dirão dos meus gostos estes homens de tanta ciência?

  3. Não conheço café pq não bebo muito, mas aposto que quem saboreia o café, entende bem do assunto, não beberia com açúcar, a pessoa quer beber café, não água com açúcar e excencia de cafe, açúcar muda demais o sabor, quem acostuma tomar suco sem açúcar, sente o sabor das frutas, esse tipo de pesquisa… não entendo isso, daqui a pouco vão falar quem bebe vinho seco tem dendencia a ser psicopatas tbm?

RESPONDER

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …