Um estudo de 2016 aponta para uma relação entre a forma como bebe o seu café e a possibilidade de ser (ou não) um psicopata. Por isso, se gosta, ou conhece quem goste, do café forte, é melhor estar atento aos sinais.
De acordo com um estudo publicado em 2016 na revista Appetite, os cientistas encontraram uma correlação entre o gosto por cafés fortes e tendências psicopatas.
A pesquisa investigou mais de 1000 pessoas, a quem os cientistas perguntaram as suas preferências em termos de comida e sabores. Os participantes fizeram depois uma série de testes de personalidade que avaliavam traços antissociais, como sadismo, narcisismo e psicopatia.
O estudo, conduzido por investigadores da Universidade de Innsbruck, na Áustria, descobriu que a preferência por sabores amargos estava ligada a comportamentos psicopatas.
A associação mais próxima foi entre comida amarga e “sadismo diário”, que é como quem diz tirar prazer ao infligir níveis moderados de dor a outros.
E não é só o café forte que deve fazer soar os alarmes: o estudo também descobriu que participantes que relataram gostar de rabanetes, aipo e água tónica também eram mais propensos a ter ou desenvolver traços antissociais.
Esta não é a primeira vez que um estudo científico encontra uma ligação entre os gostos e a personalidade. Estudos anteriores mostraram que experiências de sabor doce aumentam a “afabilidade” e a vontade de ajudar, enquanto que experiências de gosto amargo aumentam a hostilidade e provocam julgamentos morais mais duros.
Os investigadores Christina Sagioglou e Tobias Greitemeyer acreditam que esta associação pode-se “tornar crónica” em pessoas que têm um gosto forte por sabores amargos, e levá-las a ter personalidades mais hostis.
Por isso, talvez seja boa ideia começar a tomar atenção à maneira como as pessoas que o rodeiam pedem o café.
ZAP // Indy100
Já sei que não sou um ,pois nem tomo café.!
Eu item!
Estou a começar a habituar-me a tomar café sem açúcar… hmmm
Diz que os psicopatas também costumam ter duas mãos (é raro os que não têm) e que quando têm sede gostam de beber água… cada vez se sabe mais sobre este grupo, ainda bem, viva a ciência.
mentira… eu gosto de cafe c açucar !
Concordo contigo.
Há quem se dedique a gastar o dinheiro dos outros em disparates!
Lá está, há sempre uma exceção à regra. Quantos é que o caro amigo limpou hoje?
Ainda nenhum. A hora de saída do trabalho é sempre a que me coloca maiores desafios ao autocontrolo !
Pior eh, quem publica baboseiras destas
vou deixar o meu emprego ! esta reportagem alertou que estou rodeado deles 😉
Devo ser um psicopata valente. Adoro bicas italianas sem açucar e sinceramente gosto de mastigar o grão do café torrado. Acreditem, é verdade,.. sempre foi assim ! Mas tudo nem é mau,.. odeio rabanetes, detesto aipo e água tónica nem pensar. ( Gin,… só na caipiroska, quando não há Vodka, está claro). Positivamente, isto deve fazer-me melhor. Mas oportunamente,… adoro o chocolate de leite da Nestlé,
Bolo de ovos de Aveiro, Kindin do Brasil,… e agora ? O que dirão dos meus gostos estes homens de tanta ciência?
Que não passas de um abrutalhado. Venha o próximo…
Não conheço café pq não bebo muito, mas aposto que quem saboreia o café, entende bem do assunto, não beberia com açúcar, a pessoa quer beber café, não água com açúcar e excencia de cafe, açúcar muda demais o sabor, quem acostuma tomar suco sem açúcar, sente o sabor das frutas, esse tipo de pesquisa… não entendo isso, daqui a pouco vão falar quem bebe vinho seco tem dendencia a ser psicopatas tbm?