PSD/Lisboa retira confiança política a Teresa Leal Coelho

A concelhia de Lisboa do PSD anunciou esta quarta-feira ter decidido retirar a confiança política à vereadora social-democrata Teresa Leal Coelho, que deixará assim de representar o partido na autarquia da capital.

A direção da concelhia do PSD aprovou uma deliberação que visa a retirada de confiança política à autarca, numa reunião da Comissão Política da secção de Lisboa, que começou na noite terça-feira e se prolongou até ao início da madrugada desta quarta-feira.

De acordo com o jornal Observador, a decisão foi tomada por unanimidade.

Os sociais-democratas justificaram a decisão com o facto de a vereadora ter votado a favor da recondução de Manuel Salgado à presidência do conselho de administração da empresa municipal SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, desrespeitando a orientação de voto indicada pela concelhia, e permitindo a aprovação da proposta.

De acordo com o documento, ao qual a Lusa teve acesso, “atendendo às diversas posições públicas contrárias a esta nomeação, (…) constata-se que, sem o apoio e sem o voto da vereadora Teresa Leal Coelho, a nomeação de Manuel Salgado não teria sido aprovada”.

Na deliberação, assinada pelo presidente da concelhia de Lisboa do PSD, Rogério Jóia, a vereadora social-democrata é também acusada de uma “total descoordenação com os órgãos do partido na cidade, consubstanciada pela verificação de algumas votações divergentes com o outro vereador do PSD, em matérias que são politicamente sensíveis e onde – certamente por coincidência — o PS se encontrava isolado e sem o apoio do seu parceiro de gestão autárquica”.

Esta terça-feira, em declarações ao semanário Expresso, Teresa Leal Coelho afastou a sua demissão. “Há um grupo de pessoas que vai de golpe em golpe para afastar quem foi eleito mas isso não é compatível com a democracia nem com a história do PSD”, disse.

A Câmara de Lisboa aprovou na quinta-feira, por escrutínio secreto, a reeleição de Manuel Salgado à presidência do conselho de administração da empresa municipal SRU, com nove votos a favor e oito contra.

O executivo da Câmara de Lisboa, liderado por Fernando Medina, é composto por oito vereadores eleitos pelo PS, quatro eleitos pelo CDS-PP, dois vereadores do PSD, dois eleitos pela CDU (coligação PCP/PEV) e um vereador do BE, partido que tem um acordo de governação com os socialistas.

Apesar de a votação ter sido secreta, CDS-PP, BE, PCP e o vereador do PSD anunciaram publicamente o seu voto contra, enquanto Teresa Leal Coelho já tinha revelado que iria votar favoravelmente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. “desrespeitando a orientação de voto indicada pela concelhia”

    Vergonhoso… porque precisamos de politicos, deputados e afins ? Podem la por bonecos se o voto pessoal nao existe e servem apenas para votar de acordo com a vontade de uma entidade superior

    • Sr. Ricardo Pereira, totalmente de acordo consigo. Não conhecendo o tema, vamos supor que o tal Sr. até fez um trabalho e merecia ser reconduzido?! Não, mas não pode. Vamos VOTAR para nomear outro qualquer, quiça nem percebendo nada do assunto, porque reconduzir o actual é contra a orientação do partido…
      Cumprimentos.

      • meu caro “estúpido”,em democracia tem que haver oposição e sendo o psd a oposição compete-lhe a “ele”essa posição,e não podem ser os interesses premiscuos de quem que seja a comandar posições e isto é válido para todos,aliás,tanto nas câmaras,juntas,ou governos ninguém “faz obra”,são pagos para serem profissionais com isenção e competentes,senão…

  2. Eu pensava que um vereador tinha mais autonomia em relação à direcção do partido A B ou C…Há que melhorar e aperfeiçoar a “democracia interna, neste caso, no PSD”…

    • Se a liberdade de expressão e a democracia dentro do PSD, é esta, imagine-se como seria no governo….é por isso que temos muitos “fiascos” na governação. As pessoas estão lá mas não é para terem vontade própria e discutir ideias, mas sim para serem como ovelhinhas a caminho do ” redil” : Vão para onde as tocarem! É lamentável.

  3. meu caro “estúpido”,em democracia tem que haver oposição e sendo o psd a oposição compete-lhe a “ele”essa posição,e não podem ser os interesses premiscuos de quem que seja a comandar posições e isto é válido para todos,aliás,tanto nas câmaras,juntas,ou governos ninguém “faz obra”,são pagos para serem profissionais com isenção e competentes,senão…

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …