PSD/Lisboa retira confiança política a Teresa Leal Coelho

A concelhia de Lisboa do PSD anunciou esta quarta-feira ter decidido retirar a confiança política à vereadora social-democrata Teresa Leal Coelho, que deixará assim de representar o partido na autarquia da capital.

A direção da concelhia do PSD aprovou uma deliberação que visa a retirada de confiança política à autarca, numa reunião da Comissão Política da secção de Lisboa, que começou na noite terça-feira e se prolongou até ao início da madrugada desta quarta-feira.

De acordo com o jornal Observador, a decisão foi tomada por unanimidade.

Os sociais-democratas justificaram a decisão com o facto de a vereadora ter votado a favor da recondução de Manuel Salgado à presidência do conselho de administração da empresa municipal SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, desrespeitando a orientação de voto indicada pela concelhia, e permitindo a aprovação da proposta.

De acordo com o documento, ao qual a Lusa teve acesso, “atendendo às diversas posições públicas contrárias a esta nomeação, (…) constata-se que, sem o apoio e sem o voto da vereadora Teresa Leal Coelho, a nomeação de Manuel Salgado não teria sido aprovada”.

Na deliberação, assinada pelo presidente da concelhia de Lisboa do PSD, Rogério Jóia, a vereadora social-democrata é também acusada de uma “total descoordenação com os órgãos do partido na cidade, consubstanciada pela verificação de algumas votações divergentes com o outro vereador do PSD, em matérias que são politicamente sensíveis e onde – certamente por coincidência — o PS se encontrava isolado e sem o apoio do seu parceiro de gestão autárquica”.

Esta terça-feira, em declarações ao semanário Expresso, Teresa Leal Coelho afastou a sua demissão. “Há um grupo de pessoas que vai de golpe em golpe para afastar quem foi eleito mas isso não é compatível com a democracia nem com a história do PSD”, disse.

A Câmara de Lisboa aprovou na quinta-feira, por escrutínio secreto, a reeleição de Manuel Salgado à presidência do conselho de administração da empresa municipal SRU, com nove votos a favor e oito contra.

O executivo da Câmara de Lisboa, liderado por Fernando Medina, é composto por oito vereadores eleitos pelo PS, quatro eleitos pelo CDS-PP, dois vereadores do PSD, dois eleitos pela CDU (coligação PCP/PEV) e um vereador do BE, partido que tem um acordo de governação com os socialistas.

Apesar de a votação ter sido secreta, CDS-PP, BE, PCP e o vereador do PSD anunciaram publicamente o seu voto contra, enquanto Teresa Leal Coelho já tinha revelado que iria votar favoravelmente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. “desrespeitando a orientação de voto indicada pela concelhia”

    Vergonhoso… porque precisamos de politicos, deputados e afins ? Podem la por bonecos se o voto pessoal nao existe e servem apenas para votar de acordo com a vontade de uma entidade superior

    • Sr. Ricardo Pereira, totalmente de acordo consigo. Não conhecendo o tema, vamos supor que o tal Sr. até fez um trabalho e merecia ser reconduzido?! Não, mas não pode. Vamos VOTAR para nomear outro qualquer, quiça nem percebendo nada do assunto, porque reconduzir o actual é contra a orientação do partido…
      Cumprimentos.

      • meu caro “estúpido”,em democracia tem que haver oposição e sendo o psd a oposição compete-lhe a “ele”essa posição,e não podem ser os interesses premiscuos de quem que seja a comandar posições e isto é válido para todos,aliás,tanto nas câmaras,juntas,ou governos ninguém “faz obra”,são pagos para serem profissionais com isenção e competentes,senão…

  2. Eu pensava que um vereador tinha mais autonomia em relação à direcção do partido A B ou C…Há que melhorar e aperfeiçoar a “democracia interna, neste caso, no PSD”…

    • Se a liberdade de expressão e a democracia dentro do PSD, é esta, imagine-se como seria no governo….é por isso que temos muitos “fiascos” na governação. As pessoas estão lá mas não é para terem vontade própria e discutir ideias, mas sim para serem como ovelhinhas a caminho do ” redil” : Vão para onde as tocarem! É lamentável.

  3. meu caro “estúpido”,em democracia tem que haver oposição e sendo o psd a oposição compete-lhe a “ele”essa posição,e não podem ser os interesses premiscuos de quem que seja a comandar posições e isto é válido para todos,aliás,tanto nas câmaras,juntas,ou governos ninguém “faz obra”,são pagos para serem profissionais com isenção e competentes,senão…

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …