“PSD subiu nas sondagens porque deixou de ser um partido de kamikazes”

António Cotrim / Lusa

O cabeça de lista do PS às eleições europeias, Pedro Marques, considerou que o PSD tem vindo a subir nas sondagens porque parou de “andar aos tiros”, deixando de ser um “partido de kamikazes”.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, esta sexta-feira publicada, o candidato socialista analisa a subida de mais de doze pontos percentuais do PSD em algumas sondagens, que tem surgindo também noutras projeções empatado com o PS.

“Nas primeiras sondagens da Aximage o PSD era um partido de kamikazes, andavam aos tiros uns aos outros. Entretanto o PSD parou com essa situação e tornou-se aquilo que é normalmente, um partido importante da nossa democracia”, começou por dizer.

“Já o PS tornou-se uma referência europeia com os resultados que temos em Portugal de uma alternativa política que construímos e que conseguimos afirmar na Europa, dentro do quadro dos tratados”, sustentou.

Pedro Marques negou que o primeiro-ministro, António Costa, tenha ameaçado demitir-se para estancar a queda do PS nas sondagens. “António Costa não tentou provocar uma crise política, tentou evitar uma crise orçamental. Fez um aviso àqueles partidos políticos a dizer que “se esta bomba orçamental rebentar nas mãos dos portugueses, vamos a eleições”.

“Numa quinta-feira à noite PSD, CDS, Bloco e PCP juntaram-se em coligação negativa e a direita deu uma cambalhota”, atira o cabeça de lista do PS.

O socialista vai ainda mais longe, considerando que a ameaça de António Costa não implica o fim da geringonça. Esta posição tinha já sido defendida pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro.

“Não faço esse tipo de cenários. Houve uma situação concreta em que Bloco e PCP se aliaram à direita, indo claramente longe demais, que foi depois, espero, travada pela ação corajosa do primeiro-ministro e do Governo. Continuaremos a executar, até ao fim da legislatura, o mandato que resulta do último Orçamento aprovado com esses partidos. Cenários pós-eleitorais dependem dos resultados que aconteçam“.

E frisa: “Mas ficou ainda mais claro para os portugueses que o partido onde está a responsabilidade orçamental é o PS. Porque fomos nós que entregámos os défices mais baixos da democracia e porque não nos metemos em aventuras”.

Questionado sobre se pediu, no passado, a António costa para sair do Governo, Pedrou Marques negou. “Não. Estou aqui completamente comprometido. Estive comprometido até ao último dia enquanto integrei o Governo”, reiterou.

A eleições europeias arrancam a 23 de maio. Portugal vai às urnas a 26 do mesmo mês.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao que chega a terrível e desvergonhada demagogia deste papagaio. Diz ele: “o partido onde está a responsabilidade orçamental é o PS. Porque fomos nós que entregámos os défices mais baixos da democracia e porque não nos metemos em aventuras”. Este indivíduo está a gozar com os portugueses. Então não foi o seu partido que nos deixou um défice altíssimo associado a uma bancarrota, que todos nós tivemos que suportar ?! Não nos metemos em aventuras ?! Ainda quer mais patifaria do que aquela que foi cometida pelo PS, sob o comando do seu Secretário Geral ?! E já nem vale a pena voltar a falar das outras 2 bancarrotas legadas pelo PS aos portugueses. Este sujeito, que é uma verdadeira nulidade, ao menos deveria sentir vergonha na cara. Para onde caminhamos, com tralha desta ?

  2. O Boquinhas anda aflito, o padrinho bem grita por ele que até já parece substituir as outras que alguém alcunhou de esganiçadas e que até têm andado mais calminhas talvez por vergonha.

  3. É justamente por políticos como este que este que os cidadãos estão cada vez mais descrentes. As afirmações que faz, como já referido em comentário anterior, são um insulto à memória dos portugueses e, pior, este Sr., enquanto ministro das obras públicas, ando a passear pelo país a fazer discursos recheados de promessas, nunca cumpridas e, inclusivé, o seu substituto reconheceu há poucos dias o elevado incumprimento em relação às obras alardeadas por este “papagaio”. É uma vergonha.

RESPONDER

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …

Governo alarga apoios a sócios-gerentes sem trabalhadores

O Governo enviou esta segunda-feira para promulgação pelo Presidente da República um decreto com alterações ao regime de apoio extraordinário dos trabalhadores independentes, estendendo agora os benefícios aos sócios-gerentes sem trabalhadores por conta de outrem. Este …

"Futebol precisa de dar e sofrer porque pode." Anúncio de lay-off do Liverpool gera críticas e um pedido de desculpas

O Liverpool anunciou que ia avançar com um mecanismo do Governo britânico semelhante ao lay-off que está a ser usado em Portugal, para receber apoios para pagar aos funcionários do clube que não são jogadores, …

"Semana D" na Educação. Alunos do 12.º com prioridade no regresso às aulas

O Ministério da Educação, liderado por Tiago Brandão Rodrigues, reúne-se esta terça-feira com os vários representantes da comunidade escolar para discutir como será o 3.º período de aulas numa época de contenção do novo coronavírus. Esta …

Benfica, Sporting e FC Porto querem cortar salários em 50%

Os 'três grandes' do futebol português querem cortar a folha salarial dos jogadores em 50%. Em causa está o controlo dos danos financeiros da pandemia de covid-19. Benfica, Sporting e FC Porto querem reduzir os salários …

Mais 34 vítimas mortais e 44 recuperados. Novos casos sobem 6%

Portugal regista nesta terça-feira 12.442 casos positivos de covid-19, mais 731 do que esta segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde. Trata-se de um aumento de 5,7% no número de novos casos. Esta taxa …

Emigrante infetado foi detido no domingo por andar a passear. Agora fugiu

Está a ser procurado pela polícia o emigrante infetado com o novo coronavírus que foi detido na Póvoa de Varzim, este domingo, por violar o dever de confinamento. De acordo com o Jornal de Notícias, o …