“PSD subiu nas sondagens porque deixou de ser um partido de kamikazes”

António Cotrim / Lusa

O cabeça de lista do PS às eleições europeias, Pedro Marques, considerou que o PSD tem vindo a subir nas sondagens porque parou de “andar aos tiros”, deixando de ser um “partido de kamikazes”.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, esta sexta-feira publicada, o candidato socialista analisa a subida de mais de doze pontos percentuais do PSD em algumas sondagens, que tem surgindo também noutras projeções empatado com o PS.

“Nas primeiras sondagens da Aximage o PSD era um partido de kamikazes, andavam aos tiros uns aos outros. Entretanto o PSD parou com essa situação e tornou-se aquilo que é normalmente, um partido importante da nossa democracia”, começou por dizer.

“Já o PS tornou-se uma referência europeia com os resultados que temos em Portugal de uma alternativa política que construímos e que conseguimos afirmar na Europa, dentro do quadro dos tratados”, sustentou.

Pedro Marques negou que o primeiro-ministro, António Costa, tenha ameaçado demitir-se para estancar a queda do PS nas sondagens. “António Costa não tentou provocar uma crise política, tentou evitar uma crise orçamental. Fez um aviso àqueles partidos políticos a dizer que “se esta bomba orçamental rebentar nas mãos dos portugueses, vamos a eleições”.

“Numa quinta-feira à noite PSD, CDS, Bloco e PCP juntaram-se em coligação negativa e a direita deu uma cambalhota”, atira o cabeça de lista do PS.

O socialista vai ainda mais longe, considerando que a ameaça de António Costa não implica o fim da geringonça. Esta posição tinha já sido defendida pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro.

“Não faço esse tipo de cenários. Houve uma situação concreta em que Bloco e PCP se aliaram à direita, indo claramente longe demais, que foi depois, espero, travada pela ação corajosa do primeiro-ministro e do Governo. Continuaremos a executar, até ao fim da legislatura, o mandato que resulta do último Orçamento aprovado com esses partidos. Cenários pós-eleitorais dependem dos resultados que aconteçam“.

E frisa: “Mas ficou ainda mais claro para os portugueses que o partido onde está a responsabilidade orçamental é o PS. Porque fomos nós que entregámos os défices mais baixos da democracia e porque não nos metemos em aventuras”.

Questionado sobre se pediu, no passado, a António costa para sair do Governo, Pedrou Marques negou. “Não. Estou aqui completamente comprometido. Estive comprometido até ao último dia enquanto integrei o Governo”, reiterou.

A eleições europeias arrancam a 23 de maio. Portugal vai às urnas a 26 do mesmo mês.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao que chega a terrível e desvergonhada demagogia deste papagaio. Diz ele: “o partido onde está a responsabilidade orçamental é o PS. Porque fomos nós que entregámos os défices mais baixos da democracia e porque não nos metemos em aventuras”. Este indivíduo está a gozar com os portugueses. Então não foi o seu partido que nos deixou um défice altíssimo associado a uma bancarrota, que todos nós tivemos que suportar ?! Não nos metemos em aventuras ?! Ainda quer mais patifaria do que aquela que foi cometida pelo PS, sob o comando do seu Secretário Geral ?! E já nem vale a pena voltar a falar das outras 2 bancarrotas legadas pelo PS aos portugueses. Este sujeito, que é uma verdadeira nulidade, ao menos deveria sentir vergonha na cara. Para onde caminhamos, com tralha desta ?

  2. O Boquinhas anda aflito, o padrinho bem grita por ele que até já parece substituir as outras que alguém alcunhou de esganiçadas e que até têm andado mais calminhas talvez por vergonha.

  3. É justamente por políticos como este que este que os cidadãos estão cada vez mais descrentes. As afirmações que faz, como já referido em comentário anterior, são um insulto à memória dos portugueses e, pior, este Sr., enquanto ministro das obras públicas, ando a passear pelo país a fazer discursos recheados de promessas, nunca cumpridas e, inclusivé, o seu substituto reconheceu há poucos dias o elevado incumprimento em relação às obras alardeadas por este “papagaio”. É uma vergonha.

RESPONDER

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …