“PSD subiu nas sondagens porque deixou de ser um partido de kamikazes”

António Cotrim / Lusa

O cabeça de lista do PS às eleições europeias, Pedro Marques, considerou que o PSD tem vindo a subir nas sondagens porque parou de “andar aos tiros”, deixando de ser um “partido de kamikazes”.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, esta sexta-feira publicada, o candidato socialista analisa a subida de mais de doze pontos percentuais do PSD em algumas sondagens, que tem surgindo também noutras projeções empatado com o PS.

“Nas primeiras sondagens da Aximage o PSD era um partido de kamikazes, andavam aos tiros uns aos outros. Entretanto o PSD parou com essa situação e tornou-se aquilo que é normalmente, um partido importante da nossa democracia”, começou por dizer.

“Já o PS tornou-se uma referência europeia com os resultados que temos em Portugal de uma alternativa política que construímos e que conseguimos afirmar na Europa, dentro do quadro dos tratados”, sustentou.

Pedro Marques negou que o primeiro-ministro, António Costa, tenha ameaçado demitir-se para estancar a queda do PS nas sondagens. “António Costa não tentou provocar uma crise política, tentou evitar uma crise orçamental. Fez um aviso àqueles partidos políticos a dizer que “se esta bomba orçamental rebentar nas mãos dos portugueses, vamos a eleições”.

“Numa quinta-feira à noite PSD, CDS, Bloco e PCP juntaram-se em coligação negativa e a direita deu uma cambalhota”, atira o cabeça de lista do PS.

O socialista vai ainda mais longe, considerando que a ameaça de António Costa não implica o fim da geringonça. Esta posição tinha já sido defendida pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro.

“Não faço esse tipo de cenários. Houve uma situação concreta em que Bloco e PCP se aliaram à direita, indo claramente longe demais, que foi depois, espero, travada pela ação corajosa do primeiro-ministro e do Governo. Continuaremos a executar, até ao fim da legislatura, o mandato que resulta do último Orçamento aprovado com esses partidos. Cenários pós-eleitorais dependem dos resultados que aconteçam“.

E frisa: “Mas ficou ainda mais claro para os portugueses que o partido onde está a responsabilidade orçamental é o PS. Porque fomos nós que entregámos os défices mais baixos da democracia e porque não nos metemos em aventuras”.

Questionado sobre se pediu, no passado, a António costa para sair do Governo, Pedrou Marques negou. “Não. Estou aqui completamente comprometido. Estive comprometido até ao último dia enquanto integrei o Governo”, reiterou.

A eleições europeias arrancam a 23 de maio. Portugal vai às urnas a 26 do mesmo mês.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao que chega a terrível e desvergonhada demagogia deste papagaio. Diz ele: “o partido onde está a responsabilidade orçamental é o PS. Porque fomos nós que entregámos os défices mais baixos da democracia e porque não nos metemos em aventuras”. Este indivíduo está a gozar com os portugueses. Então não foi o seu partido que nos deixou um défice altíssimo associado a uma bancarrota, que todos nós tivemos que suportar ?! Não nos metemos em aventuras ?! Ainda quer mais patifaria do que aquela que foi cometida pelo PS, sob o comando do seu Secretário Geral ?! E já nem vale a pena voltar a falar das outras 2 bancarrotas legadas pelo PS aos portugueses. Este sujeito, que é uma verdadeira nulidade, ao menos deveria sentir vergonha na cara. Para onde caminhamos, com tralha desta ?

  2. O Boquinhas anda aflito, o padrinho bem grita por ele que até já parece substituir as outras que alguém alcunhou de esganiçadas e que até têm andado mais calminhas talvez por vergonha.

  3. É justamente por políticos como este que este que os cidadãos estão cada vez mais descrentes. As afirmações que faz, como já referido em comentário anterior, são um insulto à memória dos portugueses e, pior, este Sr., enquanto ministro das obras públicas, ando a passear pelo país a fazer discursos recheados de promessas, nunca cumpridas e, inclusivé, o seu substituto reconheceu há poucos dias o elevado incumprimento em relação às obras alardeadas por este “papagaio”. É uma vergonha.

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …