PS e PSD podem empatar nas europeias

PSD / Flickr; José Sena Goulão / Lusa

Rui Rio, António Costa

Foram divulgadas as sondagens da Aximage e Pitagórica. Há diferenças nos resultados, mas ambas mostram o mesmo: o PS à frente do PSD por pouco mais de 1% e em possível situação de empate técnico.

Na sondagem do Negócios/CM, na liderança das intenções de voto, o PS teria 31,7% dos votos se as eleições se realizassem esta sexta-feira, com possibilidade de eleger entre oito a nove eurodeputados. Já o PSD teria 29% das intenções de voto, podendo levar para o Parlamento Europeu entre sete a oito eurodeputados.

Nesta sondagem, a CDU surge na terceira posição com 8,4% das intenções de voto e, logo a seguir, surge o BE com 8,3% dos votos. A seguir, surge o CDS/PP com 7,7%. Na corrida para eleger apenas um eurodeputado, surgem no final desta sondagem o Basta com 1,8% dos votos e o PAN e o Aliança, ambos com 1,3%.

Os resultados obtidos para a TSF e o JN não são muito diferentes. O PS, com 30,3% das intenções de voto, surge também à frente do PSD, com 29%. Se fossem assim os resultados, os dois partidos elegeriam oito eurodeputados, ficando numa situação de empate técnico.

Nas últimas eleições de 2014, o PS, com 31,36% dos votos, ganhou ao PSD, que teve apenas 27,71% dos resultados. Foi este resultado que levou à queda de António José Seguro, antigo secretário geral do PS, quando o atual primeiro-ministro, António Costa, na altura presidente da Câmara de Lisboa, tomou a liderança do partido.

Em terceiro lugar nos resultados da Pitagórica, está o BE com 11,3%. Já o CDS/PP, ficaria em quarto com 7,6% dos resultados e, em último, a CDU, com 6,5%. Nestas contas, não haveria hipótese para mais partidos terem hipótese de chegar a Bruxelas, ao contrário da outra sondagem.

As duas sondagens referem também que há ainda eleitores indecisos, mas variam bastante nos resultados. A Aximage afirma que há apenas 3,5%. Já a Pitagórica diz que há ainda 26,2%.

Pedro Marques é o menos popular

Na popularidade dos candidatos parece ser Pedro Marques, o cabeça de lista do PS, a criar dores de cabeça para as contas dos socialistas contra o PSD. Segundo a Aximage, num teste de popularidade, o antigo Ministro do Planeamento é o menos conhecido.

29,9% dos inquiridos sabe identificar quem é o eurodeputado Paulo Rangel, o cabeça de lista dos sociais-democratas. Já Pedro Marques desce em relação a resultados anteriores, com apenas 20,4% dos inquiridos a saberem dizer quem é o candidato.

Nestes resultados a eurodeputada Marisa Matias, a cabeça de lista do BE, surge com 16,2% dos resultados, seguida pelos eurodeputados Nuno Melo cabeça de lista do CDS/PP, e João Ferreira, cabeça de lista da CDU, com apenas 5,6%.

No que respeita a classificações de desempenho, a mesma sondagem põe na liderança Marisa Matias, com uma nota de 11 valores (em 20). Paulo Rangel tem também nota positiva, mas só de passagem: 10,3. Nuno Melo, João Ferreira e Pedro Marques ficam com classificação negativa segundo os inquiridos, com 9,5, 9,2 e 8,8.

Os resultados da Pitagórica relativos à idade dos eleitores mostram que o PSD parece estar a cativar eleitores mais novos, com 25 e 34 anos, ao estar oito pontos percentuais à frente do PS.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sondagens….há para todos os gostos , só que todas têm um problema, qual será a percentagem de abstenção , e é aí que a porca torce o rabo, com abstenções de 65 ou até 70 % os resultados são imprevisíveis. E atenção é preciso um mínimo de 4% para algum partido eleger deputados.

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …