PSD propõe marido de porta-voz da Justiça para Conselho do MP. Rio afasta incompatibilidades

João Relvas / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

A direção do PSD escolheu o marido de Mónica Quintela, dirigente social-democrata que tem a pasta da Justiça, para fazer parte do órgão de disciplina dos magistrados do Ministério Público.

Rui Rio, presidente do PSD, propôs o nome de Rui da Silva Leal para integrar o Conselho Superior do Ministério Público. O advogado, que também fez parte da defesa de Pedro Dias, é marido de Mónica Quintela, deputada e porta-voz do PSD para a área da Justiça, avança a SIC Notícias.

O matutino dá conta do desconforto no partido. Um dos deputados reconheceu à SIC que esta escolha pode fragilizar o PSD, depois das críticas que fez ao chamado familygate.

No entanto, Rui Rio afastou incompatibilidades. Numa nota enviada às redações e citada pelo Expresso, o presidente social-democrata argumentou que comparar esta decisão à “nomeação direta de familiares ‘em catadupa’ por parte de um Governo para lugares executivos com salário atribuído e pago por quem nomeia, só pode ser feito por manifesta má-fé, já que não há, entre eles, qualquer semelhança que se possa atribuir”.

Rio explicou ainda que Silva Leal “não está a ser nomeado pelo presidente do PSD para nenhum cargo”, mas sim a ser “indicado para uma lista que vai ser votada pelos deputados da Assembleia da República, ao contrário dos múltiplos exemplos que protagonizaram o chamado familygate”.

Não sendo um cargo executivo, continua o líder, e não tendo qualquer vencimento atribuído, “ao contrário do que aconteceu com os casos públicos ligados ao Governo”, esta indicação não assume a gravidade dos anteriores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …

Guterres enumera os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

António Guterres listou, esta quinta-feira, os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que causam incerteza e instabilidade: mudança climática, desconfiança da população, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas. O secretário-geral da ONU identificou esta quinta-feira, numa intervenção em Davos, …

Aeroporto do Montijo é uma das decisões "mais ridículas" e um erro que "custará caro"

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, continua a defender Alcochete para o novo aeroporto, considerando que Montijo "vai ficar na história da aviação mundial como uma das soluções mais ridículas de sempre". Em declarações …