/

PSD propõe marido de porta-voz da Justiça para Conselho do MP. Rio afasta incompatibilidades

João Relvas / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

A direção do PSD escolheu o marido de Mónica Quintela, dirigente social-democrata que tem a pasta da Justiça, para fazer parte do órgão de disciplina dos magistrados do Ministério Público.

Rui Rio, presidente do PSD, propôs o nome de Rui da Silva Leal para integrar o Conselho Superior do Ministério Público. O advogado, que também fez parte da defesa de Pedro Dias, é marido de Mónica Quintela, deputada e porta-voz do PSD para a área da Justiça, avança a SIC Notícias.

O matutino dá conta do desconforto no partido. Um dos deputados reconheceu à SIC que esta escolha pode fragilizar o PSD, depois das críticas que fez ao chamado familygate.

No entanto, Rui Rio afastou incompatibilidades. Numa nota enviada às redações e citada pelo Expresso, o presidente social-democrata argumentou que comparar esta decisão à “nomeação direta de familiares ‘em catadupa’ por parte de um Governo para lugares executivos com salário atribuído e pago por quem nomeia, só pode ser feito por manifesta má-fé, já que não há, entre eles, qualquer semelhança que se possa atribuir”.

Rio explicou ainda que Silva Leal “não está a ser nomeado pelo presidente do PSD para nenhum cargo”, mas sim a ser “indicado para uma lista que vai ser votada pelos deputados da Assembleia da República, ao contrário dos múltiplos exemplos que protagonizaram o chamado familygate”.

Não sendo um cargo executivo, continua o líder, e não tendo qualquer vencimento atribuído, “ao contrário do que aconteceu com os casos públicos ligados ao Governo”, esta indicação não assume a gravidade dos anteriores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.