/

PSD e oposição querem apoios a famílias numerosas e monoparentais. Maioria parlamentar pode obrigar Governo a alargar apoio

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O PSD vai apresentar uma proposta para facilitar o acesso dos progenitores de famílias numerosas (com três ou mais filhos) e monoparentais ao apoio criado por causa do encerramento das escolas.

O Jornal de Negócios avança esta sexta-feira que o PSD e outros partidos da oposição podem formar uma maioria parlamentar para obrigar o Governo a alargar os apoios à assistência a filhos no caso das famílias numerosas (três ou mais filhos) e monoparentais.

O Parlamento vai debater na próxima quinta-feira um eventual alargamento, uma vez que, atualmente, basta que um dos pais tenha possibilidade de fazer teletrabalho para que nenhum dos dois possa aceder ao apoio. Ana Mendes Godinho já avisou que os recursos são “limitados”.

O PCP e o Bloco de Esquerda querem ir mais longe nos apoios e pediram uma apreciação parlamentar de um diploma, mas quem pode decidir tudo é o PSD, que irá “apresentar propostas de alteração no sentido de apoiar as famílias numerosas e monoparentais que estão em teletrabalho e que têm dificuldade em acompanhar os filhos”.

Relativamente às famílias numerosas, “o que o PSD vai propor é que um progenitor possa estar em teletrabalho e o outro receba o apoio à família”, enquanto que, “no caso das famílias monoparentais, o objetivo é excecionar a obrigatoriedade do teletrabalho, permitindo ao progenitor optar ou pelo teletrabalho ou pelo apoio à família”.

Estas intenções foram transmitidas ao Negócios pela vice-presidente da bancada do PSD, Clara Marques Mendes.

Esta quinta-feira, a Provedora da Justiça também se pronunciou acerca desta matéria, defendendo que os pais em teletrabalho e com filhos menores de 12 anos devem ter acesso ao apoio à família ou beneficiar do acolhimento em escolas dado aos filhos dos trabalhadores dos serviços essenciais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.