PSD continua a subir, mas PS resiste ao caso Tancos

presidencia.pt

A uma semana das eleições legislativas, o Partido Socialista continua a ver a distância para o Partido Social Democrata diminuir à medida que o tempo passa.

A nova sondagem da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF traz notícias agridoces para o PS: por um lado, o caso Tancos não parece ter chamuscado o partido, que até sobe seis décimas, de 37,1% para 37,7%, face ao dia anterior.

Por outro, os socialistas veem o PSD subir ainda mais (1,3 pontos percentuais, o dobro do crescimento do PS) e continuar a aproximar-se: subindo de 26,4% para 27,7%, os “laranjas” ficam a dez pontos percentuais dos “rosinhas”, à beira de reduzir a diferença para apenas um dígito.

A vitória socialista continua encaminhada, mas a possibilidade de maioria absoluta parece mais distante, já que o PS precisaria de pelo menos 39% a 40%. A 21 de setembro, na primeira sondagem de uma série de projeções diárias da Pitagórica, o partido de António Costa surgia com 40,6% e com uma distância de 14 pontos percentuais para o PSD. Em agosto, chegou a ter projeções de cerca de 43%.

O PSD passa para a frente do PS na faixa etária dos 45/54 anos (à custa de uma subida dos sociais-democratas) e empata nos 18/34 anos (à custa de uma descida do PS). Mas os socialistas conservam uma vantagem decisiva no maior segmento (55 e mais anos): têm o dobro do apoio (42% face a 21,2%).

No que diz respeito aos escalões de rendimento, não há movimentos significativos. Na geografia, apesar do PS manter a liderança em todo o continente, os exércitos movimentam-se: no Norte e no Porto, o PSD reduz distâncias; em Lisboa, é o PS que se afasta (18 pontos de diferença).

O Bloco de Esquerda continua como a terceira força política com maior projeção de votos, mas com 10%, descendo quatro décimas face aos 10,4% do dia anterior. Segue-se a CDU — coligação do PCP com o Partido Ecologista Os Verdes —, que se mantém como quarta força política, mas recua uma décima, dos 6,4% estimados este sábado para 6,3% estimados este domingo.

O CDS, a força política de direita liderada por Assunção Cristas,sobe de 3,6% para 4,4% num dia, diminuindo a distância para os comunistas de quase três pontos percentuais para dois pontos percentuais. No entanto, os democratas-cristãos continuam com projeções baixas para as aspirações do partido. Estão a 23 pontos percentuais de distância do PSD e com menos de metade da estimativa de votos do BE nesta sondagem da Pitagórica.

Nos pequenos partidos sem representação eleitoral o Iniciativa Liberal (IL) surge em sentido contrário, caindo dos 2% para os 1,1% em apenas um dia, nas sondagens da Pitagórica. O IL vê-se ultrapassado pelo Livre, que mantém projeções de voto de 1,3%, ficando ainda dos 3,1% que o PAN mantém. O Chega, de André Ventura mantém-se com 1,1% e o Aliança, de Pedro Santana Lopes com 0,7%.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Aqueles que da vida já tem a experiência das “golpadas” mantem-se fies e não se dixam enganar por associações sinuosas tartufianas

  2. A CABALA: Todos contra o PS e António Costa.
    Sabemos que o alvo a abater é o PS e António Costa, sabemos que a direita não vislumbra chegar ao poder tão depressa e o perder eleições, fará inevitavelmente perder o lider, pois não aguentará 4 anos na oposição ao governo, nem mesmo seus opositores internos o deixarão. Rio está perdido. Apesar de toda a ajuda, da comunicação social (toda ela ligada ao poder da direita), apesar da ajuda do MP ( concordo com Sócrates)… O PS prepara-se para ganhar as eleições e formar governo… a “Geringonça2”
    Os bloquistas sabem que não há volta a dar, só conseguem ter alguma importância como muletas do PS. Por isso o baixar de tom nestes ultimos dias, porque pode haver fuga de votos para o PS.
    Dia 6 fazemos contas.

  3. Pessoalmente acho que nestas eleições vamos ter uma surpresa. No final o resultado será o mesmo. O Costa quer fique em primeiro, segundo ou mesmo terceiro será sempre o Primeiro-Ministro. Mas ainda vamos ter surpresas.

RESPONDER

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …