PSD continua a subir, mas PS resiste ao caso Tancos

presidencia.pt

A uma semana das eleições legislativas, o Partido Socialista continua a ver a distância para o Partido Social Democrata diminuir à medida que o tempo passa.

A nova sondagem da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF traz notícias agridoces para o PS: por um lado, o caso Tancos não parece ter chamuscado o partido, que até sobe seis décimas, de 37,1% para 37,7%, face ao dia anterior.

Por outro, os socialistas veem o PSD subir ainda mais (1,3 pontos percentuais, o dobro do crescimento do PS) e continuar a aproximar-se: subindo de 26,4% para 27,7%, os “laranjas” ficam a dez pontos percentuais dos “rosinhas”, à beira de reduzir a diferença para apenas um dígito.

A vitória socialista continua encaminhada, mas a possibilidade de maioria absoluta parece mais distante, já que o PS precisaria de pelo menos 39% a 40%. A 21 de setembro, na primeira sondagem de uma série de projeções diárias da Pitagórica, o partido de António Costa surgia com 40,6% e com uma distância de 14 pontos percentuais para o PSD. Em agosto, chegou a ter projeções de cerca de 43%.

O PSD passa para a frente do PS na faixa etária dos 45/54 anos (à custa de uma subida dos sociais-democratas) e empata nos 18/34 anos (à custa de uma descida do PS). Mas os socialistas conservam uma vantagem decisiva no maior segmento (55 e mais anos): têm o dobro do apoio (42% face a 21,2%).

No que diz respeito aos escalões de rendimento, não há movimentos significativos. Na geografia, apesar do PS manter a liderança em todo o continente, os exércitos movimentam-se: no Norte e no Porto, o PSD reduz distâncias; em Lisboa, é o PS que se afasta (18 pontos de diferença).

O Bloco de Esquerda continua como a terceira força política com maior projeção de votos, mas com 10%, descendo quatro décimas face aos 10,4% do dia anterior. Segue-se a CDU — coligação do PCP com o Partido Ecologista Os Verdes —, que se mantém como quarta força política, mas recua uma décima, dos 6,4% estimados este sábado para 6,3% estimados este domingo.

O CDS, a força política de direita liderada por Assunção Cristas,sobe de 3,6% para 4,4% num dia, diminuindo a distância para os comunistas de quase três pontos percentuais para dois pontos percentuais. No entanto, os democratas-cristãos continuam com projeções baixas para as aspirações do partido. Estão a 23 pontos percentuais de distância do PSD e com menos de metade da estimativa de votos do BE nesta sondagem da Pitagórica.

Nos pequenos partidos sem representação eleitoral o Iniciativa Liberal (IL) surge em sentido contrário, caindo dos 2% para os 1,1% em apenas um dia, nas sondagens da Pitagórica. O IL vê-se ultrapassado pelo Livre, que mantém projeções de voto de 1,3%, ficando ainda dos 3,1% que o PAN mantém. O Chega, de André Ventura mantém-se com 1,1% e o Aliança, de Pedro Santana Lopes com 0,7%.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Aqueles que da vida já tem a experiência das “golpadas” mantem-se fies e não se dixam enganar por associações sinuosas tartufianas

  2. A CABALA: Todos contra o PS e António Costa.
    Sabemos que o alvo a abater é o PS e António Costa, sabemos que a direita não vislumbra chegar ao poder tão depressa e o perder eleições, fará inevitavelmente perder o lider, pois não aguentará 4 anos na oposição ao governo, nem mesmo seus opositores internos o deixarão. Rio está perdido. Apesar de toda a ajuda, da comunicação social (toda ela ligada ao poder da direita), apesar da ajuda do MP ( concordo com Sócrates)… O PS prepara-se para ganhar as eleições e formar governo… a “Geringonça2”
    Os bloquistas sabem que não há volta a dar, só conseguem ter alguma importância como muletas do PS. Por isso o baixar de tom nestes ultimos dias, porque pode haver fuga de votos para o PS.
    Dia 6 fazemos contas.

  3. Pessoalmente acho que nestas eleições vamos ter uma surpresa. No final o resultado será o mesmo. O Costa quer fique em primeiro, segundo ou mesmo terceiro será sempre o Primeiro-Ministro. Mas ainda vamos ter surpresas.

RESPONDER

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …