PSD continua a subir, mas PS resiste ao caso Tancos

presidencia.pt

A uma semana das eleições legislativas, o Partido Socialista continua a ver a distância para o Partido Social Democrata diminuir à medida que o tempo passa.

A nova sondagem da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF traz notícias agridoces para o PS: por um lado, o caso Tancos não parece ter chamuscado o partido, que até sobe seis décimas, de 37,1% para 37,7%, face ao dia anterior.

Por outro, os socialistas veem o PSD subir ainda mais (1,3 pontos percentuais, o dobro do crescimento do PS) e continuar a aproximar-se: subindo de 26,4% para 27,7%, os “laranjas” ficam a dez pontos percentuais dos “rosinhas”, à beira de reduzir a diferença para apenas um dígito.

A vitória socialista continua encaminhada, mas a possibilidade de maioria absoluta parece mais distante, já que o PS precisaria de pelo menos 39% a 40%. A 21 de setembro, na primeira sondagem de uma série de projeções diárias da Pitagórica, o partido de António Costa surgia com 40,6% e com uma distância de 14 pontos percentuais para o PSD. Em agosto, chegou a ter projeções de cerca de 43%.

O PSD passa para a frente do PS na faixa etária dos 45/54 anos (à custa de uma subida dos sociais-democratas) e empata nos 18/34 anos (à custa de uma descida do PS). Mas os socialistas conservam uma vantagem decisiva no maior segmento (55 e mais anos): têm o dobro do apoio (42% face a 21,2%).

No que diz respeito aos escalões de rendimento, não há movimentos significativos. Na geografia, apesar do PS manter a liderança em todo o continente, os exércitos movimentam-se: no Norte e no Porto, o PSD reduz distâncias; em Lisboa, é o PS que se afasta (18 pontos de diferença).

O Bloco de Esquerda continua como a terceira força política com maior projeção de votos, mas com 10%, descendo quatro décimas face aos 10,4% do dia anterior. Segue-se a CDU — coligação do PCP com o Partido Ecologista Os Verdes —, que se mantém como quarta força política, mas recua uma décima, dos 6,4% estimados este sábado para 6,3% estimados este domingo.

O CDS, a força política de direita liderada por Assunção Cristas,sobe de 3,6% para 4,4% num dia, diminuindo a distância para os comunistas de quase três pontos percentuais para dois pontos percentuais. No entanto, os democratas-cristãos continuam com projeções baixas para as aspirações do partido. Estão a 23 pontos percentuais de distância do PSD e com menos de metade da estimativa de votos do BE nesta sondagem da Pitagórica.

Nos pequenos partidos sem representação eleitoral o Iniciativa Liberal (IL) surge em sentido contrário, caindo dos 2% para os 1,1% em apenas um dia, nas sondagens da Pitagórica. O IL vê-se ultrapassado pelo Livre, que mantém projeções de voto de 1,3%, ficando ainda dos 3,1% que o PAN mantém. O Chega, de André Ventura mantém-se com 1,1% e o Aliança, de Pedro Santana Lopes com 0,7%.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Aqueles que da vida já tem a experiência das “golpadas” mantem-se fies e não se dixam enganar por associações sinuosas tartufianas

  2. A CABALA: Todos contra o PS e António Costa.
    Sabemos que o alvo a abater é o PS e António Costa, sabemos que a direita não vislumbra chegar ao poder tão depressa e o perder eleições, fará inevitavelmente perder o lider, pois não aguentará 4 anos na oposição ao governo, nem mesmo seus opositores internos o deixarão. Rio está perdido. Apesar de toda a ajuda, da comunicação social (toda ela ligada ao poder da direita), apesar da ajuda do MP ( concordo com Sócrates)… O PS prepara-se para ganhar as eleições e formar governo… a “Geringonça2”
    Os bloquistas sabem que não há volta a dar, só conseguem ter alguma importância como muletas do PS. Por isso o baixar de tom nestes ultimos dias, porque pode haver fuga de votos para o PS.
    Dia 6 fazemos contas.

  3. Pessoalmente acho que nestas eleições vamos ter uma surpresa. No final o resultado será o mesmo. O Costa quer fique em primeiro, segundo ou mesmo terceiro será sempre o Primeiro-Ministro. Mas ainda vamos ter surpresas.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …