PSD ainda não tem candidatos para Castelo Branco, Leiria e Viana do Castelo

Rui Farinha / Lusa

Depois de ter apresentado, no início do mês, uma lista de 101 candidatos às eleições autárquicas, o PSD está agora a tentar encontrar candidatos para as Câmaras de Castelo Branco, Leiria e Viana do Castelo.

Em Castelo Branco, Carlos Almeida, vereador e líder da concelhia do PSD, é uma das possibilidades, mas o Público avança que a direção nacional do partido prefere outro candidato.

Carlos Almeida não quis fazer declarações sobre o processo autárquico ao diário, mas revelou que ainda esta semana haverá um plenário de militantes para aprovar o perfil do candidato. Na próxima semana, a concelhia aprovará o nome.

Em Leiria, corre-se contra o tempo. Rui Rocha, presidente da distrital, disse que, “atendendo às circunstâncias de ter havido uma mudança a meio do mandato a nível da presidência da câmara [Raul Castro, do PS, saiu para o Parlamento, e entrou Gonçalo Lopes], o PSD considera que em Leiria se abre uma janela de oportunidade pelo que estão a ser estudados vários cenários”.

Em Viana do Castelo, o presidente José Maria Costa (PS) está de saída, pelo que o PSD quer apostar num candidato forte. Rui Rio, líder social-democrata, já falou com o ex-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira, para o desafiar para um novo projeto.

Apesar de ter confirmado o convite ao matutino, Rui Teixeira alegou “motivos pessoais” para não aceitar o desafio.

Os processos no Porto, Gaia e Sintra também ainda não estão fechados. Na Invicta, o partido tem feito pressão sobre Rui Rio.

Em 2013, ao não se identificar com o projeto político de Luís Filipe Menezes, Rio decidiu apoiar Rui Moreira que lhe sucedeu na presidência da Câmara. Neste contexto, fontes sociais-democratas entendem que o presidente do PSD tem uma “dívida” para com o partido no Porto e que uma forma de a saldar seria voltar a concorrer na cidade.

Em Sintra não há falta de candidatos, mas sobram divergências. A concelhia aprovou o nome de António Pinto Pereira, professor no ISCSP, mas não é essa a vontade da direção nacional, que se volta para o vereador Marco Almeida.

A Sul, em Albufeira, o nome está fechado. José Carlos Rolo, atual presidente da Câmara, vai encabeçar a lista do partido à autarquia do distrito de Faro nas próximas eleições autárquicas.

“É com todo o sentido de responsabilidade e dedicação que irei, com certeza, dedicar-me de alma e coração ao trabalho autárquico, que é absorvente, motivador, às vezes com problemas mais ou menos graves para resolver, mas nunca voltando a cara à luta”, afirmou o autarca em declarações à Lusa.

O PSD quer fechar todas as candidaturas autárquicas e anunciá-las até ao final do mês. Apesar da meta traçada, Rui Rio já admitiu que pode haver escassos atrasos.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …