/

PSD ainda não tem candidatos para Castelo Branco, Leiria e Viana do Castelo

Rui Farinha / Lusa

Depois de ter apresentado, no início do mês, uma lista de 101 candidatos às eleições autárquicas, o PSD está agora a tentar encontrar candidatos para as Câmaras de Castelo Branco, Leiria e Viana do Castelo.

Em Castelo Branco, Carlos Almeida, vereador e líder da concelhia do PSD, é uma das possibilidades, mas o Público avança que a direção nacional do partido prefere outro candidato.

Carlos Almeida não quis fazer declarações sobre o processo autárquico ao diário, mas revelou que ainda esta semana haverá um plenário de militantes para aprovar o perfil do candidato. Na próxima semana, a concelhia aprovará o nome.

Em Leiria, corre-se contra o tempo. Rui Rocha, presidente da distrital, disse que, “atendendo às circunstâncias de ter havido uma mudança a meio do mandato a nível da presidência da câmara [Raul Castro, do PS, saiu para o Parlamento, e entrou Gonçalo Lopes], o PSD considera que em Leiria se abre uma janela de oportunidade pelo que estão a ser estudados vários cenários”.

Em Viana do Castelo, o presidente José Maria Costa (PS) está de saída, pelo que o PSD quer apostar num candidato forte. Rui Rio, líder social-democrata, já falou com o ex-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira, para o desafiar para um novo projeto.

Apesar de ter confirmado o convite ao matutino, Rui Teixeira alegou “motivos pessoais” para não aceitar o desafio.

Os processos no Porto, Gaia e Sintra também ainda não estão fechados. Na Invicta, o partido tem feito pressão sobre Rui Rio.

Em 2013, ao não se identificar com o projeto político de Luís Filipe Menezes, Rio decidiu apoiar Rui Moreira que lhe sucedeu na presidência da Câmara. Neste contexto, fontes sociais-democratas entendem que o presidente do PSD tem uma “dívida” para com o partido no Porto e que uma forma de a saldar seria voltar a concorrer na cidade.

Em Sintra não há falta de candidatos, mas sobram divergências. A concelhia aprovou o nome de António Pinto Pereira, professor no ISCSP, mas não é essa a vontade da direção nacional, que se volta para o vereador Marco Almeida.

A Sul, em Albufeira, o nome está fechado. José Carlos Rolo, atual presidente da Câmara, vai encabeçar a lista do partido à autarquia do distrito de Faro nas próximas eleições autárquicas.

“É com todo o sentido de responsabilidade e dedicação que irei, com certeza, dedicar-me de alma e coração ao trabalho autárquico, que é absorvente, motivador, às vezes com problemas mais ou menos graves para resolver, mas nunca voltando a cara à luta”, afirmou o autarca em declarações à Lusa.

O PSD quer fechar todas as candidaturas autárquicas e anunciá-las até ao final do mês. Apesar da meta traçada, Rui Rio já admitiu que pode haver escassos atrasos.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.