PSD ainda não tem candidatos para Castelo Branco, Leiria e Viana do Castelo

Rui Farinha / Lusa

Depois de ter apresentado, no início do mês, uma lista de 101 candidatos às eleições autárquicas, o PSD está agora a tentar encontrar candidatos para as Câmaras de Castelo Branco, Leiria e Viana do Castelo.

Em Castelo Branco, Carlos Almeida, vereador e líder da concelhia do PSD, é uma das possibilidades, mas o Público avança que a direção nacional do partido prefere outro candidato.

Carlos Almeida não quis fazer declarações sobre o processo autárquico ao diário, mas revelou que ainda esta semana haverá um plenário de militantes para aprovar o perfil do candidato. Na próxima semana, a concelhia aprovará o nome.

Em Leiria, corre-se contra o tempo. Rui Rocha, presidente da distrital, disse que, “atendendo às circunstâncias de ter havido uma mudança a meio do mandato a nível da presidência da câmara [Raul Castro, do PS, saiu para o Parlamento, e entrou Gonçalo Lopes], o PSD considera que em Leiria se abre uma janela de oportunidade pelo que estão a ser estudados vários cenários”.

Em Viana do Castelo, o presidente José Maria Costa (PS) está de saída, pelo que o PSD quer apostar num candidato forte. Rui Rio, líder social-democrata, já falou com o ex-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira, para o desafiar para um novo projeto.

Apesar de ter confirmado o convite ao matutino, Rui Teixeira alegou “motivos pessoais” para não aceitar o desafio.

Os processos no Porto, Gaia e Sintra também ainda não estão fechados. Na Invicta, o partido tem feito pressão sobre Rui Rio.

Em 2013, ao não se identificar com o projeto político de Luís Filipe Menezes, Rio decidiu apoiar Rui Moreira que lhe sucedeu na presidência da Câmara. Neste contexto, fontes sociais-democratas entendem que o presidente do PSD tem uma “dívida” para com o partido no Porto e que uma forma de a saldar seria voltar a concorrer na cidade.

Em Sintra não há falta de candidatos, mas sobram divergências. A concelhia aprovou o nome de António Pinto Pereira, professor no ISCSP, mas não é essa a vontade da direção nacional, que se volta para o vereador Marco Almeida.

A Sul, em Albufeira, o nome está fechado. José Carlos Rolo, atual presidente da Câmara, vai encabeçar a lista do partido à autarquia do distrito de Faro nas próximas eleições autárquicas.

“É com todo o sentido de responsabilidade e dedicação que irei, com certeza, dedicar-me de alma e coração ao trabalho autárquico, que é absorvente, motivador, às vezes com problemas mais ou menos graves para resolver, mas nunca voltando a cara à luta”, afirmou o autarca em declarações à Lusa.

O PSD quer fechar todas as candidaturas autárquicas e anunciá-las até ao final do mês. Apesar da meta traçada, Rui Rio já admitiu que pode haver escassos atrasos.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …