Programa do PS “não cumpre as regras europeias”, acusa PSD

ppdpsd / Flickr

Rui Rio com Joaquim Miranda Sarmento

Joaquim Miranda Sarmento avisa que se o programa eleitoral do PS for cumprido, o país entrará em incumprimento e obrigará a Comissão Europeia a abrir um procedimento por défices excessivos.

Para Joaquim Miranda Sarmento, o programa eleitoral do PS é “vago, confuso e omisso”. Esta é a reação do porta-voz do PSD, transmitida ao Expresso, em relação ao facto de existir uma discrepância considerável em relação às contas que o PS apresenta no Programa de Estabilidade e o peso que as promessas eleitorais do partido terão no futuro.

De acordo com o responsável, as promessas do PS representam “um impacto orçamental (entre receita e despesa) de 0,6% PIB” face ao que já está previsto no Programa de Estabilidade. Assim sendo, o Governo socialista falhará o objetivo do défice estrutural e entrará em incumprimento com as regras europeias. Como consequência, “obrigará a Comissão Europeia a abrir um procedimento por défices excessivos“.

“No Programa de Estabilidade de abril de 2019 prevê-se para 2023 um saldo nominal positivo de 0,7% PIB. As promessas do PS somam ao programa de estabilidade um impacto orçamental (entre receita e despesa) de 0,6% PIB. Se tal suceder, sem revisão de pressupostos do Programa de Estabilidade (crescimento, receita ou despesa), isso significa que no programa do PS prevê-se para 2023 um saldo nominal de 0%. Isso é grave, porque dessa forma o saldo estrutural deixa de ser de 0,3% para passar a um défice estrutural de 0,4%. O que significa que o programa do PS não cumpre as regras Europeias (que preveem um saldo estrutural de 0%). Agravar o défice estrutural logo em 2020 ou 2021 levaria a Comissão Europeia a abrir um procedimento dos défice”, explicou.

Tudo isto poderá, porventura, não acontecer se o programa do PS não for para cumprir. “Já foi assim com o de 2015. O que esconde o PS nas contas do seu programa? Porque é vago, confuso e omisso o programa do PS? Será porque o que tem previsto nas contas não chega para aquilo que promete?”, questiona o responsável pelo cenário macroeconómico dos sociais-democratas.

Rui Rio já tinha acusado o PS de falta de rigor nas contas que apresentou, adiantando que os socialistas vão ajustando o cenário macroeconómico às “promessas a mais” que vão fazendo.

Há realmente uma falta de rigor. O próprio quadro macroeconómico do Partido Socialista não existe, é uma coisa que eles vão falando daquilo que foi o Programa de Estabilidade e agora começam a fazer promessas a mais e vão ajustando o quadro, ou seja, fazem do fim para o princípio”, defendeu o líder do PSD.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …