Rebelião no PSD-Açores. “O partido não começa nem acaba com Rio”

José Sena Goulão / Lusa

Mota Amaral, ex-deputado do PSD, presidente da Assembleia da República e do Governo Regional dos Açores

Depois de João Mota Amoral figurar no oitavo lugar da lista da direção nacional do partido às europeias, o PSD-Açores confirmou que não vai fazer campanha. Além disso, Sabrina Furtado, secretária geral do PSD-Açores garante que o partido “não começa nem acaba com o dr. Rui Rio”.

O PSD-Açores vai mesmo ficar fora da campanha eleitoral às Europeias. O líder dos sociais-democratas nos Açores, Alexandre Gaudêncio, tinha avisado que o partido estava a ponderar não fazer campanha, depois de a direção do partido ter oferecido a Mota Amaral o oitavo lugar da lista, fora das posições teoricamente possíveis para eleição.

Mota Amaral revelou-se desiludido com a ausência dos Açores na lista do PSD para as eleições europeias. O social-democrata afirmou que, com esta decisão, a credibilidade de Rui Rio fica debilitada. “A realidade é que o número de lugares elegíveis pelo PSD, a acreditar nas sondagens disponíveis, não vai além de seis e os interessados são mais do que muitos”, acusou.

A confirmação de que não vai haver campanha foi feita esta terça-feira pela Comissão Permanente do PSD-Açores, que viu Sabrina Furtado assegurar que “a defesa da região não começa nem acaba nas eleições europeias“.

Esta decisão de não participar na campanha para as europeias e não receber candidatos do PSD pode custar um eventual processo disciplinar a Gaudêncio.

Segundo o Público, a secretária geral do PSD-Açores garantiu ainda que o partido não se intimida com os eventuais processos a Alexandre Gaudêncio. Sabrina Furtado diz que, em outubro, o partido vai estar empenhado em eleger deputados para a Assembleia da República.

“Ao contrário das europeias, nas eleições legislativas nacionais os Açores têm um círculo eleitoral próprio, com representantes escolhidos por nós e não indicados por Lisboa ou Porto”, ressalvou.

O PSD-Açores está a preparar uma proposta de criação de um círculo eleitoral dos Açores ao Parlamento Europeu, “para que, no futuro, nenhuma estrutura nesta região tenha de andar com a mão estendida à boa vontade de Lisboa ou Porto“, disse a secretária-geral.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Parlamento debate condenação de comunismo e nazismo

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …