/

Bloco desce, Ventura sobe. E o PS vale quase tanto como toda a direita junta

1

(dr) PSocialista / Flickr

O líder do Partido Socialista, António Costa

A sondagem Observador/TVI/Pitagórica revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS valia quase tanto como a direita toda junta.

O PS conquista 40,3% das intenções de voto, enquanto o PSD, CDS, Chega e Iniciativa Liberal somam pouco mais que 41%.

De acordo com o Observador, comparando com os votos do ano passado, o crescimento dos socialistas deve-se a um encolher do Bloco de Esquerda e à subida de André Ventura. A consequência direta é um anular quase absoluto da bancada centrista.

Se as eleições legislativas se concretizassem esta terça-feira, o PSD de Rui Rio subiria ligeiramente para 28,5% das intenções de voto, enquanto que o Chega de André Ventura conquistaria 8,4%, passando a ser a terceira força política mais votada.

Nesta sondagem da Pitagórica para o Observador e a TVI, o Chega sobe e uma parte substancial dos votos (23,8%) vêm de inquiridos que dizem ter votado CDS.

O Bloco de Esquerda perderia essa posição, destronado pelo Chega, não indo além dos 5,5% das intenções de voto. A sondagem revela que 28,6% dos inquiridos que dizem ter votado no Bloco há pouco mais de um ano pretendem, agora, entregar o voto ao PS.

A coligação PCP-PEV alcançaria 5,3%, menos um ponto percentual em relação ao ano passado. Pelo contrário, o Iniciativa Liberal ganharia mais de um ponto percentual em um ano, alcançando 2,4% das intenções.

O PAN cairia para 2,2% e o CDS surge no fim da tabela com apenas 1,8% de potenciais votos (e menos 2,5 pontos percentuais do que em 2019).

Ainda num cenário de eleições legislativas antecipadas, a “geringonça” somaria, neste momento, 51,1% dos votos. A união de forças à esquerda seria uma frente parlamentar maioritária, ligeiramente reforçada face ao resultado de 2015 (quando somavam 50,75% dos votos).

ZAP //

1 Comment

  1. A comissão política da Catarina e do Pedro deve andar a coçar a cabeça sobre estes números. “Como?” , “porquê?”, perguntam. É falta de visão e desrespeito pelas bases. É o que é. Agora só falta passar “o azul” neste comentário…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.