PS quer multar falhas graves dos deputados

Manuel de Almeida / Lusa

O PS quer criar um Comité de Ética para vigiar, pronunciar-se e decidir sobre falhas graves dos deputados à Assembleia da República. As irregularidades poderão ser punidas com multa e, em casos mais graves, poderão mesmo ser feitas participações no Ministério Público.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia nesta terça-feira, a proposta está em discussão na Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas, e será votada esta quarta-feira

“O que se pretende é estar mais em cima de situações de incumprimento do Estatuto dos Deputados e do Código de Conduta, através da fixação de procedimentos que poderão dar maior capacidade de resposta à Comissão de Transparência, para que esta seja mais interventiva”, explicou o deputado socialista Pedro Delgado Alves, em declarações ao CM.

A proposta do PS prevê que o comité de Ética seja composto por três deputados, eleitos entre os membros da Comissão de Transparência de modo proporcional.

Caberá assim ao comité propor à Comissão de Transparência “a emissão de avisos devidamente formalizados em relação a condutas de deputados considerados como tendo incorrido em falha grave”. Em caso de aprovação, a Comissão poderá “determinar a aplicação ao deputado visado de sanção pecuniária entre um valor mínimo e máximo”, escreve ainda o matutino.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quer ?!
    Promessas piedosas, que nunca serão cumpridas.
    Aquele antro de malfeitores não admite regulamentos nem leis que impeçam a corrupção, as falsas presenças, as viagens fantasmas, os subsídios de residências fictícias…. o gasto astronómico de milhões de euros sem justificação.
    Não precisam procurar no país, pela Corrupção.
    A maior Corrupção mora no Parlamento, onde os deputados fazem leis para se auto protegerem…

RESPONDER

"Solo ciborgue" revela a metrópole microbiana secreta debaixo dos nossos pés

Uma equipa de investigadores criou um "solo ciborgue" para poder estudar como é que é a vida dos micoorganismos no solo debaixo dos nossos pés. Cave uma colher de chá do solo mais próximo e o …

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …