PS quer mudar nomeação de altos dirigentes no Estado (mas não revela como)

Paulo Novais / Lusa

O PS refere no seu programa que apresenta às eleições de outubro que quer rever o atual modelo de nomeações de altos dirigentes do Estado, mas sem revelar como pretende fazer, escreve o Expresso este sábado.

De acordo com o semanário, que avança a notícia este sábado, os socialistas dizem que esta na hora de revisitar a forma como as nomeações públicas são feitas.

Em causa esta uma alteração abrangente que começa nos dirigentes superiores e nos respetivos braços direitos, estendendo-se aos intermédios e acabando nas empresas públicas. No entanto, frisa o Expresso, nem tudo é claro nesta alteração.

No que respeita aos gestores de empresas públicas, o PS é claro em afirmar que estes passarão a ser escolhidos através de um concurso internacional; relativamente a dirigente superiores, o programa apenas levanta “uma ponta de véu”.

O PS quer “rever o modelo de recrutamento e seleção de dirigentes, superiores e intermédios, garantindo a transparência, o mérito e a igualdade de oportunidades, com um modelo de prestação pública de provas”, pode ler-se no programa, citado pelo jornal.

Acrescenta ainda que, uma vez escolhido o dirigente superior, deve-se “permitir a escolha e designação das restantes equipas de dirigentes superiores pelos dirigentes máximos dos serviços e institutos públicos”. Na prática, esclarece o jornal, o presidente de um instituto público ou um diretor-geral vai passar a escolher os seus braços direitos – vogais, diretores-adjuntos e subdiretores -, procurando formar equipas mais coesas.

Por esclarecer fica quem escolhe os dirigentes máximos dos serviços públicos. O programa não explica como é que será feita a seleção nem se esta continuará a ser assegurada pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).

O Expresso tentou, sem sucesso, obter esclarecimentos junto do PS sobre o tema.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …

Manchester United e Liverpool querem Raphinha, ex-Sporting

Raphinha, antigo jogador do Sporting CP e do Vitória SC, está a ser sondado pelo Manchester United e pelo Liverpool. O brasileiro tem estado em destaque na Premier League, ao serviço do Leeds. Manchester United e …

50 deputados e menos de 100 pessoas na sala. Posse de Marcelo segue modelo do 25 de Abril

Marcelo Rebelo de Sousa vai tomar posse como Presidente da República, no parlamento, no dia 9 de março, numa cerimónia em que apenas estarão presentes 50 dos 230 deputados e menos de 100 pessoas no …

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …