PS quer mudar nomeação de altos dirigentes no Estado (mas não revela como)

Paulo Novais / Lusa

O PS refere no seu programa que apresenta às eleições de outubro que quer rever o atual modelo de nomeações de altos dirigentes do Estado, mas sem revelar como pretende fazer, escreve o Expresso este sábado.

De acordo com o semanário, que avança a notícia este sábado, os socialistas dizem que esta na hora de revisitar a forma como as nomeações públicas são feitas.

Em causa esta uma alteração abrangente que começa nos dirigentes superiores e nos respetivos braços direitos, estendendo-se aos intermédios e acabando nas empresas públicas. No entanto, frisa o Expresso, nem tudo é claro nesta alteração.

No que respeita aos gestores de empresas públicas, o PS é claro em afirmar que estes passarão a ser escolhidos através de um concurso internacional; relativamente a dirigente superiores, o programa apenas levanta “uma ponta de véu”.

O PS quer “rever o modelo de recrutamento e seleção de dirigentes, superiores e intermédios, garantindo a transparência, o mérito e a igualdade de oportunidades, com um modelo de prestação pública de provas”, pode ler-se no programa, citado pelo jornal.

Acrescenta ainda que, uma vez escolhido o dirigente superior, deve-se “permitir a escolha e designação das restantes equipas de dirigentes superiores pelos dirigentes máximos dos serviços e institutos públicos”. Na prática, esclarece o jornal, o presidente de um instituto público ou um diretor-geral vai passar a escolher os seus braços direitos – vogais, diretores-adjuntos e subdiretores -, procurando formar equipas mais coesas.

Por esclarecer fica quem escolhe os dirigentes máximos dos serviços públicos. O programa não explica como é que será feita a seleção nem se esta continuará a ser assegurada pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).

O Expresso tentou, sem sucesso, obter esclarecimentos junto do PS sobre o tema.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …