PS pede explicações a Marco António Costa por dívidas da Câmara de Gaia

PSD / Flickr

Marco António Costa

Marco António Costa

O secretário nacional do Partido Socialista (PS), António Galamba, acusou hoje o antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia Marco António Costa de ser um dos responsáveis pela dívida da autarquia e pediu explicações sobre o tema.

O Diário de Notícias publicou hoje um trabalho sobre a situação financeira da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com o título “Gaia em risco de falência com dívida próxima dos 300 milhões”, referindo que o município é o segundo “mais endividado do país, só batido por Lisboa”.

“Verificámos hoje que a Câmara Municipal de Gaia está à beira da falência e tem uma dívida de 300 milhões de euros. Perante o que temos assistido nos últimos dias, sobretudo do dr. Marco António, percebemos bem porque é que ele tem falado sobre bancarrota e sobre políticas antigas. Porque de facto ele é um dos rostos responsáveis por esta situação e era bom que desse explicações ao país”, afirmou António Galamba.

O PS considera “inaceitável este comportamento” e sublinha que, sendo Marco António Costa (que deixou a Câmara de Gaia em 2011) “um dos pais desta criança de 300 milhões de dívida na Câmara Municipal de Gaia (…) não tem autoridade moral para vir falar sobre o país e lançar permanentes reptos em relação ao PS quando depois na Assembleia [da República] a prática dos deputados é chumbarem as propostas do PS”.

Em novembro do ano passado, o novo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse que as dívidas da autarquia colocavam-na numa “situação penalizadora e difícil”, tendo encerrado o primeiro semestre de 2013 com 232 milhões de dívida.

No mês seguinte, Eduardo Vítor Rodrigues afirmava que, em janeiro, se iria reunir com o Ministério das Finanças para discutir o “peso” das dívidas da autarquia, mostrando-se preocupado com a “solvência” do município.

Marco António Costa diz-se alvo de ataque do PS

Marco António Costa afirmou hoje, em declarações à Lusa, que o “ataque” do PS de que foi alvo acontece “numa semana particularmente difícil para o seu líder”.

Questionado sobre a dívida, Marco António Costa, atualmente porta-voz do Partido Social Democrata (PSD), escusou-se a fazer comentários mas, em declarações à Lusa, decidiu apontar a “circunstância curiosa” de três anos depois de ter saído da Câmara de Gaia e de “já não ser notícia o assunto financeiro” da autarquia, porque “tem sido recorrentemente tratado”, o PS, “numa semana particularmente difícil para o seu líder, venha com este tipo de ataques ao porta-voz do PSD”.

E acrescentou: “Só me apetece dizer uma única coisa: é verdade que o Partido Socialista tem graves problemas com os Costas, mas eu julgo que está a falar com o Costa errado, não é com o Marco António Costa que tem problemas, que procure os seus problemas e a solução para os seus problemas no outro Costa que não sou eu”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este Senhor Marco António, só sabe e está farto de mandar Papais à Oposição, como se só ele fosse competente.:
    Porque é que será que este senhor depois de se saber da má gestão da Camara de Gaia, onde era o braço direito do Sr. Menezes, não estão os dois nos calabouços, onde é o lugar deles por direito?

  2. Não há milagres!Pois é Caro Marco, de Fânzeres: “quem semeia ventos colhe tempestades”! Ou seja ” quem tem telhados de vidro, não atira pedras para o ar”: Quem cabras não tem e …….Falar demais dá nisto…só blá blá blá

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …