PS pede explicações a Marco António Costa por dívidas da Câmara de Gaia

PSD / Flickr

Marco António Costa

Marco António Costa

O secretário nacional do Partido Socialista (PS), António Galamba, acusou hoje o antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia Marco António Costa de ser um dos responsáveis pela dívida da autarquia e pediu explicações sobre o tema.

O Diário de Notícias publicou hoje um trabalho sobre a situação financeira da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com o título “Gaia em risco de falência com dívida próxima dos 300 milhões”, referindo que o município é o segundo “mais endividado do país, só batido por Lisboa”.

“Verificámos hoje que a Câmara Municipal de Gaia está à beira da falência e tem uma dívida de 300 milhões de euros. Perante o que temos assistido nos últimos dias, sobretudo do dr. Marco António, percebemos bem porque é que ele tem falado sobre bancarrota e sobre políticas antigas. Porque de facto ele é um dos rostos responsáveis por esta situação e era bom que desse explicações ao país”, afirmou António Galamba.

O PS considera “inaceitável este comportamento” e sublinha que, sendo Marco António Costa (que deixou a Câmara de Gaia em 2011) “um dos pais desta criança de 300 milhões de dívida na Câmara Municipal de Gaia (…) não tem autoridade moral para vir falar sobre o país e lançar permanentes reptos em relação ao PS quando depois na Assembleia [da República] a prática dos deputados é chumbarem as propostas do PS”.

Em novembro do ano passado, o novo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse que as dívidas da autarquia colocavam-na numa “situação penalizadora e difícil”, tendo encerrado o primeiro semestre de 2013 com 232 milhões de dívida.

No mês seguinte, Eduardo Vítor Rodrigues afirmava que, em janeiro, se iria reunir com o Ministério das Finanças para discutir o “peso” das dívidas da autarquia, mostrando-se preocupado com a “solvência” do município.

Marco António Costa diz-se alvo de ataque do PS

Marco António Costa afirmou hoje, em declarações à Lusa, que o “ataque” do PS de que foi alvo acontece “numa semana particularmente difícil para o seu líder”.

Questionado sobre a dívida, Marco António Costa, atualmente porta-voz do Partido Social Democrata (PSD), escusou-se a fazer comentários mas, em declarações à Lusa, decidiu apontar a “circunstância curiosa” de três anos depois de ter saído da Câmara de Gaia e de “já não ser notícia o assunto financeiro” da autarquia, porque “tem sido recorrentemente tratado”, o PS, “numa semana particularmente difícil para o seu líder, venha com este tipo de ataques ao porta-voz do PSD”.

E acrescentou: “Só me apetece dizer uma única coisa: é verdade que o Partido Socialista tem graves problemas com os Costas, mas eu julgo que está a falar com o Costa errado, não é com o Marco António Costa que tem problemas, que procure os seus problemas e a solução para os seus problemas no outro Costa que não sou eu”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este Senhor Marco António, só sabe e está farto de mandar Papais à Oposição, como se só ele fosse competente.:
    Porque é que será que este senhor depois de se saber da má gestão da Camara de Gaia, onde era o braço direito do Sr. Menezes, não estão os dois nos calabouços, onde é o lugar deles por direito?

  2. Não há milagres!Pois é Caro Marco, de Fânzeres: “quem semeia ventos colhe tempestades”! Ou seja ” quem tem telhados de vidro, não atira pedras para o ar”: Quem cabras não tem e …….Falar demais dá nisto…só blá blá blá

RESPONDER

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …