PS pede explicações a Marco António Costa por dívidas da Câmara de Gaia

PSD / Flickr

Marco António Costa

Marco António Costa

O secretário nacional do Partido Socialista (PS), António Galamba, acusou hoje o antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia Marco António Costa de ser um dos responsáveis pela dívida da autarquia e pediu explicações sobre o tema.

O Diário de Notícias publicou hoje um trabalho sobre a situação financeira da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com o título “Gaia em risco de falência com dívida próxima dos 300 milhões”, referindo que o município é o segundo “mais endividado do país, só batido por Lisboa”.

“Verificámos hoje que a Câmara Municipal de Gaia está à beira da falência e tem uma dívida de 300 milhões de euros. Perante o que temos assistido nos últimos dias, sobretudo do dr. Marco António, percebemos bem porque é que ele tem falado sobre bancarrota e sobre políticas antigas. Porque de facto ele é um dos rostos responsáveis por esta situação e era bom que desse explicações ao país”, afirmou António Galamba.

O PS considera “inaceitável este comportamento” e sublinha que, sendo Marco António Costa (que deixou a Câmara de Gaia em 2011) “um dos pais desta criança de 300 milhões de dívida na Câmara Municipal de Gaia (…) não tem autoridade moral para vir falar sobre o país e lançar permanentes reptos em relação ao PS quando depois na Assembleia [da República] a prática dos deputados é chumbarem as propostas do PS”.

Em novembro do ano passado, o novo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse que as dívidas da autarquia colocavam-na numa “situação penalizadora e difícil”, tendo encerrado o primeiro semestre de 2013 com 232 milhões de dívida.

No mês seguinte, Eduardo Vítor Rodrigues afirmava que, em janeiro, se iria reunir com o Ministério das Finanças para discutir o “peso” das dívidas da autarquia, mostrando-se preocupado com a “solvência” do município.

Marco António Costa diz-se alvo de ataque do PS

Marco António Costa afirmou hoje, em declarações à Lusa, que o “ataque” do PS de que foi alvo acontece “numa semana particularmente difícil para o seu líder”.

Questionado sobre a dívida, Marco António Costa, atualmente porta-voz do Partido Social Democrata (PSD), escusou-se a fazer comentários mas, em declarações à Lusa, decidiu apontar a “circunstância curiosa” de três anos depois de ter saído da Câmara de Gaia e de “já não ser notícia o assunto financeiro” da autarquia, porque “tem sido recorrentemente tratado”, o PS, “numa semana particularmente difícil para o seu líder, venha com este tipo de ataques ao porta-voz do PSD”.

E acrescentou: “Só me apetece dizer uma única coisa: é verdade que o Partido Socialista tem graves problemas com os Costas, mas eu julgo que está a falar com o Costa errado, não é com o Marco António Costa que tem problemas, que procure os seus problemas e a solução para os seus problemas no outro Costa que não sou eu”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este Senhor Marco António, só sabe e está farto de mandar Papais à Oposição, como se só ele fosse competente.:
    Porque é que será que este senhor depois de se saber da má gestão da Camara de Gaia, onde era o braço direito do Sr. Menezes, não estão os dois nos calabouços, onde é o lugar deles por direito?

  2. Não há milagres!Pois é Caro Marco, de Fânzeres: “quem semeia ventos colhe tempestades”! Ou seja ” quem tem telhados de vidro, não atira pedras para o ar”: Quem cabras não tem e …….Falar demais dá nisto…só blá blá blá

RESPONDER

Fenprof sai da reunião com ministro sem "uma única resposta"

O Ministério da Educação e os sindicatos estiveram reunidos esta quarta-feira, mas os professores não trazem novidades, apenas a intenção de um novo encontro. A Fenprof não espera soluções para os problemas dos professores e da …

"Nem favor, nem desfavor". Costa nega tratamento especial a Isabel dos Santos

O primeiro-ministro falou esta quarta-feira pela primeira vez do caso "Luanda Leaks", rejeitando a acusação do Bloco de Esquerda de que deu um tratamento especial à empresária angolana Isabel dos Santos. António Costa falava aos jornalistas …

Código de conduta para polícias na gaveta há dois anos

O manual de conduta para polícias começou a ser feito em 2018 com o objetivo de uniformizar os procedimentos da PSP e da GNR. A intenção era uniformizar a atuação das principais forças policiais que dependem …

Cientistas reconstruiram o rosto de uma escocesa nobre com lepra (e de um homem sem mandíbula)

A Câmara Municipal de Edimburgo e a Universidade de Dundee, na Escócia, uniram-se para reconstruir os rostos de pessoas cujos restos mortais foram descobertos sob a famosa Catedral de Santo Egídio nas décadas de 1980 e …

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Luanda Leaks. Gestor do EuroBic encontrado morto em Lisboa

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado sem vida na noite desta quarta-feira no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …