PS pede explicações a Marco António Costa por dívidas da Câmara de Gaia

PSD / Flickr

Marco António Costa

Marco António Costa

O secretário nacional do Partido Socialista (PS), António Galamba, acusou hoje o antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia Marco António Costa de ser um dos responsáveis pela dívida da autarquia e pediu explicações sobre o tema.

O Diário de Notícias publicou hoje um trabalho sobre a situação financeira da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com o título “Gaia em risco de falência com dívida próxima dos 300 milhões”, referindo que o município é o segundo “mais endividado do país, só batido por Lisboa”.

“Verificámos hoje que a Câmara Municipal de Gaia está à beira da falência e tem uma dívida de 300 milhões de euros. Perante o que temos assistido nos últimos dias, sobretudo do dr. Marco António, percebemos bem porque é que ele tem falado sobre bancarrota e sobre políticas antigas. Porque de facto ele é um dos rostos responsáveis por esta situação e era bom que desse explicações ao país”, afirmou António Galamba.

O PS considera “inaceitável este comportamento” e sublinha que, sendo Marco António Costa (que deixou a Câmara de Gaia em 2011) “um dos pais desta criança de 300 milhões de dívida na Câmara Municipal de Gaia (…) não tem autoridade moral para vir falar sobre o país e lançar permanentes reptos em relação ao PS quando depois na Assembleia [da República] a prática dos deputados é chumbarem as propostas do PS”.

Em novembro do ano passado, o novo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse que as dívidas da autarquia colocavam-na numa “situação penalizadora e difícil”, tendo encerrado o primeiro semestre de 2013 com 232 milhões de dívida.

No mês seguinte, Eduardo Vítor Rodrigues afirmava que, em janeiro, se iria reunir com o Ministério das Finanças para discutir o “peso” das dívidas da autarquia, mostrando-se preocupado com a “solvência” do município.

Marco António Costa diz-se alvo de ataque do PS

Marco António Costa afirmou hoje, em declarações à Lusa, que o “ataque” do PS de que foi alvo acontece “numa semana particularmente difícil para o seu líder”.

Questionado sobre a dívida, Marco António Costa, atualmente porta-voz do Partido Social Democrata (PSD), escusou-se a fazer comentários mas, em declarações à Lusa, decidiu apontar a “circunstância curiosa” de três anos depois de ter saído da Câmara de Gaia e de “já não ser notícia o assunto financeiro” da autarquia, porque “tem sido recorrentemente tratado”, o PS, “numa semana particularmente difícil para o seu líder, venha com este tipo de ataques ao porta-voz do PSD”.

E acrescentou: “Só me apetece dizer uma única coisa: é verdade que o Partido Socialista tem graves problemas com os Costas, mas eu julgo que está a falar com o Costa errado, não é com o Marco António Costa que tem problemas, que procure os seus problemas e a solução para os seus problemas no outro Costa que não sou eu”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este Senhor Marco António, só sabe e está farto de mandar Papais à Oposição, como se só ele fosse competente.:
    Porque é que será que este senhor depois de se saber da má gestão da Camara de Gaia, onde era o braço direito do Sr. Menezes, não estão os dois nos calabouços, onde é o lugar deles por direito?

  2. Não há milagres!Pois é Caro Marco, de Fânzeres: “quem semeia ventos colhe tempestades”! Ou seja ” quem tem telhados de vidro, não atira pedras para o ar”: Quem cabras não tem e …….Falar demais dá nisto…só blá blá blá

RESPONDER

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …