PS lidera sondagem para as eleições europeias

Miguel A. Lopes / Lusa

A terceira sondagem às eleições europeias de 2019, divulgada a pouco mais de uma semana da ida às urnas, aponta para uma vitória do PS, com oito pontos percentuais à frente do PSD.

A lista socialista encabeçada por Pedro Marques representa 36% das intenções de voto dos portugueses, enquanto os sociais-democratas estão nos 28%. Logo a seguir, Bloco de Esquerda (BE) conquista 9% dos votos nesta sondagem, enquanto CDU e CDS estão empatados nos 8%. O PAN tem 2% e os restantes partidos, em conjunto, representam 5%.

A abstenção, que atingiu números recorde em 2014 (64%), está nos 47%, mesmo depois de o número de pedidos de voto antecipado ter disparado.

O estudo conduzido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) e pelo ISCTE para a SIC e o Expresso sublinha que fez o trabalho de campo antes do início oficial das campanhas partidárias.

No primeiro estudo, divulgado em abril pela Aximage ao Jornal de Negócios e Correio da Manhã, PS e PSD estavam em empate técnico — Pedro Marques reunia 33,6% e a candidatura de Paulo Rangel 31,1%. Mais tarde, já no início deste mês de maio, um estudo da Eurosondagem para o Sol e Porto Canal colocava o PS sete pontos à frente do PSD.

Perante esta mais recente projeção, o PS, PSD e BE poderão conquistar mais um lugar no Parlamento Europeu, sendo que socialistas têm oito deputados europeus, os sociais-democratas sete e os bloquistas um. Por outro lado, a previsão aponta que o CDS poderá manter os dois lugares que tem, enquanto a CDU está em risco de perder até dois dos três eurodeputados que o representam.

O Movimento Partido-Terra (MPT), que ganhou dois lugares nas eleições europeias de 2014, está fora da corrida, abrindo assim terreno para o PAN e os partidos emergentes como o Aliança, de Pedro Santana Lopes, o Nós Cidadãos, de Paulo Morais, e o Basta, de André Ventura, a que se juntam PCTP-MRPP, PNR, PTP, Iniciativa Liberal, MAS e PURP.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Nunca o MPT se chamou ou vai chamar NOS cidadãos. António Marinho e Pinto por divergencias de opinião com José Inácio Faria abandonou o partido e criou o PDR. Após retirada de confiança política, José Inácio Faria não foi aceite como representante do MPT às europeias por isso entrou nas listas do NOS cidadãos como independente uma vez que quer à viva força ser eleito e ainda se encontra filiado no MPT. O MPT não se candidatou às eleições europeias uma vez que se encontra com as contas penhoradas dado o mau exercício de gestão por parte de J.I.F. no período da sua presidência entrr Novembro de 2014 e Fevereiro de 2018.

RESPONDER

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …