PS poderá repetir vitória de 2014 nas europeias de maio (com larga margem sobre o PSD)

Manuel De Almeida / LUSA

O PS deverá repetir, nas eleições europeias de 26 de maio de 2019, a vitória obtida em 2014, de acordo com uma sondagem da Aximage divulgada pelo Jornal de Negócios.

O Partido Socialista de António Costa terá uma larga vitória nas eleições europeias de 26 de maio. De acordo com o mesmo jornal, no ato eleitoral, irá repetir-se também um elevado nível de abstenção, desta vez de 64%.

Os socialistas obterão 32,6% dos votos, valor ligeiramente acima dos 31,46% registados há cinco anos. Ainda assim, esta subida residual permitirá ao PS aumentar a sua representação parlamentar em Estrasburgo de oito para nove deputados.

O CDS e o Bloco de Esquerda também deverão eleger mais eurodeputados por comparação com 2014. Segundo a sondagem, os centristas registam uma intenção de voto de 8,4%, passando de um para dois deputados, enquanto os bloquistas passam de 4,56% em 2014 para 6,3% em 2019, o que também lhes possibilitará aumentar a sua representação de um para dois deputados.

Nas europeias de maio de 2014, o PSD e o CDS concorreram coligados, tendo alcançado uma votação de 27,71%, o que lhes permitiu eleger sete eurodeputados, sendo seis deles sociais-democratas. Nas eleições deste ano o PSD ficará percentualmente muito distante do PS, com 19,8% dos votos, mas ainda assim conseguirá manter seis eurodeputados.

A CDU e o MPT (Movimento Partido da Terra), poderão ser os dois derrotados deste ato eleitoral. O MPT, que em 2014 foi a quarta força política mais votada com 7,14% dos votos, sobretudo devido à presença do antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, desaparece das intenções de voto e perde os seus dois eurodeputados. Já a CDU, com uma intenção de voto de 11,3% (abaixo dos 12,68% de 2014) poderá descer de três para dois deputados.

Estes resultados estão longe de ser definitivos, devido à existência de um elevado número de indecisos, 15,4%.

Até agora, o PS e o PSD não anunciaram os seus cabeças de lista a estas eleições. Do lado dos socialistas tem sido apontado o nome de Pedro Marques, atual ministro das Infraestruturas, enquanto nas hostes sociais-democratas tem sido noticiado o nome do atual eurodeputado Paulo Rangel. Já o CDS, o Bloco e a CDU, mantêm os cabeças de lista de 2014, respetivamente, Nuno Melo, Marisa Matias e João Ferreira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nasceu o SeeArch, uma espécie de colete salva-vidas para resgates em mar aberto

Se uma pessoa se separar da sua embarcação em mar aberto, permanecer à tona não é o único desafio. Ser visto pelos salvadores é uma missão importante que o novo SeeArch, usável e insuflável, vai …

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …

"Criminoso, cruel e traiçoeiro”. Sobrinha de Donald Trump diz que tio devia ser preso

A sobrinha do atual Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, referiu que o tio é “criminoso, cruel e traiçoeiro”, por isso, deveria enfrentar a justiça norte-americana, depois de todos os escândalos que o …