PS está a um passo da maioria absoluta (e o PSD em queda livre)

Mário Cruz / Lusa

O Partido Socialista está muito próximo da maioria absoluta nas eleições de outubro. Já o PSD está em queda acelerada.

Vitória à Esquerda é o cenário que se antecipa nas próximas eleições legislativas. De acordo com uma sondagem da Pitagórica para a TSF e Jornal de Notícias, António Costa recolhe, nesta altura, 43,6% das intenções de voto, uma subida significativa desde os 37,2% que se registavam em abril. Já o PSD vai pouco além dos 20%.

Globalmente, os partidos de esquerda já valem mais de 60% das intenções de voto. Além dos 43,6% do PS, o BE consolida-se no terceiro lugar, com 10%, a CDU com 6,6%. O PAN recolherá 3,2% das intenções de voto.

Já à direita, com o PSD a não ir além dos 20,4%, o CDS também está em queda, para 4,9%. Já o Aliança de Pedro Santana Lopes surge com uma subida ligeira de 1,5% e o partido Iniciativa Liberal, que se estreia nesta projeção, poderá ter 1,3% dos votos.

A sondagem traça um retrato mais “enfraquecido e fragmentado” da Direita que recolhe 28,1% das orientações de votos. São menos dez pontos percentuais do que o conseguido por Passos Coelho e Paulo Portas nas eleições de 2015 e menos seis pontos do que registava em abril.

A projeção aponta para uma eventual subida de 0,4% do PS para os 43,6% e de 1% para o BE que alcançaria os 10%. A CDU ficaria com 6,6%, mantendo o mesmo patamar dos últimos quatro meses.

Rui Rio é quem mais sobe na taxa de rejeição

Más notícias para o líder do PSD no que diz respeito à sua candidatura a primeiro-ministro. Tal como partido, também Rui Rio, enquanto trunfo eleitoral, está em baixa. Na taxa de rejeição de voto, o social-democrata sobe quatro pontos: são agora 58% de inquiridos que asseguram que “jamais” votariam nele.

O mercado eleitoral estreita-se a pouco mais de um mês das eleições e o fenómeno ganha visibilidade se compararmos os resultados desde abril, data de arranque deste ranking: em quatro meses, Rio acrescentou 13 pontos aos que o rejeitam.

Igual nesta má prestação só André Ventura, que também subiu 13 pontos desde abril, mas soma agora uma taxa de rejeição de 64%. Outros líderes partidários que estão a gerar rejeição são Catarina Martins (BE), que também cresce quatro pontos em agosto, e André Silva (PAN), que marca mais cinco pontos.

Ainda assim, o líder continua a ser Santana Lopes, que já foi primeiro-ministro, acabando demitido por Jorge Sampaio, em 2005.

Quando se espreitam os resultados contrários, ou seja, a percentagem de eleitores que “de certeza” votaria em Rui Rio para primeiro-ministro, as notícias voltam a ser negativas: o líder do PSD perde três pontos de julho para agosto e já só tem três pontos de vantagem sobre Catarina Martins, do BE (em julho eram oito).

Quem lidera o ranking da firmeza de voto é António Costa: tem assegurados 26% dos eleitores. Acresce que o atual primeiro-ministro e recandidato pelo PS é também o líder com a taxa de rejeição mais baixa entre os nove que são avaliados no barómetro da Pitagórica para o JN e a TSF: soma 42%, mais um ponto que no mês passado.

Rio não “fé nenhuma” nas sondagens

O presidente do PSD, Rui Rio, diz que não faz “fé nenhuma” nas sondagens que fazem prever um mau resultado para o PSD, “sobretudo esta última que saiu agora”, da Pitagórica, que aponta para um resultado pouco superior a 20% para o PSD.

Rio diz que há sondagens “feitas para produzir determinados resultados” — essas “são como as bruxas, eu não acredito nelas mas que as há, há”.

Em declarações aos jornalistas no Pontal, onde o PSD faz este fim de semana a sua habitual rentrée política, o líder do PSD garante que estas sondagens “podem desmotivar algumas pessoas” não o desmotivam a ele: “pelo contrário”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus maioria absoluta num pais em que nem 30% do país vai votar…. democracia no seu melhor… por algum motivo as pessoas não vão votar…. ninguém acredita no sistema excepto alguns funcionários públicos e os corruptos… dai os votantes do costa! Tudo boa gente…

  2. NAONAONAONAONAO o PS TEM 100 por cento de votos!!!!! So ha umpartido em Portugal!!!! AHAHAHAH A ESQUERDA NA SUA HETACOMBE E DELIRIO!!! OS XUXAS DISPARAM POR TODOS OS LADOS NO SEU DESAPARECIMENTO!! AHAHAH

  3. Esta gente está toda rota. Quando o país chegar às cangalhas, com a economia em baixa, que irão pensar estes votantes que se vendem a ilusionistas?

RESPONDER

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …