PS está a um passo da maioria absoluta (e o PSD em queda livre)

Mário Cruz / Lusa

O Partido Socialista está muito próximo da maioria absoluta nas eleições de outubro. Já o PSD está em queda acelerada.

Vitória à Esquerda é o cenário que se antecipa nas próximas eleições legislativas. De acordo com uma sondagem da Pitagórica para a TSF e Jornal de Notícias, António Costa recolhe, nesta altura, 43,6% das intenções de voto, uma subida significativa desde os 37,2% que se registavam em abril. Já o PSD vai pouco além dos 20%.

Globalmente, os partidos de esquerda já valem mais de 60% das intenções de voto. Além dos 43,6% do PS, o BE consolida-se no terceiro lugar, com 10%, a CDU com 6,6%. O PAN recolherá 3,2% das intenções de voto.

Já à direita, com o PSD a não ir além dos 20,4%, o CDS também está em queda, para 4,9%. Já o Aliança de Pedro Santana Lopes surge com uma subida ligeira de 1,5% e o partido Iniciativa Liberal, que se estreia nesta projeção, poderá ter 1,3% dos votos.

A sondagem traça um retrato mais “enfraquecido e fragmentado” da Direita que recolhe 28,1% das orientações de votos. São menos dez pontos percentuais do que o conseguido por Passos Coelho e Paulo Portas nas eleições de 2015 e menos seis pontos do que registava em abril.

A projeção aponta para uma eventual subida de 0,4% do PS para os 43,6% e de 1% para o BE que alcançaria os 10%. A CDU ficaria com 6,6%, mantendo o mesmo patamar dos últimos quatro meses.

Rui Rio é quem mais sobe na taxa de rejeição

Más notícias para o líder do PSD no que diz respeito à sua candidatura a primeiro-ministro. Tal como partido, também Rui Rio, enquanto trunfo eleitoral, está em baixa. Na taxa de rejeição de voto, o social-democrata sobe quatro pontos: são agora 58% de inquiridos que asseguram que “jamais” votariam nele.

O mercado eleitoral estreita-se a pouco mais de um mês das eleições e o fenómeno ganha visibilidade se compararmos os resultados desde abril, data de arranque deste ranking: em quatro meses, Rio acrescentou 13 pontos aos que o rejeitam.

Igual nesta má prestação só André Ventura, que também subiu 13 pontos desde abril, mas soma agora uma taxa de rejeição de 64%. Outros líderes partidários que estão a gerar rejeição são Catarina Martins (BE), que também cresce quatro pontos em agosto, e André Silva (PAN), que marca mais cinco pontos.

Ainda assim, o líder continua a ser Santana Lopes, que já foi primeiro-ministro, acabando demitido por Jorge Sampaio, em 2005.

Quando se espreitam os resultados contrários, ou seja, a percentagem de eleitores que “de certeza” votaria em Rui Rio para primeiro-ministro, as notícias voltam a ser negativas: o líder do PSD perde três pontos de julho para agosto e já só tem três pontos de vantagem sobre Catarina Martins, do BE (em julho eram oito).

Quem lidera o ranking da firmeza de voto é António Costa: tem assegurados 26% dos eleitores. Acresce que o atual primeiro-ministro e recandidato pelo PS é também o líder com a taxa de rejeição mais baixa entre os nove que são avaliados no barómetro da Pitagórica para o JN e a TSF: soma 42%, mais um ponto que no mês passado.

Rio não “fé nenhuma” nas sondagens

O presidente do PSD, Rui Rio, diz que não faz “fé nenhuma” nas sondagens que fazem prever um mau resultado para o PSD, “sobretudo esta última que saiu agora”, da Pitagórica, que aponta para um resultado pouco superior a 20% para o PSD.

Rio diz que há sondagens “feitas para produzir determinados resultados” — essas “são como as bruxas, eu não acredito nelas mas que as há, há”.

Em declarações aos jornalistas no Pontal, onde o PSD faz este fim de semana a sua habitual rentrée política, o líder do PSD garante que estas sondagens “podem desmotivar algumas pessoas” não o desmotivam a ele: “pelo contrário”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus maioria absoluta num pais em que nem 30% do país vai votar…. democracia no seu melhor… por algum motivo as pessoas não vão votar…. ninguém acredita no sistema excepto alguns funcionários públicos e os corruptos… dai os votantes do costa! Tudo boa gente…

  2. NAONAONAONAONAO o PS TEM 100 por cento de votos!!!!! So ha umpartido em Portugal!!!! AHAHAHAH A ESQUERDA NA SUA HETACOMBE E DELIRIO!!! OS XUXAS DISPARAM POR TODOS OS LADOS NO SEU DESAPARECIMENTO!! AHAHAH

  3. Esta gente está toda rota. Quando o país chegar às cangalhas, com a economia em baixa, que irão pensar estes votantes que se vendem a ilusionistas?

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …