O Partido Socialista está muito próximo da maioria absoluta nas eleições de outubro. Já o PSD está em queda acelerada.
Vitória à Esquerda é o cenário que se antecipa nas próximas eleições legislativas. De acordo com uma sondagem da Pitagórica para a TSF e Jornal de Notícias, António Costa recolhe, nesta altura, 43,6% das intenções de voto, uma subida significativa desde os 37,2% que se registavam em abril. Já o PSD vai pouco além dos 20%.
Globalmente, os partidos de esquerda já valem mais de 60% das intenções de voto. Além dos 43,6% do PS, o BE consolida-se no terceiro lugar, com 10%, a CDU com 6,6%. O PAN recolherá 3,2% das intenções de voto.
Já à direita, com o PSD a não ir além dos 20,4%, o CDS também está em queda, para 4,9%. Já o Aliança de Pedro Santana Lopes surge com uma subida ligeira de 1,5% e o partido Iniciativa Liberal, que se estreia nesta projeção, poderá ter 1,3% dos votos.
A sondagem traça um retrato mais “enfraquecido e fragmentado” da Direita que recolhe 28,1% das orientações de votos. São menos dez pontos percentuais do que o conseguido por Passos Coelho e Paulo Portas nas eleições de 2015 e menos seis pontos do que registava em abril.
A projeção aponta para uma eventual subida de 0,4% do PS para os 43,6% e de 1% para o BE que alcançaria os 10%. A CDU ficaria com 6,6%, mantendo o mesmo patamar dos últimos quatro meses.
Rui Rio é quem mais sobe na taxa de rejeição
Más notícias para o líder do PSD no que diz respeito à sua candidatura a primeiro-ministro. Tal como partido, também Rui Rio, enquanto trunfo eleitoral, está em baixa. Na taxa de rejeição de voto, o social-democrata sobe quatro pontos: são agora 58% de inquiridos que asseguram que “jamais” votariam nele.
O mercado eleitoral estreita-se a pouco mais de um mês das eleições e o fenómeno ganha visibilidade se compararmos os resultados desde abril, data de arranque deste ranking: em quatro meses, Rio acrescentou 13 pontos aos que o rejeitam.
Igual nesta má prestação só André Ventura, que também subiu 13 pontos desde abril, mas soma agora uma taxa de rejeição de 64%. Outros líderes partidários que estão a gerar rejeição são Catarina Martins (BE), que também cresce quatro pontos em agosto, e André Silva (PAN), que marca mais cinco pontos.
Ainda assim, o líder continua a ser Santana Lopes, que já foi primeiro-ministro, acabando demitido por Jorge Sampaio, em 2005.
Quando se espreitam os resultados contrários, ou seja, a percentagem de eleitores que “de certeza” votaria em Rui Rio para primeiro-ministro, as notícias voltam a ser negativas: o líder do PSD perde três pontos de julho para agosto e já só tem três pontos de vantagem sobre Catarina Martins, do BE (em julho eram oito).
Quem lidera o ranking da firmeza de voto é António Costa: tem assegurados 26% dos eleitores. Acresce que o atual primeiro-ministro e recandidato pelo PS é também o líder com a taxa de rejeição mais baixa entre os nove que são avaliados no barómetro da Pitagórica para o JN e a TSF: soma 42%, mais um ponto que no mês passado.
Rio não “fé nenhuma” nas sondagens
O presidente do PSD, Rui Rio, diz que não faz “fé nenhuma” nas sondagens que fazem prever um mau resultado para o PSD, “sobretudo esta última que saiu agora”, da Pitagórica, que aponta para um resultado pouco superior a 20% para o PSD.
Rio diz que há sondagens “feitas para produzir determinados resultados” — essas “são como as bruxas, eu não acredito nelas mas que as há, há”.
Em declarações aos jornalistas no Pontal, onde o PSD faz este fim de semana a sua habitual rentrée política, o líder do PSD garante que estas sondagens “podem desmotivar algumas pessoas” não o desmotivam a ele: “pelo contrário”.
Meu Deus maioria absoluta num pais em que nem 30% do país vai votar…. democracia no seu melhor… por algum motivo as pessoas não vão votar…. ninguém acredita no sistema excepto alguns funcionários públicos e os corruptos… dai os votantes do costa! Tudo boa gente…
NAONAONAONAONAO o PS TEM 100 por cento de votos!!!!! So ha umpartido em Portugal!!!! AHAHAHAH A ESQUERDA NA SUA HETACOMBE E DELIRIO!!! OS XUXAS DISPARAM POR TODOS OS LADOS NO SEU DESAPARECIMENTO!! AHAHAH
Esta gente está toda rota. Quando o país chegar às cangalhas, com a economia em baixa, que irão pensar estes votantes que se vendem a ilusionistas?