PS e PSD mais longe um do outro. Chega volta a ultrapassar Bloco de Esquerda

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo presidente do PSD, Rui Rio

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã revelou que o PS continua a liderar apesar dos efeitos económico-sociais da crise pandémica.

Segundo a sondagem para Jornal de Negócios e o Correio da Manhão PS mantém os 37,6% contabilizados em fevereiro, num estudo de opinião realizado entre 4 e 10 de março – antes do anúncio do plano de desconfinamento.

Depois de dois meses consecutivos a subir, o PSD recua mais de um ponto percentual relativamente a fevereiro, fixando-se nos 23,6% e ficando, assim, a 14 pontos do partido liderado pelo também primeiro-ministro, António Costa.

Nesta sondagem, o Chega, partido liderado por André Ventura, regista a subida mais expressiva, passando de 7,3% para 9%, o que permite ao partido ultrapassar novamente o Bloco de Esquerda como terceira maior força política nacional.

Por sua vez, o partido liderado por Catarina Martins mantém-se estável nos 8,3%.

Este mês, surgem em queda a CDU (coligação eleitoral entre PCP e Verdes), que recua ligeiramente para 5,5%, a Iniciativa Liberal (5,3%), o PAN (2,5%) e o CDS (2,3%).

Assim, em março, o conjunto do bloco da direita (40,2%) continue aquém da soma total das intenções de voto das forças de esquerda (53,9%, sem contar com os 0,7% do Livre).

Costa e Governo recuperam aprovação

Nesta sondagem, a  estabilização da pandemia em Portugal permitiu ao primeiro-ministro e ao Executivo recuperarem os seus índices de aprovação.

A nota atribuída a António Costa subiu de 3,1 para 3,3 (numa escala de 1 a 5). Já a avaliação ao Governo avançou para 3,2. Estas pontuação ficam 0,1 pontos abaixo da popularidade verificada em janeiro e permitem-lhes recuperarem dos mínimos medidos no mês passado.

O primeiro-ministro continua ainda a ser o único líder partidário com nota positiva. Rui Rio persiste em 2,9, Catarina Martins, regista os 2,8 também alcançados pelo líder da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, seguindo-se o líder do PAN, André Silva (2,7) – que abandonou o cargo esta semana -, e o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa (2,6).

O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos (2,4), presidente do CDS, e o líder reeleito do Chega, André Ventura (1,9), mantêm as piores avaliações.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também recuperou popularidade entre fevereiro e março, retomando a nota de 3,8 que detinha em janeiro.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se em plena ditadura estalinista o PS obtém 37,6% das intenções de voto… Agora que a bondade e generosidade do Sr. Costa permite dar alguma liberdade ao povo, tenho a certeza que terá maioria absoluta ou até, quem sabe, uma maioria qualificada!!

  2. Realmente é surpreendente como um governo que mente como nenhum outro o fez, mas continua a ter esta aprovação do povo… se esta sondagem não for manipulada e corresponder à realidade, então o povo só tem o que merece… infelizmente!

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …