/

PS da Guarda ameaçou ministro para conseguir “jobs for the boys”

16

PS na Vanguarda / Facebook

António Saraiva, presidente do PS Guarda, discursa num evento.

António Saraiva, presidente do PS Guarda, discursa num evento.

Está lançada a polémica no PS da Guarda, depois de um email em que o presidente da Federação distrital socialista, António Saraiva, ameaça retirar a “confiança política” ao ministro da Saúde, se não forem nomeados elementos do partido para a gestão do hospital local.

O caso surge noticiado pela Rádio Altitude, da Guarda, que avança que o presidente da distrital do PS enviou, na passada sexta-feira, um email a pressionar o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, defendendo a nomeação de figuras vinculadas aos socialistas para o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

Este email foi enviado ao Ministério da Saúde, à secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, ao secretário nacional para a administração, Luís Patrão, ao secretário nacional para a organização, Hugo Pires, e aos dois deputados eleitos pela Guarda, Maria Antónia Almeida Santos e Santinho Pacheco, segundo a Altitude.

António Saraiva enviou a mensagem depois de Adalberto Campos Fernandes ter nomeado a médica Isabel Coelho como presidente da ULS da Guarda.

Trata-se de uma figura independente, embora seja próxima do PS, que é “prestigiada e considerada uma escolha consensual para o cargo”, conforme sublinha a Altitude, notando que Isabel Coelho dirige “a única Unidade de Saúde Familiar do distrito” e que foi directora do Centro de Saúde da Guarda e presidente da Sub-Região de Saúde local.

De acordo com a mesma rádio, a médica terá recebido de Adalberto Campos Fernandes “carta branca” para escolher a sua equipa em função de “requisitos de experiência profissional em cada área” e sem preocupações de “filiação partidária”.

“É o desacreditar do PS em termos distritais”

Ora, esta circunstância desagrada aos responsáveis da Federação socialista que não desejariam perder “o controlo das nomeações” para o que consideram ser “um potencial centro de poder”, atesta a Altitude.

Essa ideia fica vincada no email enviado por António Saraiva, conforme transcreve a rádio e reproduz o Observador.

“Em termos locais e distritais, não é possível que um Conselho de Administração de uma estrutura como é a ULS da Guarda não integre um único elemento de plena confiança das nossas estruturas locais e concelhias”, salienta Saraiva na mensagem.

“É o desacreditar do PS em termos distritais, da nossa afirmação e presença e como tal, o arrastar de graves consequências políticas“, atesta ainda o presidente da distrital da Guarda.

Lamentando também que aparecem na equipa nomeada por Isabel Coelho “clínicos que chegaram a pertencer a conselhos de administração do governo PSD“, Saraiva ameaça assim, “demonstrar publicamente” a “não confiança política” da distrital no ministro da Saúde e até, diz que podem “vir a cair candidatos autárquicos”.

Saraiva diz que era só um “alerta”

Entretanto, Saraiva já veio colocar água na fervura, constatando ao Observador que há uma interpretação “distorcida da realidade” e que, “perante boatos” que terão surgido, só pretendeu fazer um “alerta ao ministério para esta questão”.

A Altitude refere, por seu turno, que pode estar em causa “uma mera estratégia política pessoal – que não terá tanto a ver com a ULS, mas sim com o processo de escolha do candidato do PS à Câmara da Guarda“.

O que é certo é que o email do presidente da Federação da Guarda caiu mal no goto de vários elementos do partido no distrito. Um dirigente socialista local atesta ao Observador que pode mesmo vir a ser convocada uma Comissão Política Distrital para pedir “a cabeça” de António Saraiva.

ZAP //

16 Comments

  1. O quê?!!!! Mas isto agora é reserva de poder dos PS’s locais? Que gente é esta? De facto o título é bom: Jobs for the boys! À custa do dinheiro de TODOS! Ao menos são claros nas intenções!

  2. Hã? Mas quem é esta m.erda do António Saraiva? Vai trabalhar ó chulo! Qurem tem que ir para a direcção do Hospital da Guarda é alguém competente, pouco me importa se é de outro partido qualquer ou se é independente.
    Da minha parte, como cidadão, espero que o ministro ( para quem não sabe é um homem competente, muito correcto e dialogante com todos) não ceda a estes nojentos, a esta chungaria parasitária do tacho… Dasss…

  3. O povo português ainda não entendeu que o país funciona assim…infelizmente…então vocês acham que se as pessoas competentes estivessem nos lugares certos, este país estava assim?!!? Acordem oh ceguetas!!!

  4. Repare-se como aqui, os comentários variam em função, do quadrante politico de cada um…
    E andam estes parolos, a fazer comentários como se a vida deles fosse futebol…
    Até no futebol, eu mudei de clube!

    • Ó Tranquil rabbit… O senhor nem é dos piores a comentar aqui pelo ZAP. Mas esta agora não percebi. Os comentários são todos contra o sr. António Saraiva. Os comentários não variam! Até ao momento ainda não vi ninguém defender o homem. Os dois primeiros contestam claramente a posição do homem. O Pedro salienta a realidade dos tachos no país!

      Já agora, e apenas a título de curiosidade, mudou de que clube para que clube, que eu essa nunca tinha ouvido antes!

      • Realmente, o comentário do Tranquil Rabbit é absurdo. Os dois comentários iniciais são bem claros, melhor era impossivel, pois contestam frontalmente nomeações baseadas no clientelismo e na partidarite. O segundo até “estimula” o ministro a NÃO CEDER a “estes nojentos, a esta chungaria parasitária do tacho”.

  5. Sou simpatizante do PS e só tenho uma coisa a declarar a este senhor: vai trabalhar, vagabundo. O Estado não é um cabide de empregos para pendurar os seus amigos. É por isso que chegamos onde chegamos. Qualquer cretino que chegue ao poder pensa que a máquina pública é dele. Cambada de chulos.

  6. Tenho um caso muito recente. O meu filho esteve a fazer voluntariado durante quase um ano numa Câmara Municipal. Ao fim desse tempo pedi a uma pessoa política para abrir o concurso para aquela área e ver se podia ver se o meu filho, através de concurso legal entrava, pois estava a desenvolver um projeto e quem estava com ele gostava do seu método de trabalho. Tudo foi um não. O meu filho saiu para o estrangeiro e logo a seguir o político meteu a filha na Câmara.

  7. Mas agora os hospitais passam a ser geridos por gente de confiança do partido no Poder? E eu a pensar que se escolheriam os melhores gestores sem lhes perguntarem se têm ou não partido!.

    • Talvez seja essa a razão pela contínua má gestão de entidades e empresas que tenham expressão pública: porque ao invés de gestores têm políticos…

  8. Mas essa besta, lider do Ps na Guarda, pensa que estamos na América Latina? Mas ele quer mandar no dinheiro dos Portugueses? Aquilo nao e uma empresa do Ps, aquilo é dos portugueses, e para lá devem ir os melhores e nao os que tem cartão de militante do Ps. O Socrates deixou seguidores.

    • Tal é a paixão por Sócrates que estão sempre a mencioná-lo. Aqui, neste caso, é o mesmo caso daqueles boys e girls que PSD/CDS escolhiam para cargos públicos. Tal era a pouca vergonha que antes que viessem as eleições meteram uns quantos a governarem-se à conta dos contribuintes.
      Neste caso, PS, até escolhe outros que não da cor política. Tem como exemplo a CGD.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.