imagepressagency / Depositphotos

A popularidade do bilionário Elon Musk caiu a pique. O CEO da Tesla é agora a figura pública mais desprezada dos Estados Unidos, com uns impressionantes 61% de opiniões desfavoráveis —reflexo da sua espetacular queda em desgraça após o seu explosivo desentendimento com Donald Trump.
A mais recente sondagem realizada pelo Instituto Gallup sobre a popularidade de figuras proeminentes, parece confirmar o que já desconfiávamos: o fundador e CEO da Tesla, Elon Musk, tornou-se genuinamente detestado.
Num grupo aleatório de 1.000 adultos norte-americanos, uns impressionantes 61% afirmaram ter uma opinião desfavorável sobre o bilionário, colocando-o no topo da lista das figuras globais mais odiadas.
Musk consegue ainda assim manter 33% de opiniões favoráveis, o que lhe dá um saldo de 28% de opiniões negativas.
Nem mesmo o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acusado por meio mundo de genocídio contra palestinianos, conseguiu igualar a “forte tendência negativa” de Musk: “Bibi” fica em 2º lugar, com 52 % dos inquiridos a manifestar opinião desfavorável sobre o político, e um saldo negativo de 23%.
A fechar o pódio das pessoas mais detestadas nos EUA, com 47% de haters, e um saldo negativo de 16%, o Secretário de Estado Marco Rubio, apontado como um dos possíveis sucessores de Donald Trump — que tem curiosamente, mais opiniões negativas do que Rubio e Netanyahu (57%), mas conta com 41% de opiniões positivas para manter um saldo negativo de apenas 16%.
Instituto Gallup

A sondagem da Gallup corrobora conclusões semelhantes de estudos anteriores. No início deste ano, um inquérito da Associated Press revelou que apenas 33 % dos adultos nos EUA tinham uma opinião “muito ou algo favorável” sobre Elon Musk.
No outro extremo da sondagem Gallup, o primeiro lugar de opiniões favoráveis (57%) e de saldo (46%) é ocupado pelo Papa Leão VIX. Em segundo lugar, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, com 52% de opiniões favoráveis — mas com um saldo de apenas 18%, mercê dos 34% de inquiridos que afirmam não simpatizar com o chefe de estado ucraniano.
Com 49% de opiniões favoráveis e 39% desfavoráveis, o senador de extrema esquerda Bernie Sanders completa o trio de personalidades que consegue saldo positivo nas avaliações dos inquiridos.