PS cria formação para autarcas do partido

PS lança a Academia Socialista do Poder Local este sábado, para dar formação a autarcas do partido. Santos Silva vai apresentar um estudo sobre “as marcas do PS” nas autarquias.

De acordo com Susana Amador, secretária nacional do PS para as autarquias e vice-presidente do grupo parlamentar socialista, entrevistada pelo Público, o PS vai lançar, este sábado, uma iniciativa que pretende dar formação aos autarcas do partido.

A primeira sessão vai acontecer no Centro de Esquerda, será inaugurada por João Torres, secretário-geral adjunto do PS, e terá Jorge Lacão, constitucionalista e antigo vice-presidente da Assembleia da República, como orador.

O tema da primeira sessão é o “Enquadramento Constitucional do Poder Local” e Lacão vai abordar questões como “a economia das autarquias ou o processo de descentralização”, de acordo com Susana Amador.

O livro “Meio Século do Poder Local: As Marcas do Partido Socialista” de Raul Lopes, António Mendes Baptista e Conceição Matos, todos investigadores do ISCTE, será lançado no final da sessão.

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, irá apresentar este levantamento o poder local do PS. Está previsto participarem perto de 400 autarcas nesta sessão, sendo que 95% marcarão presença através de meios digitais.

As sessões da Academia Socialista do Poder Local serão mensais e estruturadas em duas dimensões, “uma de competências teóricas e outra de competências práticas”, indicou Susana Amador. Entre os “os oradores e formadores poderão vir a ser convidados autarcas”.

A segunda sessão está prevista decorrer em outubro, com o tema “princípios básicos do processo administrativo”, acrescenta a secretária nacional do PS, sublinhando ainda que irá contar com dois oradores convidados.

Um deles é a deputada Maria de Fátima Fonseca, especialista em administração pública, que foi diretora municipal de recursos humanos na Câmara de Lisboa, secretária de Estado da Administração e do Emprego Público (2015-2019) da Inovação e da Modernização Administrativa (2019-2022) e da Saúde.

O outro convidado é o advogado Edgar Valles, que tem obras publicadas sobre o poder local, nomeadamente o livro “Guia dos Autarcas”.

O projeto da Academia Socialista do Poder Local foi criado porque “havia muitos autarcas do partido a solicitar um programa de formação para o poder local”, salientou Susana Amador, que justificou a iniciativa com o facto de que, “hoje em dia, os autarcas têm necessidade de mais formação, as exigências são crescentes em relação as suas funções”.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.