/

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

13

José Coelho / Lusa

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS.

A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã/Correio da Manhã TV, revela que o Partido Socialista derrapou: conta agora com 34,6% das intenções de voto dos portugueses, uma descida de 3,3 pontos percentuais face a maio.

Este é o valor mais baixo desde março do ano passado, altura em que os socialistas registavam 31,4% das intenções de voto.

Todos os restantes partidos registam subidas, à exceção do Livre. O barómetro mostra uma subida das intenções de voto na direita, que soma hoje 42%, contra os 50,1% à esquerda.

O destaques vão para o Iniciativa Liberal (IL) e para o Chega. Os liberais registam 6,4% das intenções de voto, um aumento de 2,2 pontos percentuais; enquanto o Chega ultrapassa agora os 10%, consolidando o terceiro lugar. Segundo a sondagem, o partido de André Ventura regista uma subida de 1,8 pontos no último mês.

O maior partido da oposição também regista uma subida, ainda que menos expressiva. O PSD soma agora 22,4% dos votos, mas continua a uma distância de 12,2 pontos percentuais do PS.

À esquerda, o Bloco de Esquerda conta com 8,9% (face aos 8,3% de maio) dos votos e a CDU com cerca de 6% (em comparação com os 5,5% de maio). O PAN sobe de 4,8% para 5,2% e o CDS de 2,9% para 3,1%.

O barómetro avalia também o nível de popularidade do Governo e a imagem que os portugueses têm dos líderes políticos numa escala de 1 a 5. António Costa (3,1) e Catarina Martins (3) são os únicos com nota positiva.

Em relação aos ministros, Marta Temido é indicada por 25% dos inquiridos como a melhor ministra do Executivo. No extremo oposto, Eduardo Cabrita é considerado o pior ministro por 30,6%.

O barómetro da Intercampus foi realizado entre 8 e 16 de junho, numa altura em que a pandemia da covid-19 ganhou dimensão, e contou com 608 entrevistas. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 4,0%.

Liliana Malainho, ZAP //

13 Comments

  1. Por favor não tirem o Costa do Governo. É necessário que o povo perceba quem á a pessoa, tal como aconteceu com o Sócrates. Agora que vem o dinheirinho e vai ser necessário justificar os gastos, há-de, certamente, vir ao de cima a incompetência deste Governo, dos seus amigos e familiares. Na volta lá vem a Geringonça, incluindo o presidente da câmara de loures a meter medo com o papão do Passos.

      • Já você deve ter nascido sob a sombra de algum geringonço para dizer tais coisas! Ainda andam com dor de cor… cotovelo. O problema é que sempre que estão no governo deixam-nos de tanga e de mão estendida. É dramático!

    • Sim a esquerda nasceu de verdades imutáveis como sabemos! Tudo o que dizem é sagrado e não pode sob circunstância alguma ser contestado!

  2. Aconselho um pouco mais de cuidado aos jornalistas deste jornal. Começam por dizer: “Todos os restantes partidos registam subidas, à exceção do Livre. Depois dizem: “Os liberais registam 6,4% das intenções de voto, um aumento de 2,2 pontos percentuais” – Em que ficamos?

  3. O senhor Costa tem governado quase sem oposição por conseguinte beneficiado da situação, o PSD mansinho como está sem um comando forte e sem proposta de novas ideias, não irá longe e muitos dos seus eleitores começam a dissipar-se por outros novos partidos mais à direita visto também o CDS não oferecer alternativas. Agora vem aí uma oportunidade única do país sair deste marasmo em que se encontra, mas tenho muitas dúvidas que tal aconteça, ainda à pouco o senhor Costa afirmou que isto será para daqui a décadas se notar a diferença, nesta perspetiva do país continuar a passo de caracol, eu direi que tal diferença acontecerá lá para o dia de são-nunca!

    • Nem mais. Mas temos um povo de broncos que nem um simple4s texto sabe interpretar, e com gente assim nunca iremos a lado algum! Pior adoram corruptos e malandros. Quanto mais os deixarem de rastos melhor! Veja em todos os lados desde a freguesia local às autarquias e governo? Votam sempre nos maiores canalhas, mesmo que estes se riam na cara deles e gozem à larga com o dinheiro de todos nós! Pão e circo, é o que esta gente quer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.