PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

José Coelho / Lusa

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS.

A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã/Correio da Manhã TV, revela que o Partido Socialista derrapou: conta agora com 34,6% das intenções de voto dos portugueses, uma descida de 3,3 pontos percentuais face a maio.

Este é o valor mais baixo desde março do ano passado, altura em que os socialistas registavam 31,4% das intenções de voto.



Todos os restantes partidos registam subidas, à exceção do Livre. O barómetro mostra uma subida das intenções de voto na direita, que soma hoje 42%, contra os 50,1% à esquerda.

O destaques vão para o Iniciativa Liberal (IL) e para o Chega. Os liberais registam 6,4% das intenções de voto, um aumento de 2,2 pontos percentuais; enquanto o Chega ultrapassa agora os 10%, consolidando o terceiro lugar. Segundo a sondagem, o partido de André Ventura regista uma subida de 1,8 pontos no último mês.

O maior partido da oposição também regista uma subida, ainda que menos expressiva. O PSD soma agora 22,4% dos votos, mas continua a uma distância de 12,2 pontos percentuais do PS.

À esquerda, o Bloco de Esquerda conta com 8,9% (face aos 8,3% de maio) dos votos e a CDU com cerca de 6% (em comparação com os 5,5% de maio). O PAN sobe de 4,8% para 5,2% e o CDS de 2,9% para 3,1%.

O barómetro avalia também o nível de popularidade do Governo e a imagem que os portugueses têm dos líderes políticos numa escala de 1 a 5. António Costa (3,1) e Catarina Martins (3) são os únicos com nota positiva.

Em relação aos ministros, Marta Temido é indicada por 25% dos inquiridos como a melhor ministra do Executivo. No extremo oposto, Eduardo Cabrita é considerado o pior ministro por 30,6%.

O barómetro da Intercampus foi realizado entre 8 e 16 de junho, numa altura em que a pandemia da covid-19 ganhou dimensão, e contou com 608 entrevistas. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 4,0%.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Por favor não tirem o Costa do Governo. É necessário que o povo perceba quem á a pessoa, tal como aconteceu com o Sócrates. Agora que vem o dinheirinho e vai ser necessário justificar os gastos, há-de, certamente, vir ao de cima a incompetência deste Governo, dos seus amigos e familiares. Na volta lá vem a Geringonça, incluindo o presidente da câmara de loures a meter medo com o papão do Passos.

      • Já você deve ter nascido sob a sombra de algum geringonço para dizer tais coisas! Ainda andam com dor de cor… cotovelo. O problema é que sempre que estão no governo deixam-nos de tanga e de mão estendida. É dramático!

    • Sim a esquerda nasceu de verdades imutáveis como sabemos! Tudo o que dizem é sagrado e não pode sob circunstância alguma ser contestado!

  2. Aconselho um pouco mais de cuidado aos jornalistas deste jornal. Começam por dizer: “Todos os restantes partidos registam subidas, à exceção do Livre. Depois dizem: “Os liberais registam 6,4% das intenções de voto, um aumento de 2,2 pontos percentuais” – Em que ficamos?

  3. O senhor Costa tem governado quase sem oposição por conseguinte beneficiado da situação, o PSD mansinho como está sem um comando forte e sem proposta de novas ideias, não irá longe e muitos dos seus eleitores começam a dissipar-se por outros novos partidos mais à direita visto também o CDS não oferecer alternativas. Agora vem aí uma oportunidade única do país sair deste marasmo em que se encontra, mas tenho muitas dúvidas que tal aconteça, ainda à pouco o senhor Costa afirmou que isto será para daqui a décadas se notar a diferença, nesta perspetiva do país continuar a passo de caracol, eu direi que tal diferença acontecerá lá para o dia de são-nunca!

    • Nem mais. Mas temos um povo de broncos que nem um simple4s texto sabe interpretar, e com gente assim nunca iremos a lado algum! Pior adoram corruptos e malandros. Quanto mais os deixarem de rastos melhor! Veja em todos os lados desde a freguesia local às autarquias e governo? Votam sempre nos maiores canalhas, mesmo que estes se riam na cara deles e gozem à larga com o dinheiro de todos nós! Pão e circo, é o que esta gente quer.

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …