PS cai e é ultrapassado pelo PSD. Há uma nova quarta força política

18

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro António Costa

Por desmérito do PS, PSD fica à frente na intenção de voto. Imagem das instituições políticas caíu em relação a abril, com Costa a registar um mínimo histórico. Galamba detém o recorde de apreciações negativas, que triplicou num mês.

O Partido Social Democrata (PSD) encontra-se à frente do Partido Socialista (PS) nas intenções de voto dos portugueses.

Segundo o barómetro da Intercampus para o Negócios e CM/CMTV, o PS registou uma queda de 3% em relação a abril e encontra-se agora com 22,4% das intenções de voto, comparativamente a 24,1% do PSD.

Apesar de ter conquistado a primeira posição aos socialistas, a intenção de voto nos sociais-democratas está estagnada desde abril.

O Bloco de Esquerda (BE) reconsolidou a quarta posição — que previamente pertencia Iniciativa Liberal (IL) — com um crescimento de 2,3% este mês. Tem agora, segundo o barómetro, 9,3% das intenções de voto.

O Chega registou uma queda de 1,4%, obtendo 11,8% das preferências de voto dos portugueses.

A direita (46,2%) fica assim à frente da esquerda (41,3%) nas preferências dos inquiridos. Sem o Chega, o PSD não conseguiria a maioria.

Em maio, as intenções de voto na IL descem para 8,1%, na CDU caem para 3,8% e no PAN e no Livre sobem para 3,6% e 2,2%, respetivamente.

Instituições políticas caem todas, menos a Presidência

Na apreciação dos inquiridos, quando pontuados de 1 a 5, quase todos os líderes partidários obtiveram média negativa. Só o presidente da IL, Rui Rocha, conseguiu uma média positiva, com três pontos.

Todos os líderes da oposição melhoraram, exceto André Ventura, o líder com pior pontuação (2,3). António Costa desceu para 2,5.

Quanto à imagem das instituições, todas caem, com o primeiro-ministro a registar um mínimo histórico de apenas 2,3 pontos.

O recorde de apreciação negativa relativa à sua atuação pertence ao ministro das Infraestruturas, João Galamba, no centro das atenções no último mês. A sua avaliação negativa triplicou num mês, de 11,1% para 33,6%.

Também no lado negativo das apreciações está o ministro das Finanças, Fernando Medina, apesar de registar uma queda das opiniões depreciativas, de 16,7% para 10,8%.

Marcelo Rebelo de Sousa é, entre todas as instituições políticas, o único que mantém uma avaliação positiva, com 3,1 pontos.

ZAP //

18 Comments

  1. Estão a fugir do PS para o BE. Eles lá sabem porquê. Antes tinham ido do BE para o PS para dar a este a maioria absoluta, mas agora, desiludidos, estão a fazer o caminho inverso. São os camaleões que nunca sossegam. Estão sempre em trânsito!

    • Logo para o BE… venha o diabo e escolha!
      Também me admira o PAN e o Livre… O primeiro é favorável ao fim dos portugueses, o segundo é à favor dos que não querem trabalhar… Juntem-se todos e façam a União Esquerdina!

      • Como filiado no PAN fiquei curioso. Como é que o PAN “é favorável ao fim dos portugueses”?…

  2. Português, em nome do Interesse Nacional, do seu bem-estar e da sua família, não vote, diga não ao criminoso, corrupto, e anti-democrático, regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 25 de Abril de 1974.

  3. Nas ultimas eleições o PSD. nas sondagens tambem estava á frente, e o Rui Rio já cantava vitoria, viram o resultado,
    maioria absoluta, a dor de cotovelo é um problema.

  4. Não votem… essa raça maldita de políticos ladrões e corrupta… vai ficar a pensar o porquê de ninguém votar….

  5. Vamos analisar o que escreveu:
    “Todos os líderes da oposição melhoraram, exceto André Ventura, o líder com pior pontuação (2,3). António Costa desceu para 2,5.

    Quanto à imagem das instituições, todas caem, com o primeiro-ministro a registar um mínimo histórico de apenas 2,3 pontos.”

    Costa tem 2,3 pontos, então André Ventura está igual com 2.3 ou superior a Costa com 2.5 pontos?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.