Província chinesa fecha 32 famosas pontes de vidro por questões de segurança

Shao Ying / EPA

A província chinesa de Hebei fechou todas as suas 32 atrações de vidro – pontes, passadiços e miradouros – enquanto são realizadas verificações de segurança.

As obras, espalhadas por 24 locais, entre elas a ponte de Hongyagu – que até maio detinha o título de maior ponte de vidro do mundo – estão fechadas desde março de 2018, segundo os media estatais CCTV.

Os encerramentos não afetaram apenas as obras da província de Hebei, tendo sido fechadas várias em todo o país depois de, no início deste ano, o governo ter pedido às autoridades locais de turismo que realizassem “avaliações abrangentes de segurança” nos projetos de vidro.

Na última década, conta o Diário de Notícias, a China viu uma onda de construções em vidro surgir em todo o país, mas houve acidentes e pelo menos duas mortes, o que levou a uma atenção redobrada das obras, que são verdadeiras atrações turísticas.

As construções começaram com a ponte de Zhangjiajie, na província de Hunan – que era a ponte mais alta e mais longa com fundo de vidro do mundo quando foi inaugurada, em 2016, e deu início ao surgimento de centenas de pontes de vidro.

Ao todo, existem cerca de 2.300 pontes de vidro na China e um “número indeterminado de passadiços ou escorregas de vidro”.

Um passadiço de vidro na província de Henan rachou, apesar de estar aberto por apenas duas semanas, fazendo que os turistas fugissem.

Em 2016, um turista morreu e outros seis ficaram feridos depois de uma lâmina de vidro de uma ponte na província de Guangxi cair. A chuva tornara o vidro mais escorregadio, fazendo que o homem colidisse com o corrimão e voasse para fora do corredor de vidro sofrendo ferimentos graves na cabeça. Já em 2017, um turista morreu após um acidente numa lâmina de vidro em Hubei.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …