Manitoba, no Canadá, quer contratar 100 portugueses

Hobolens / Flickr

-

A província canadiana do Manitoba pretende recrutar 100 trabalhadores portugueses qualificados em diferentes áreas como a construção civil, obras públicas, entre outras, disse hoje à agência Lusa, fonte do Consulado Honorário de Portugal em Winnipeg.

Os portugueses “serão elegíveis após seis meses de trabalho para receber o estatuto de residente permanente através do Manitoba Provincial Nominee Program”, disse o cônsul honorário naquela cidade, Paulo Jorge Cabral.

Uma delegação de 20 empresários canadianos, e de origem portuguesa, desloca-se a Lisboa, de 18 a 20 de Fevereiro, para avaliaram os candidatos, num recrutamento que terá lugar nas instalações de Xabregas do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Segundo o diplomata, que também virá na comitiva, os trabalhadores pretendidos na província devem ser qualificados em áreas “como a construção civil, jardinagem, manutenção de edifícios, transportes e hotelaria”, para a área metropolitana de Winnipeg, uma cidade com cerca de 800 mil habitantes.

“O verão aqui (Winnipeg) é muito quente, o inverno é frio, mas é seco, é uma área muito sustentável com um custo de vido dos mais sustentáveis do Canadá”, enalteceu Paulo Cabral.

Outra das vantagens do processo é a inexistência de intermediários, já que todo o processo é tratado directamente com o governo provincial, empresário e IEFP, e assim “não há hipóteses de burlas”.

Os candidatos, com idades compreendidas entre os 21 aos 45 anos, devem possuir passaporte português e serem elegíveis para o visto de trabalho no Canadá, com habilitações académicas e competências profissionais e com pelo menos um ano após o ensino secundário, ou cursos profissionais, onde apresentem os respectivos certificados.

Além disso, devem apresentar pelo menos cinco anos de experiência a tempo inteiro no ramo e, sendo não exigido para a entrevista, precisam de fazer o teste em inglês (IELTS), conforme os requisitos indicados nas ofertas de emprego disponíveis.

Não basta aos candidatos comparecer no local, primeiro terão de efectuar a carta de apresentação do currículo, obrigatoriamente em inglês para o governo de Manitoba (mpnpexploratoryvisit@gov.mb.ca) e para o centro de emprego de Lisboa (emcolacacaoexterna@iefp.pt), com a referência da oferta a que se está a candidatar e apresentando a expressão “Portugal 2014” no título do mail.

Na resposta do Manitoba Provincial Nominee Program, ser-lhe-á solicitado o preenchimento de um questionário. Caso a candidatura seja aceite, será informado a hora e dia da entrevista. Só os candidatos notificados é que é que poderão participar na ação de informação e recrutamento. Os salários serão pagos de acordos com as regras governamentais.

Aqueles que não forem seleccionados para a entrevista, caso pretendam, poderão candidatar-se ao programa provincial, enviando o seu currículo para o ministério da Imigração de Manitoba.

Calcula-se que existam em Manitoba cerca de 30 mil luso-descendentes e portugueses, a grande maioria de origem açoriana, que estão “bem integrados” na comunidade local, exercendo profissões nas várias categorias, desde empregados na construção civil, a médicos, professores e advogados.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …

Num só dia, derreteu 40% da área superficial da Gronelândia (e há fotografias)

Uma fotografia divulgada no Twitter do climatologista dinamarquês Rasmus Tonboe ilustra o degelo que ocorre na Gronelândia, evidenciando algumas das consequências que podem ser desencadeadas pelo fenómeno.   A imagem, que mostra um trenó a ser …

Juiz suspende pena a agressor que ameaçou a mulher com uma motosserra

"Vou-te pôr às postas como se põe um cação." Esta foi uma das ameaças, com uma motosserra ligada, que um homem de 52 anos fez à mulher com quem esteve casado durante 30 anos. O …