Manitoba, no Canadá, quer contratar 100 portugueses

Hobolens / Flickr

-

A província canadiana do Manitoba pretende recrutar 100 trabalhadores portugueses qualificados em diferentes áreas como a construção civil, obras públicas, entre outras, disse hoje à agência Lusa, fonte do Consulado Honorário de Portugal em Winnipeg.

Os portugueses “serão elegíveis após seis meses de trabalho para receber o estatuto de residente permanente através do Manitoba Provincial Nominee Program”, disse o cônsul honorário naquela cidade, Paulo Jorge Cabral.

Uma delegação de 20 empresários canadianos, e de origem portuguesa, desloca-se a Lisboa, de 18 a 20 de Fevereiro, para avaliaram os candidatos, num recrutamento que terá lugar nas instalações de Xabregas do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Segundo o diplomata, que também virá na comitiva, os trabalhadores pretendidos na província devem ser qualificados em áreas “como a construção civil, jardinagem, manutenção de edifícios, transportes e hotelaria”, para a área metropolitana de Winnipeg, uma cidade com cerca de 800 mil habitantes.

“O verão aqui (Winnipeg) é muito quente, o inverno é frio, mas é seco, é uma área muito sustentável com um custo de vido dos mais sustentáveis do Canadá”, enalteceu Paulo Cabral.

Outra das vantagens do processo é a inexistência de intermediários, já que todo o processo é tratado directamente com o governo provincial, empresário e IEFP, e assim “não há hipóteses de burlas”.

Os candidatos, com idades compreendidas entre os 21 aos 45 anos, devem possuir passaporte português e serem elegíveis para o visto de trabalho no Canadá, com habilitações académicas e competências profissionais e com pelo menos um ano após o ensino secundário, ou cursos profissionais, onde apresentem os respectivos certificados.

Além disso, devem apresentar pelo menos cinco anos de experiência a tempo inteiro no ramo e, sendo não exigido para a entrevista, precisam de fazer o teste em inglês (IELTS), conforme os requisitos indicados nas ofertas de emprego disponíveis.

Não basta aos candidatos comparecer no local, primeiro terão de efectuar a carta de apresentação do currículo, obrigatoriamente em inglês para o governo de Manitoba ([email protected]) e para o centro de emprego de Lisboa ([email protected]), com a referência da oferta a que se está a candidatar e apresentando a expressão “Portugal 2014” no título do mail.

Na resposta do Manitoba Provincial Nominee Program, ser-lhe-á solicitado o preenchimento de um questionário. Caso a candidatura seja aceite, será informado a hora e dia da entrevista. Só os candidatos notificados é que é que poderão participar na ação de informação e recrutamento. Os salários serão pagos de acordos com as regras governamentais.

Aqueles que não forem seleccionados para a entrevista, caso pretendam, poderão candidatar-se ao programa provincial, enviando o seu currículo para o ministério da Imigração de Manitoba.

Calcula-se que existam em Manitoba cerca de 30 mil luso-descendentes e portugueses, a grande maioria de origem açoriana, que estão “bem integrados” na comunidade local, exercendo profissões nas várias categorias, desde empregados na construção civil, a médicos, professores e advogados.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Imigrem eles, tá-se bem aqui no melhor país do mundo… pensem bem, não temos petróleo nem gás, e outras riquezas e mesmo assim (leiam bem) temos ladrões (desculpem) corruptos de milhões €, gestores que só dão prejuízos aos bancos e ainda recebem bónus de milhões € e outros que roubaram á descarada as famílias milhões todos sabem e ainda vivem á grande e á francesa, presidentes da TAP que eles próprios aumentam os ordenados para o dobro e ganham mais que o PR, conseguimos roubar á vontade se quisermos vender umas armazitas como, granadas minas metralhadoras etc, temos doutores, juizes, politicos etc que nem é preciso tirar os diplomas, estudar é só comprarem ou falar com o amigo, sei lá que mais, e eu posso confirmar que é melhor cá no nosso Potugalito, porque vivi 14 anos no Canada, daqui não saío daqui ninguém me tira.

RESPONDER

Novo ano letivo marcado pelo recorde de pedidos de bolsas de estudo no superior

Número crescente de alunos e perda de rendimentos das famílias são duas das razões apontadas para os pedidos recorde. O ano letivo 2021/22 ainda agora arrancou, mas já está a bater recordes no que respeita aos …

Urgências em Lisboa estão cheias. Situação pode piorar nas próximas semanas

As urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estão em situação crítica, com tempos de espera elevados. A situação de calamidade multiplica-se em vários hospitais do país, de …

Portugal já tem 86% da população totalmente vacinada contra a covid-19

A vacinação completa contra a covid-19 abrange já 86% da população portuguesa e são já mais de nove milhões de pessoas as que têm pelo menos uma dose da vacina, de acordo com os dados …

Direção do CDS desautoriza Telmo Correia e defende eleições "o mais brevemente possível"

A direção do CDS-PP não gostou de ouvir o líder parlamentar dizer que a melhor altura para realizar eleições legislativas seria no final de janeiro ou fevereiro. Depois de uma reunião com o presidente da Assembleia …

Órban e Le Pen apoiam a Polónia e criticam "imperialismo" da UE

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, e a líder da União Nacional (RN, na sigla em francês), Marine Le Pen, manifestaram esta terça-feira apoio à Polónia no conflito que mantém com a UE, a qual acusam …

Após goleada frente ao Bodø/Glimt, Mourinho põe de lado quatro jogadores

Em duas convocatórias consecutivas, José Mourinho deixou de fora quatro futebolistas que participaram na derrota por 6-1 frente ao Bodø/Glimt. Naquela que foi a maior derrota de sempre da carreira de José Mourinho, o Tottenham perdeu …

O que cai e o que fica: as medidas que o chumbo do OE deita por terra e as que permanecem

O grosso das medidas previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2022 não deverá sair do papel. As aprovadas em Conselho de Ministros, por sua vez, manter-se-ão viáveis, já foram discutidas fora da sede …

Truque permite que o Orçamento não seja votado esta quarta-feira

Há um mecanismo que, se for acionado, permite que o Orçamento do Estado para 2022 sobreviva mesmo que não seja votado. O Orçamento do Estado para 2022 pode baixar à comissão sem votação. Este mecanismo, nunca …

Conceição reconhece supremacia do Santa Clara e admite culpa na derrota

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, reconheceu que o Santa Clara foi superior e diz-se culpado pela derrota pesada que deixa o clube fora da Taça da Liga. O FC Porto está fora da Taça …

"Vechtpartij", quadro de Jan Steen.

Antigos jogos de bebida acabavam em vinho derramado e esfaqueamentos

Hoje vistos como jogos de diversão para jovens, na antiguidade, os drinking games (jogos de bebida) eram comuns em toda a sociedade — e, por vezes, terminavam mal. O kottabos era um antigo jogo de bebida …