Manitoba, no Canadá, quer contratar 100 portugueses

Hobolens / Flickr

-

A província canadiana do Manitoba pretende recrutar 100 trabalhadores portugueses qualificados em diferentes áreas como a construção civil, obras públicas, entre outras, disse hoje à agência Lusa, fonte do Consulado Honorário de Portugal em Winnipeg.

Os portugueses “serão elegíveis após seis meses de trabalho para receber o estatuto de residente permanente através do Manitoba Provincial Nominee Program”, disse o cônsul honorário naquela cidade, Paulo Jorge Cabral.

Uma delegação de 20 empresários canadianos, e de origem portuguesa, desloca-se a Lisboa, de 18 a 20 de Fevereiro, para avaliaram os candidatos, num recrutamento que terá lugar nas instalações de Xabregas do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Segundo o diplomata, que também virá na comitiva, os trabalhadores pretendidos na província devem ser qualificados em áreas “como a construção civil, jardinagem, manutenção de edifícios, transportes e hotelaria”, para a área metropolitana de Winnipeg, uma cidade com cerca de 800 mil habitantes.

“O verão aqui (Winnipeg) é muito quente, o inverno é frio, mas é seco, é uma área muito sustentável com um custo de vido dos mais sustentáveis do Canadá”, enalteceu Paulo Cabral.

Outra das vantagens do processo é a inexistência de intermediários, já que todo o processo é tratado directamente com o governo provincial, empresário e IEFP, e assim “não há hipóteses de burlas”.

Os candidatos, com idades compreendidas entre os 21 aos 45 anos, devem possuir passaporte português e serem elegíveis para o visto de trabalho no Canadá, com habilitações académicas e competências profissionais e com pelo menos um ano após o ensino secundário, ou cursos profissionais, onde apresentem os respectivos certificados.

Além disso, devem apresentar pelo menos cinco anos de experiência a tempo inteiro no ramo e, sendo não exigido para a entrevista, precisam de fazer o teste em inglês (IELTS), conforme os requisitos indicados nas ofertas de emprego disponíveis.

Não basta aos candidatos comparecer no local, primeiro terão de efectuar a carta de apresentação do currículo, obrigatoriamente em inglês para o governo de Manitoba ([email protected]) e para o centro de emprego de Lisboa ([email protected]), com a referência da oferta a que se está a candidatar e apresentando a expressão “Portugal 2014” no título do mail.

Na resposta do Manitoba Provincial Nominee Program, ser-lhe-á solicitado o preenchimento de um questionário. Caso a candidatura seja aceite, será informado a hora e dia da entrevista. Só os candidatos notificados é que é que poderão participar na ação de informação e recrutamento. Os salários serão pagos de acordos com as regras governamentais.

Aqueles que não forem seleccionados para a entrevista, caso pretendam, poderão candidatar-se ao programa provincial, enviando o seu currículo para o ministério da Imigração de Manitoba.

Calcula-se que existam em Manitoba cerca de 30 mil luso-descendentes e portugueses, a grande maioria de origem açoriana, que estão “bem integrados” na comunidade local, exercendo profissões nas várias categorias, desde empregados na construção civil, a médicos, professores e advogados.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Imigrem eles, tá-se bem aqui no melhor país do mundo… pensem bem, não temos petróleo nem gás, e outras riquezas e mesmo assim (leiam bem) temos ladrões (desculpem) corruptos de milhões €, gestores que só dão prejuízos aos bancos e ainda recebem bónus de milhões € e outros que roubaram á descarada as famílias milhões todos sabem e ainda vivem á grande e á francesa, presidentes da TAP que eles próprios aumentam os ordenados para o dobro e ganham mais que o PR, conseguimos roubar á vontade se quisermos vender umas armazitas como, granadas minas metralhadoras etc, temos doutores, juizes, politicos etc que nem é preciso tirar os diplomas, estudar é só comprarem ou falar com o amigo, sei lá que mais, e eu posso confirmar que é melhor cá no nosso Potugalito, porque vivi 14 anos no Canada, daqui não saío daqui ninguém me tira.

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …