O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos.

O incidente ocorreu nas instalações da Space X no estado norte-americano do Texas.

A empresa, liderada pelo multimilionário e também CEO da Tesla Elon Musk, não adiantou as causas das explosão, mas o portal Space.com adianta que o incidente com o protótipo (o Starship Mk1) sofreu uma anomalia durante um teste de pressão criogénica.

Por sua vez, o NASA Space Flight dá conta que a falha ocorreu quando os tanques de propulsão da nave espacial foram testados. O teste em causa, a primeira carga criogénica do navio da Space X, consistia em encher os tanques destinados ao metano e ao oxigénio com um líquido criogénico, detalha o mesmo portal.

Nas imagens captadas é possível ver a parte superior do Mk1 a emergir após uma explosão que foi seguida por uma grande nuvem de vapor.

Numa publicação no Twitter, Musk revelou que a Space X vai agora concentrar-se no desenvolvimento de protótipos mais avançados e não vai reparar o Mk1.

A empresa aeroespacial corroborou as palavras do seu fundador. “O objetivo do teste de hoje [desta quarta-feira] era pressionar os sistemas ao máximo, para que o resultado não fosse completamente inesperado. Não houve feridos ou um sério revés”, apontou a Space X, citada em comunicado.

O protótipo “serviu como um guia de produção valioso, mas o design de voo é bastante diferente (…) A decisão de não voar neste dispostivido de teste já tinha sida tomada e a equipa vai agora concentrar-se na construção do Mk3, projetado para a órbita”.

Foi em setembro do ano passado que o Mk1 foi apresentado por Musk, tendo o visionário estimado que o primeiro voo desta nave espacial seria levado a cabo dentro de 1 a 2 meses, no qual o veículo subiria cerca de 20 quilómetros e depois retornaria à Terra.

A Space X está também a produzir um protótipo Mk2, um veículo interplanetário reutilizável que tem como objetivo o transporte de cargas e pessoas para Lua e, posteriormente, para Marte. O seu primeiro voo está programado para 2022.

Recentemente, Elon Musk revelou quanto custará operacionalmente cada missão da Starship. Segundo o empresário, o custo será menor do que o de um pequeno foguete.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …