/

ProToiro critica Governo e PAN devido à proibição de menores em touradas

3

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) critica o Governo e o PAN por usarem as crianças como “carne para canhão contra a tauromaquia” ao quererem proibir a presença e participação de menores em espetáculos tauromáquicos.

A partir do primeiro trimestre deste ano será proibida a presença e participação de menores em espetáculos tauromáquicos. Assim o determina a proposta Pessoas-Animais-Natureza (PAN), apresentada em novembro do ano passado e aprovada pelo Governo.

Entretanto, mais de 16 mil pessoas já assinaram uma petição lançada pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) contra a intenção de Governo, BE e PAN de alteração da idade para assistir ou participar em touradas.

De acordo com o Expresso, a ProToiro afixou um cartaz na Rua da Imprensa à Estrela, junto à Assembleia da República, no qual se lê: “Já conheces os novos pais dos teus filhos?”. O outdoor mostra a cara de André Silva, do PAN, e do primeiro-ministro, António Costa.

(dr) ProToiro

Cartaz da ProToiro.

“Os valores promovidos pela tauromaquia enquanto arte performativa, como a coragem, a superação, a solidariedade, a ecologia presente na criação do toiro, o respeito pela natureza, o respeito para com pessoas e animais vão no sentido de reforçar essa empatia”, defende o secretário-geral da ProToiro, Hélder Milheiro, em declarações ao semanário.

“É uma cultura humanista. A tauromaquia é um espaço de paz, empatia e solidariedade. Basta comparar com o futebol onde existem problemas graves com muita frequência. Nada disso acontece nas touradas”, acrescenta.

Milheiro argumenta ainda que restringir direitos culturais “não é próprio de uma democracia” e que “não é o Estado que deve decidir que locais os menores frequentam sob a autoridade parental”.

“Hoje seriam as touradas, amanhã o boxe, o rugby, o futebol… É aos pais que cabe primacialmente o direito a educar os seus filhos”, sustenta o representante da ProToiro.

Hélder Milheiro diz ainda que este é um “negócio político” entre o Governo e o PAN, como parte de uma estratégia para “criar um fosso geracional, afastando os menores da cultura taurina, impedindo os pais e avós de partilharem a sua cultura com os filhos e netos”.

“As crianças estão aqui a ser usadas como carne para canhão contra a tauromaquia. É algo que lamentamos e repudiamos profundamente”, atira.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Ir ver condenados a serem enforcados ao domingo, também era uma actividade cultural no tempo da maria cachucha. E ia toda a família ve-los a espernear. Se os argumentos que foram usados na altura para acabar com esse espectáculo são válidos, porque não são também agora para as touradas? A questão é sobre “moral e ética” nos dois casos. Sendo o aspecto em concreto a banalização da morte de um ser-vivo, ao ser transformada num espetáculo.

  2. Estes ainda não perceberam que o problema deles não é o Costa nem o PAN. O problema da ProToiro são a grande maioria dos Portugueses que não se revê nesta selvajaria. Quanto mais cedo perceberem que a tauromaquia é uma coisa do passado, melhor para todos.

  3. Tema mais que comentado e criticado por a sua “Incultura” e tradição retrograda. Só tiro a seguinte conclusão ; ….as Crianças é que não tem culpa nenhuma de terem Pais amadores de violência e sadismo !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.