ProToiro critica Governo e PAN devido à proibição de menores em touradas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) critica o Governo e o PAN por usarem as crianças como “carne para canhão contra a tauromaquia” ao quererem proibir a presença e participação de menores em espetáculos tauromáquicos.

A partir do primeiro trimestre deste ano será proibida a presença e participação de menores em espetáculos tauromáquicos. Assim o determina a proposta Pessoas-Animais-Natureza (PAN), apresentada em novembro do ano passado e aprovada pelo Governo.

Entretanto, mais de 16 mil pessoas já assinaram uma petição lançada pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) contra a intenção de Governo, BE e PAN de alteração da idade para assistir ou participar em touradas.

De acordo com o Expresso, a ProToiro afixou um cartaz na Rua da Imprensa à Estrela, junto à Assembleia da República, no qual se lê: “Já conheces os novos pais dos teus filhos?”. O outdoor mostra a cara de André Silva, do PAN, e do primeiro-ministro, António Costa.

(dr) ProToiro

Cartaz da ProToiro.

“Os valores promovidos pela tauromaquia enquanto arte performativa, como a coragem, a superação, a solidariedade, a ecologia presente na criação do toiro, o respeito pela natureza, o respeito para com pessoas e animais vão no sentido de reforçar essa empatia”, defende o secretário-geral da ProToiro, Hélder Milheiro, em declarações ao semanário.

“É uma cultura humanista. A tauromaquia é um espaço de paz, empatia e solidariedade. Basta comparar com o futebol onde existem problemas graves com muita frequência. Nada disso acontece nas touradas”, acrescenta.

Milheiro argumenta ainda que restringir direitos culturais “não é próprio de uma democracia” e que “não é o Estado que deve decidir que locais os menores frequentam sob a autoridade parental”.

“Hoje seriam as touradas, amanhã o boxe, o rugby, o futebol… É aos pais que cabe primacialmente o direito a educar os seus filhos”, sustenta o representante da ProToiro.

Hélder Milheiro diz ainda que este é um “negócio político” entre o Governo e o PAN, como parte de uma estratégia para “criar um fosso geracional, afastando os menores da cultura taurina, impedindo os pais e avós de partilharem a sua cultura com os filhos e netos”.

“As crianças estão aqui a ser usadas como carne para canhão contra a tauromaquia. É algo que lamentamos e repudiamos profundamente”, atira.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ir ver condenados a serem enforcados ao domingo, também era uma actividade cultural no tempo da maria cachucha. E ia toda a família ve-los a espernear. Se os argumentos que foram usados na altura para acabar com esse espectáculo são válidos, porque não são também agora para as touradas? A questão é sobre “moral e ética” nos dois casos. Sendo o aspecto em concreto a banalização da morte de um ser-vivo, ao ser transformada num espetáculo.

  2. Estes ainda não perceberam que o problema deles não é o Costa nem o PAN. O problema da ProToiro são a grande maioria dos Portugueses que não se revê nesta selvajaria. Quanto mais cedo perceberem que a tauromaquia é uma coisa do passado, melhor para todos.

  3. Tema mais que comentado e criticado por a sua “Incultura” e tradição retrograda. Só tiro a seguinte conclusão ; ….as Crianças é que não tem culpa nenhuma de terem Pais amadores de violência e sadismo !

RESPONDER

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …

Rui Rio, presidente do PSD

Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial para o país se o PSD mudasse agora de líder"

O presidente do PSD apresentou, esta sexta-feira, na cidade do Porto, a sua recandidatura à liderança, tendo considerado que "seria muito prejudicial", não só para o país como para o partido, mudar agora de líder. Rui …

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …