Estudantes protestam na Índia após ataque violento a uma universidade

Estudantes indianos manifestaram-se, esta segunda-feira, depois de um ataque de um grupo de homens com máscaras a uma universidade em Nova Deli, que fez mais de 30 feridos.

No passado domingo, a Universidade Jawaharlal Nehru (JNU), em Nova Deli, na Índia, foi invadida por um grupo de homens mascarados que, com recurso a varas de ferro, paus, tacos de basebol e pedras, atacaram estudantes e professores e vandalizaram as instalações, avança a revista Time.

Mais de 30 pessoas ficaram feridas, algumas com gravidade. De acordo com os testemunhos de alguns estudantes, a polícia estava no local, mas não fez nada para conter esta violência.

No dia seguinte, na segunda-feira, foram várias os manifestantes que saíram à rua em protesto contra este episódio. Em declarações à revista norte-americana, Santosh Singh, que estuda nesta universidade, não tem dúvidas de quem foram os responsáveis.

“Eram pessoas ligadas à ABVP“, afirmou o estudante, referindo-se à Akhil Bharatiya Vidyarthi Parishad, uma organização estudantil de extrema-direita afiliada ao partido nacionalista hindu do primeiro-ministro Narendra Modi.

“Os seus slogans, o seu estilo de falar e a palavra que mais gostam — traidores — estavam nos seus lábios quando começaram a bater-nos”, acrescenta o jovem indiano.

De acordo com a Time, a ABVP nega ter estado envolvida, afirmando que os agressores eram estudantes de extrema-esquerda, mas tudo indica que o ataque foi coordenado em grupos do WhatsApp da organização.

Além disso, especialistas afirmam que o ataque se encaixa no padrão de intimidação do Governo indiano e dos seus aliados nacionalistas hindus contra as universidades, que sempre foram bastiões do pensamento progressista.

Em maio de 2019, o Partido do Povo Indiano (BJP) venceu as eleições para governar a Índia por mais cinco anos, tendo apostado sobretudo na política nacionalista hindu. Em agosto, o Executivo revogou a autonomia constitucional de Jammu-Caxemira, o único Estado de maioria muçulmana e um território disputado também pelo Paquistão.

A medida mais recente desta política aconteceu, em dezembro do ano passado, quando o Governo de Modi aprovou uma polémica lei que facilita a atribuição da cidadania indiana a membros de todas as grandes religiões do sul da Ásia, exceto muçulmanos. Mais de 25 pessoas morreram durante as manifestações por toda a Índia — incluindo no campus da JNU — contra esta lei.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …