Estudantes protestam na Índia após ataque violento a uma universidade

Estudantes indianos manifestaram-se, esta segunda-feira, depois de um ataque de um grupo de homens com máscaras a uma universidade em Nova Deli, que fez mais de 30 feridos.

No passado domingo, a Universidade Jawaharlal Nehru (JNU), em Nova Deli, na Índia, foi invadida por um grupo de homens mascarados que, com recurso a varas de ferro, paus, tacos de basebol e pedras, atacaram estudantes e professores e vandalizaram as instalações, avança a revista Time.

Mais de 30 pessoas ficaram feridas, algumas com gravidade. De acordo com os testemunhos de alguns estudantes, a polícia estava no local, mas não fez nada para conter esta violência.

No dia seguinte, na segunda-feira, foram várias os manifestantes que saíram à rua em protesto contra este episódio. Em declarações à revista norte-americana, Santosh Singh, que estuda nesta universidade, não tem dúvidas de quem foram os responsáveis.

“Eram pessoas ligadas à ABVP“, afirmou o estudante, referindo-se à Akhil Bharatiya Vidyarthi Parishad, uma organização estudantil de extrema-direita afiliada ao partido nacionalista hindu do primeiro-ministro Narendra Modi.

“Os seus slogans, o seu estilo de falar e a palavra que mais gostam — traidores — estavam nos seus lábios quando começaram a bater-nos”, acrescenta o jovem indiano.

De acordo com a Time, a ABVP nega ter estado envolvida, afirmando que os agressores eram estudantes de extrema-esquerda, mas tudo indica que o ataque foi coordenado em grupos do WhatsApp da organização.

Além disso, especialistas afirmam que o ataque se encaixa no padrão de intimidação do Governo indiano e dos seus aliados nacionalistas hindus contra as universidades, que sempre foram bastiões do pensamento progressista.

Em maio de 2019, o Partido do Povo Indiano (BJP) venceu as eleições para governar a Índia por mais cinco anos, tendo apostado sobretudo na política nacionalista hindu. Em agosto, o Executivo revogou a autonomia constitucional de Jammu-Caxemira, o único Estado de maioria muçulmana e um território disputado também pelo Paquistão.

A medida mais recente desta política aconteceu, em dezembro do ano passado, quando o Governo de Modi aprovou uma polémica lei que facilita a atribuição da cidadania indiana a membros de todas as grandes religiões do sul da Ásia, exceto muçulmanos. Mais de 25 pessoas morreram durante as manifestações por toda a Índia — incluindo no campus da JNU — contra esta lei.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.