Proteção Civil avalia segurança de edifício em Lisboa danificado pelo fogo

 

Os bombeiros e a Proteção Civil estão a fazer uma vistoria rigorosa para apurar a sustentabilidade e segurança do edifício danificado pelo incêndio no número 45 da rua Rodrigo da Fonseca, Lisboa.

“Estamos a fazer o rescaldo normal, a averiguar toda a situação do edifício e estamos a ver a correção dos andaimes. Às 10h faremos uma vistoria mais rigorosa com os técnicos da câmara, polícia e técnicos da EDP no sentido de garantir toda a segurança”, adiantou o chefe das operações dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa, Fernando Curto, no início da manhã.

O incêndio deflagrou na madrugada de hoje no edifício em obras da rua Rodrigo da Fonseca e foi dado como controlado às 3h30, tendo entrado em seguida em fase de rescaldo, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Fernando Curto salientou que o rescaldo vai ser demorado e a vistoria tem de ser “feita com calma”. O chefe de operações disse ainda que as causas do acidente estão por apurar.

Por causa do incêndio, o trânsito na rua Rodrigo da Fonseca, entre a Braamcamp e a Artilharia Um vai permanecer cortado por tempo indeterminado. O trânsito na rua Braamcamp, entre as ruas Castilho e a Alexandre Herculano, foi reaberto pelas 6h da manhã.

De acordo com fonte da divisão de trânsito da PSP de Lisboa, encontrava-se hoje de manhã no local do incêndio uma grua que operava no prédio de habitação, que se encontrava em obras de reabilitação, e que foi igualmente afetada pelo fogo.

Mais de 80 bombeiros combateram fogo junto ao Marquês de Pombal

Cerca das 4h30, o diretor municipal de Proteção Civil e comandante do regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, tenente-coronel Pedro Patrício, fez um balanço do incêndio numa altura em que este já estava em rescaldo há cerca de uma hora.

Pedro Patrício disse que o prédio, de habitação, que se encontrava em obras de reabilitação, era composto por um estrutura de madeira que estava a ser trabalhada e que o incêndio terá deflagrado do lado direito do terceiro piso, numa “zona técnica” onde existiam quadros elétricos, sem avançar, contudo, para já com causas do acidente.

O mesmo responsável disse que a primeira preocupação dos bombeiros foi garantir a segurança dos edifícios contíguos e dos seus moradores, o que levou à evacuação de um edifício e de um hotel situado em frente ao prédio em chamas, apesar de, pelas 4h10, os moradores terem sido autorizados a regressar.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …