/

Proteção Civil alerta para chuva e vento forte nas próximas 24 horas

Ken Colwell / Flickr

-

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou, esta quinta-feira, para a possibilidade de fenómenos extremos de vento e inundações devido à chuva e trovoada prevista para as próximas 24 horas.

O alerta da ANPC surge depois do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê a partir desta quinta-feira à tarde um agravamento das condições meteorológicas, sobretudo nos distritos de Faro, Beja e Setúbal, devido à possibilidade de precipitação forte e fenómenos extremos de vento.

Segundo o IPMA, a chuva poderá atingir valores de 10 e 20 milímetros por hora nestes distritos, em particular na tarde de sexta-feira.

Também no distrito de Faro, as ondas podem atingir os dois metros, além de se registar na sexta-feira às 17h02 a preia-mar.

Neste sentido, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de inundações nas zonas historicamente vulneráveis, piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, cheias rápidas em meio urbano e possíveis acidentes na orla costeira.

No aviso à população, a ANPC recomenda a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água, e a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

A ANPC aconselha ainda a população a não atravessar em zonas inundadas e ter especial cuidado ao circular junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.