Proprietários de alojamento local deverão ter de pagar mais condomínio

Jsome1 / Flickr

O agravamento do valor do condomínio para quem pratica arrendamento local é uma das propostas que constam do relatório do grupo de trabalho do Governo com o PS e BE sobre habitação.

Fonte do Governo confirmou, esta segunda-feira, ao jornal Público que quem pratica arrendamento local deverá pagar mais de condomínio. Esta é uma proposta que integra o relatório do grupo de trabalho constituído pelo Governo, o PS e o BE sobre políticas de habitação.

“Já é uma prática corrente, há muitos condomínios que já o fazem, que estabelecem regras de gestão da situação”, afirmou o mesmo governante, defendendo que “é necessário regular de forma inteligente [o alojamento local temporário] que resolva o problema e não mate uma atividade da nova economia que é benéfica ao país”.

“Faz todo o sentido que possa avançar na legislação que o Governo vier a aprovar para o setor”, destacou ainda.

O jornal recorda que o próprio ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, já tinha admitido numa entrevista que esta era uma “boa solução”.

No relatório sublinha-se que o alojamento local “pode ter efeitos positivos na regeneração dos centros urbanos, na requalificação do património edificado, na diversificação social, no complemento de receita dos moradores, na criação de emprego e na recuperação económica” mas que, no entanto, cria outros inconvenientes.

“Reduzir a oferta de arrendamento habitacional convencional, inflacionar os valores da habitação, forçar a saída dos residentes locais para zonas periféricas, descaraterizar os bairros tradicionais e causar incómodos aos moradores permanentes dos edifícios” são alguns deles, apontam os membros do grupo de trabalho.

Além do agravamento do valor do condomínio, o documento propõe mais duas medidas: uma é a “aproximação das condições fiscais aplicáveis ao alojamento local e ao arrendamento de longa duração” e a outra é a “obrigação dos proprietários com vários alojamentos locais disponibilizarem, complementarmente, alojamento em arrendamento de longa duração na mesma área urbana e em proporção a definir”, cita o Público.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Diz ele que é uma actividade benéfica…mas não para quem mora/reside diariamente nestes prédios onde o perigo pode acontecer. Prédios com AL nem deviam existir e, a existir, devia ser obrigatório vídeo-vigilância e um porteiro sobretudo em prédios com 10º e mais andares.
    Nem o que se anda a passar noutros países lhes serve de exemplo. Tristeza!

  2. Aumentar impostos é de facto sempre uma boa solução para qualquer governo, este continua sempre a descobrir novas formas de criar mais imposto, quem tem casa é que possivelmente se sente cada vez menos dono daquilo que com tanto sacrifício conseguiu obter e pelos vistos a habitação que deveria ser um bem de primeira necessidade está-se a transformar num bem de luxo com tantos ataques em impostos.

RESPONDER

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …